ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS PINÓQUIO

ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS PINÓQUIO



Gepeto era um carpinteiro que vivia sozinho e sonhava em ter um filho. Um dia, ele decidiu fazer um boneco de madeira, que ganhou vida graças ao seu desejo. 

Serás o filho que eu não tive e vou chamar-te Pinóquio. 


Nessa noite, uma Fada Madrinha visitou a oficina de Gepeto e ao tocar Pinóquio com a varinha mágica disse:


- Vou-te dar vida, boneco. Mas, deves ser sempre bom e honesto!



No dia seguinte, Gepeto notou que os seus desejos se tinham tornado realidade. Mandou Pinóquio à escola, acompanhado pelo grilo cantante Pepe.



Pelo caminho encontraram a D. Raposa e a D. Gata.


- Porque vais para a Escola se há por aí tantos lugares bem mais alegres? - perguntou a Raposa.


- Não lhe dês ouvidos! - avisou-o Pepe, o grilo. Mas Pinóquio, para quem tudo era novidade, acabou por dar ouvidos a D. Raposa e conheceu Strombóli, o dono de um teatrinho de marionetas.


- Comigo serás o artista mais famoso do mundo! - sussurrou no ouvido de Pinóquio, o astucioso Strombóli.



- Serás o filho que eu não tive e vou chamar-te Pinóquio. 

 Nessa noite, uma Fada Madrinha visitou a oficina de Gepeto e ao tocar Pinóquio com a varinha mágica disse:

- Vou-te dar vida, boneco. Mas, deves ser sempre bom e honesto! 

No dia seguinte, Gepeto notou que os seus desejos se tinham tornado realidade. Mandou Pinóquio à escola, acompanhado pelo grilo cantante Pepe.

Pelo caminho encontraram a D. Raposa e a D. Gata.

- Porque vais para a Escola se há por aí tantos lugares bem mais alegres? - perguntou a Raposa.

- Não lhe dês ouvidos! - avisou-o Pepe, o grilo. Mas Pinóquio, para quem tudo era novidade, acabou por dar ouvidos a D. Raposa e conheceu Strombóli, o dono de um teatrinho de marionetas.

- Comigo serás o artista mais famoso do mundo! - sussurrou no ouvido de Pinóquio, o astucioso Strombóli.




O espetáculo começou.

Pinóquio foi a estrela, principalmente pelas suas asneiras, que causaram muitos risos. Os outros bonecos eram espertos, tinham prática, enquanto Pinóquio era trapalhão... Por isso triunfou!

No final do espectáculo Pinóquio quis ir embora, mas Strombóli tinha outros planos.

- Vou prender-te nesta jaula, boneco falante. Vales muito mais do que um diamante!

Por sorte o grilo Pepe correu a avisar a Fada Madrinha, que enviou uma borboleta mágica para salvar Pinóquio.

Quando se recompôs do susto, a borboleta perguntou-lhe aonde vivia.

- Não tenho casa. - respondeu Pinóquio.

A borboleta voltou a fazer-lhe a mesma pergunta, e ele a dar a mesma resposta. Mas, sempre que mentia, o nariz crescia-lhe mais um pouco, pelo que não conseguiu enganar a Borboleta Mágica.

- Não quero este nariz! - soluçou Pinóquio.

 

- Terás que te portar bem e não mentir! Voltas para casa e vais à Escola. - disse-lhe a Borboleta Mágica.

Ao regressar a casa, Pinóquio foi recebido com muita alegria por Gepeto e passou a portar-se bem.

Algum tempo depois, quando ia para a Escola, voltou a encontrar a Raposa, que o desafiou para a acompanhar à Ilha dos Jogos.

Não resistiu e lá foi com a Raposa. Assim que entrou começaram a crescer-lhe as orelhas e a transformar-se em burro. Aflito, valeu-lhe o grilo Pepe, que lhe disse:

- Anda, Pinóquio. Conheço uma porta secreta...! Não te queres transformar em burro, pois não? Levar-te-iam para um curral!

- Sim, vou contigo, meu amigo.

Ao chegarem a casa encontraram-na vazia. Souberam por uns marinheiros que Gepeto se tinha feito ao mar num bote. Como o grilo Pepe era muito esperto, ensinou Pinóquio a construir uma jangada. Dois dias mais tarde, quando navegavam já longe de terra, avistaram uma baleia.

- Essa baleia vem direita a nós! gritou Pepe.

- É melhor saltarmos para a água!



Mas não se salvaram ... a baleia engoliu-os.


Entretanto, descobriram que no interior da barriga da baleia estava Gepeto, que tinha naufragado durante uma tempestade.

Depois de se terem abraçado, resolveram acender uma fogueira. A baleia espirrou e deitou-os para fora.

- Perdoa-me, papá - suplicou Pinóquio muito arrependido.

E a partir daí mostrou-se tão dedicado e bondoso que a Fada Madrinha, no dia do seu primeiro aniversário, transformou-o num menino de carne e osso ... num menino de verdade.

- Agora tenho um filho verdadeiro! - exclamou Gepeto radiante.



FIM

Exercicío proposto para depois de contar a história.



O professor deve levar os alunos para uma sala de aula limpa, de preferência de piso quente (madeira ou carpete) e pedir que eles tirem os sapatos, deitem no chão em decúbito ventral (barriga para cima) e fechem os olhos. Se não houver sala com essas características, pode-se utilizar outro ambiente e contar com o auxílio de colchonetes. 
O professor explica que irá contar uma história e, por isso, é necessário que todos permaneçam em silêncio e que só abram os olhos depois que a história terminar, na educação infantil é um pouco mais difícil mas não é impossível tá meninas rsrs. Quando as crianças estiverem relaxadas e concentradas, contar a história de Pinóquio, com bastante expressividade e detalhes.
Depois de terminar a história, o professor diz aos alunos que Pinóquio é uma marionete e pergunta se eles já viram ou conhecem esse tipo de boneco. Deve explicar que a marionete se movimenta por meio de fios presos às articulações. Se houver possibilidade, pode levar uma no dia da atividade, mostrar ilustrações ou, ainda, mostrar trechos do filme "História de Pinócchio", de Walt Disney. Em seguida, deve propor a atividade propriamente dita.
As crianças serão divididas em duplas: uma será a marionete (Pinóquio) e a outra será o manipulador (Gepeto). Devem ficar de pé, uma de frente para a outra. Por meio de fios imaginários presos às articulações (cotovelo, pulso, ombro, joelho, quadril e tornozelo), Gepeto deverá manipular Pinóquio, “puxando” ou “soltando” a articulação desejada. Pinóquio só deve se movimentar sob o comando de Gepeto, comportando-se exatamente como uma marionete.
Deve-se trabalhar, inicialmente, uma articulação de cada vez, buscando o máximo de concentração e clareza de movimentos, tanto por parte de Gepeto como de Pinóquio. No decorrer do exercício, é importante que as crianças explorem ao máximo as possibilidades articulares, não se limitando às grandes articulações, incluindo aos poucos as pequenas (pés e mãos) e até a coluna, que é considerada articulada.
Depois de explorar todas as articulações, os papéis são invertidos. Quem era Pinóquio vira Gepeto e vice-versa.
Como última etapa, todos os alunos se transformam em “Pinóquios” e realizam uma “dança” coletiva através de movimentos que privilegiem as articulações.

Filme História do Pinócchio, de Walt Disney.

REGRAS PARA SALA DE AULA PARA COLORIR

REGRAS PARA SALA DE AULA PARA COLORIR



CUPCAKE PARA AS ALEGRIAS DAS CRIANÇAS

CUPCAKE PARA AS ALEGRIA DAS CRIANÇAS



Estou muito feliz comigo mesma rsrs vejam que lindos ficaram os cupckes rsrs adorei fazer para as crianças uma terapiaaaaa... me diverti muitooo...cada detalhe foi pensando nelas e no final tudo deu certo! E é claro que não vou parar de fazer e a cada dia de festa melhorando mais rsrs
Beijinhos,fiquem na paz minhas amigas e um feliz dia das crianças!!

Aqui vai a receita!!!E divirtam-se!!!!

Para a massa:
Ingredientes:
100g de margarina sem sal (temperatura ambiente)
1 xícara de açúcar branco
2 ovos grandes (temperatura ambiente)
1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1/4 xicara de chocolate em pó (50% cacau)
1/4 xicara de cacau em pó 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite
1/2 xicara de gotas de chocolate

Modo de preparo:
Peneire a farinha, o chocolate, o cacau e o fermento e reserve. Em outra tigela, bata a margarina por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata até a massa ficar homogênea. Coloque os ovos, um de cada vez, batendo por 1 minuto a cada adição. Acrescente a farinha peneirada junto com o fermento em 3 etapas alternando com o leite e o extrato de baunilha. Bata até ficar homogêneo, mas não bata muito para não deixar a massa pesada. Coloque as gotas de chocolate e misture com a espátula. Coloque a massa nas forminhas até mais ou menos 3/4 do tamanho e leve ao forno por 20 a 25 minutos. 

Cupcakes de formigueiro encantados 
 
Ingredientes para a massa:
  • 3 ovos separados (gemas e claras)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colher (sopa) de manteiga ou margarina;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de coco ralado sem açúcar
  • 50 g de chocolate granulado
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.
           
    Massa
  1. Arrume as forminhas de cupcake
  2. Preaqueça o forno em 160°/180°C
  3. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme esbranquiçado
  4. Adicione a farinha de trigo com a pitada de sal, intercalando com o leite
  5. Com uma espátula, adicione, aos poucos, as claras em neve, mexendo delicadamente para manter o ar das claras batidas
  6. Adicione o coco ralado e os confeitos de chocolate e misture delicadamente
  7. Adicione o fermento químico em pó e mexa, com cuidado, garantindo que o fermento estará distribuído em toda a massa
  8. Despeje a mistura 1/3 das formas de cupcakes
  9. Leve para assar em forno 160°/180°C por 30 minutos ou até que esteja corado
            
Modo de preparo da cobertura !!!

Para a cobertura  ganache de chocolate:
Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
130ml de creme de leite sem soro

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas em potência baixa para não queimar. Misture o creme de leite com o chocolate derretido usando uma espátula até ficar homogêneo. Cubra e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar firme.


Com Marshmallow

Modo de preparo
  1. Numa panela, misture 50 ml de água e 200 gramas de açúcar. Leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio grosso.
  2. Bata 3 claras em neve e acrescente a calda aos poucos, batendo sempre, até esfriar.
  3. Coloque o merengue em um saco de confeitar e enfeite o cupcake. Decore do jeito que mais gostar.


Read more: http://www.artedecontareencantarnaeducinfantil.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil#ixzz2ulirGJeF

INCLUSÃO NA ESCOLA PROGRAMA: E AGORA JOSÉ?

INCLUSÃO NA ESCOLA NO PROGRAMA: E AGORA JOSÉ?


SIMULADO SOBRE OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO

SIMULADO SOBRE OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO



ASPECTOS GERAIS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ASPECTOS GERAIS DO ECA 


ASPECTOS GERAIS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ASPECTOS GERAIS DO ECA 


ECA, AULA SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESSE VIDEO  É PARA AJUDAR VOCÊS QUE IRÃO PRESTAR CONCURSOS E PROCESSO SELETIVOS.


EMILIA FERRERO EM EDUCAR O EDUCADOR

EMILIA FERRERO EM EDUCAR O EDUCADOR



EMILIA FERRERO FRASES, OBRAS E VIDA

EMILIA FERRERO EM FRASES, OBRAS E VIDA


EMILIA FERRERO SOBRE NOVA ESCOLA


EMILIA FERRERO


PIAGET E GRANDES EDUCADORES

PIAGET E GRANDES EDUCADORES


JEAN PIAGET EM FASES DO DESENVOLVIMENTO

JEAN PIAGET EM FASES DO DESENVOLVIMENTO


CINCO FRASES DE ALBERT EINSTEIN

CINCO FRASES DE ALBERT EINSTEIN


VIDEO: A POSSIBILIDADE DAS DIFERENÇAS

VIDEO: A POSSIBILIDADE DAS DIFERENÇAS



PSICOPEDAGOGIA SOBRE REDES SOCIAIS E SEU FILHO

PSICOPEDAGOGIA SOBRE REDES SOCIAIS E SEU FILHO


As redes sociais são um fenômeno da modernidade, e vem intrigando sociólogos, antropólogos, psicólogos e cientistas das mais diversas áreas do conhecimento humano. O importante que estas redes sociais (Facebook, Orkut, twitter, youtube, entre outras) estão aí para ficar e de alguns anos para cá vem preocupando pais, educadores e profissionais que lidam com crianças e adolescentes, pois todos procuram saber para onde caminha este fenômeno e como lidar com ele.
O Conselho de Comunicação e Mídia da Academia Americana de Pediatria, publicou no seu site um trabalho sobre o impacto das mídias sociais nas crianças, adolescentes e suas famílias (Gweenn S. O’Keeffe, MD; Katleen Clarke Peterson, MD), além disto, a pedido do jornal Valor Econômico, foi feita uma pesquisa pelo Ibope Nielsen revelando o comportamento das crianças brasileiras frete a internet.
Para se ter uma idéia do impacto da internet na vida das crianças, em dezembro de 2010, cerca de 14% dos usuários da internet no Brasil, eram de crianças (entre 2 e 11 anos), contra 6% em 2000. Isto acontece porque os acessos estão cada vez mais fáceis. Quase todos podem ter celulares com acesso a WEB,  os computadores estão cada vez mais presentes nos lares e as crianças estão cada vez mais interessadas em usá-los.
Segundo o trabalho americano, o uso das internet já é a atividade mais comum entre crianças e adolescentes nos EUA, incluindo aí as redes sociais, consultas a sites de jogos online, e de compras (também apontado na pesquisa Ibope Nielsen) e redes sociais como Facebook, tweeter, You Tube, jogos sociais com SIMs e Club Penguin da Disney, blogs etc. por estas razões, os pais devem se preocupar e procurar saber o que seu filho faz na internet. O pediatra, por acompanhar a saúde da criança, também deve estar atento e procurando se informar sobre o assunto, para poder ajudar as famílias para estar atento a novas modalidades de doenças como “depressão do facebook”, e “cyberbullying”.
Os números de crianças e adolescentes usando as mídias sociais vem aumentando de forma exponencial e seu acesso, agora facilitado pelos telefones celulares, vai fazer estes números cada vez maiores. Nos EUA cerca de ¼ dos adolescentes entram na internet mais de 10 vezes por dia, e pelo menos 1 vez nas redes sociais, seja pelo computador seja pelo telefone celular, que eles usam muito mais como emissor de textos e imagens do que como comunicação oral.
Como a capacidade de regulação destas mídias é pouco eficaz, estes jovens estão muito expostos ao cyberbullying, à pedofilia, entre outras invasões de privacidade sem falar em adicção (ficar viciado) e privação de sono. Pais que não estão interessados ou acostumados com a internet e redes sociais deveriam procurar se informar e se capacitar para isto, pois assim terão mais controle sobre o que seu filho está usando, olhando, e com quem está fazendo contato.
Mas, como tudo em nossas vidas, a internet não é só ruim e tem muitas coisas boas a serem usadas em benefício das crianças e jovens.
No artigo americano as pediatras levantam vários aspectos de benefícios do uso de redes sociais:
1. Melhoria e aprendizado de viver e se comunicar com uma comunidade, podendo ser usado para ajudar pessoas (angariar fundos para projetos sociais, formaturas etc).
2. Trocar idéias, imagens, trabalhos criativos como em artes, fotos, filmes, músicas.
3. Empreendorismos, como na criação de blogs, sites de vídeos, games etc.
4. Trocas de experiências e idéias compartilhando causas (importante para os adolescentes), dando oportunidades de conviver com idéias diferentes e o aprendizado do respeito, tolerância.
5. Acessos às informações, como de saúde, para uso na escola, como fonte de aprendizado, etc.

Entre os riscos levantados estão:
1. Cyberbullying é o fenômeno que mais está crescendo, e acontece quando deliberadamente as pessoas de um grupo começam a hostilizar uma pessoa ou um grupo e pode acabar envolvendo toda uma comunidade virtual. Quando isto acontece, o dano psiquicosocial, é enorme podendo ocasionar ansiedade, depressão, isolamento, podendo levar a um suicídio.
2. Assédio sexual, ou recebimento de imagens, textos, muitas vezes enviadas dos próprios celulares como imagens de si próprios ou de amigos, nus ou seminus, o que se torna um problema disciplinar nas escolas.
3. “Depressão do facebook”: é um fenômeno que está sendo cada vez mais visto em jovens nos EUA, onde crianças e adolescentes com propensão ao desenvolvimento de depressão acabam, com o uso das redes sociais, desenvolvendo quadros de depressão e abuso de drogas conseqüentemente. Isto parece ocorrer pelo isolamento social, uma vez que o contato pessoal é muito importante para os adolescentes.
4. Perda da privacidade: outro aspecto levantado é o da perda de privacidade e da colocação de muitos dados pessoais, como fotos, endereços e rotinas, causando um risco grande de segurança, muitas vezes se coloca opiniões radicais que poderão acarretar um prejuízo no futuro.
5. Influencia da propaganda e do risco de consumismo: muitos dos sites de relacionamentos e de jogos, que são os mais acessados pelos jovens, estão com propagandas voltadas a este público específico, por esta razão é bom saber o que seu filho está fazendo e entrar nestes sites para ver o que é propagandeado.
Já na pesquisa Ibope Nielsen, a criança brasileira está entrando mais em sites de jogos, mas as meninas principalmente já procuram as redes de socialização, e cerca de 50% das crianças já procuraram produtos para se informar sobre preços ou produtos, ou ainda para comprar algo.
Nos EUA a idade mínima para o uso de redes sociais é de 13 anos, pois esta é a idade legal (Children’s Online Privacy Protection Act –COPPA)estipulada pelo congresso. Aqui no Brasil desconheço alguma lei que trate do assunto. Mesmo assim existem sites como o Penguin Club da Disney que não há idade limite, portanto os pais devem consultar antes o conteúdo do site para permitir o acesso do filho.

O Papel do Pediatra
O pediatra tem o papel de orientador dos pais e das crianças e jovens, portanto deve estar familiarizado com as redes e com as matérias que saem em revistas especializadas e na mídia leiga, pois há muita coisa sendo debatidos com pedagodogos, psicólogos, antropólogos, sociólogos, filósofos entre outros profissionais não médicos, e é importante estar atualizados nestas questões também, para podermos ajudar estes pais e jovens.
O artigo do Peditrics dá 4 caminhos para esta ajuda:
1. Aconselhe aos pais conversarem com seus filhos sobre seus acessos na INTERNET e dos riscos específicos que crianças e jovens correm.
2. Aconselhe aos pais conhecerem as ferramentas de acesso à Internet, para serem os professores de seus próprios filhos.
3. Ajude os pais a montarem um plano de ação que inclua o tempo de acesso, as informações que serão dadas e os lugares que os jovens devam acessar os cuidados que deverão ter etc.
5. Discuta com os pais as medida de controle digital que lês devem ter e como fazê-lo.
Finalizando, as mídias eletrônicas estão aí, já é uma realidade para boa parte de nossa população, e temos cerca de 4 milhões de jovens navegando nela. As  redes sociais no Brasil contam com cerca de 34 milhões no Orkut e 18 milhões no Facebook, entre outras menos cotadas, e por esta razão é um motivo de preocupação para pais, educadores, psicólogos e pediatras.

Fonte:
Jornal Valor Econômico: Pesquisa Ibope Nielsen – dezembro de 2010
PEDIATRICS Volume 127, Number 4, April 2011
Observatório da imprensa: VAIDADES DIGITAIS: As mídias sociais darão certo ( Juliano Rigatti em 1/2/2011)

MOLDES PARA FESTA JUNINA


MOLDES PARA FESTA JUNINA

REGISTRE-SE NO BLOG !