ALFABETOS

ALFABETOS COM TEXTOS













































ABERTURAS PARA CADERNOS

ABERTURAS PERFEITAS PARA CADERNOS




































DESENHOS PARA COLORIR SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

PARA COLORIR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO






























PROJETO MEIO AMBIENTE VERDE TE QUERO

Projeto: VERDE QUE TE QUERO VER - TE


UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CREAS


OBJETIVOS  GERAIS
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

·        Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;
·        Incentivar a Coleta Seletiva;
·        Promover a educação ambiental com nossos usuários;

·        Conscientizar e motivar os empresários da comunidade inclusa no projeto, a se envolverem maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;
·        Promover a criação e desenvolvimento de novas empresas e associações de coleta, reciclagem e reutilização das diferentes partes do lixo produzido pela comunidade em questão;
·        Envolver as escolas na conscientização das crianças, pais e educadores quanto à importância da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
·        Valorizar todos os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da divulgação de seu envolvimento no projeto.

METODOLOGIA A SER EMPREGADA

Para que o projeto se desenvolva com tranqüilidade e competência alcançando seus objetivos, deve-se prever a contratação de um profissional ou estagiário de engenharia sanitária e ambiental ou, um professor de educação ambiental, para assumir a coordenação das ações externas à escola previstas no projeto.
O primeiro passo para a implantação do projeto de EA nas escolas de educação infantil deverá ser a realização de parcerias com empresas privadas e públicas, visando estruturar a coleta e o direcionamento para empresas de reciclagem, das diferentes partes do lixo a serem separados pelas crianças. (Caso uma escola queira iniciar o projeto em âmbito interno sem estar associada ao projeto maior da comunidade, deve selecionar previamente empresas que realizam estas etapas de coleta e reciclagem).

Escolhida a escola multiplicadora das ações de educação ambiental na comunidade, iniciaremos o trabalho junto a estas crianças de conscientização da problemática do excesso de lixo produzido pelo homem, como segue:

 1. As crianças tomarão consciência do real tamanho do problema visualizando a absurda quantidade de lixo que sua cidade produz, a partir da visita pedagógica ao lixão e outra visita a Companhia de água e esgoto de sua cidade.
 2. Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas. O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
3. A professora recorta figuras de todos as "partes do lixo" encontradas na escola e na casa das crianças e, em sala de aula realiza uma atividade com a turma de separação de todos estas partes em grupos diferentes... Plástico, papel, metal, óleo, orgânico.
4. Tentar descobrir com as crianças o que fazer com cada “grupo de lixo separado”. Apresentar produtos reciclados e Montar uma exposição com eles.
5. Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.
6. Montando NOSSA SEPARAÇÃO DO LIXO, criação de latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.
                                                          VAMOS RECICLAR

PENSADORES CONSTRUTIVISTAS

PENSADORES CONSTRUTIVISTAS

Compreender a natureza do conhecimento e o processo de construção do mesmo tem sido um desafio para muitos filósofos, cientistas e pesquisadores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de teorias construtivistas. Dentre esses estudiosos destacamos: Jean Piaget, Ernst von Glassersfeld, Jerome Bruner, G. A. Kelly, David Ausubel e Lev Vygostsky.

Para cada um deles vamos analisar algumas de suas contribuições, enfatizando especialmente os trabalhos de Piaget, Vygotsky e Glasersfeld.

Na nossa opinião, a questão raiz que intriga esses estudiosos foi citada por Chomsky como tendo sido formulada por Bertrand Russel em uma de suas últimas obras:
“Como foi possível que os seres humanos cujos contatos com o mundo são tão efêmeros, particularizados, limitados fossem, contudo, capazes de ter tantos conhecimentos?” 

Uma possível explicação para o sucesso do ser humano na sua tarefa sem fim de adquirir conhecimento, reside no fato de não sermos simples espectadores passivos do meio ambiente.

Nós estabe­lecermos nesse meio uma atividade cognitiva que implica em construções que podem ser com­partilhadas com os outros e nós somos, em essência, construtores de conhecimento.

Sérgio Lins (Sergio Lins). Ver detalhes em Tácito

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