HORA DO CONTO CINDERELA



Hora do conto (Cinderela)

Componente curricular:Português
Conteudo: Hora do conto (Cinderela)
Objetivo: Desenvolver o gosto de contar história e valorizar a familia


Desenvolvimento do 1º compomente

Solicitar que os alunos afastem as chasses e sentem no chão para escutar a história.
- Hoje eu vou contar a história da cinderela para vocês.


                          Cinderela
Cinderela,jovem linda e meiga,vivi com sua madrastra,mulher de mau gênio,e suas duas filhas feias e invejosas.
  A madrasta e suas filhas não deixaram Cinderela em paz,obrigado-o a trabalhar sem descanso.
   Um dia, chegou á casa da madrastra um mensageiro real com uma alegre noticia:O filho do rei, principe jovem e solteiro, convidava todas as moças do reino para uma grande festa-baile.
  A madrastra e suas filhas logo prepararam seus mais lindos vestidos para o grande dia,que chegou.Bem prodizidas e perfumadas,rindo e tagarelando,foram ao baile,deixando em casa a pobre Cinderela,chorava amrgamente,quando apareceu sua fada-madrinha e disse-lhe:
  - Não chore mais,querida afilhada.Você também irá á festa!
 Num piscar de olhos a fada transformou tudo.
 Cinderela se viu num vestido de seda lilás,bordado de fios de prata,no lugar de seus feios tamancos,surgiram lindos sapatinhos de cristal.
   Na casa havia um pomar com aboboras.A fada trocou uma delas por uma vistosa carruagem ao tocar com sua varinha de condão e zá.Quatro ratinhos que ali estavam viraram cavalos, e duas largatixas,dois cocheiros!
  Mas antes de cinderela partir,a fada lhe disse:
 - Lembre-se! Você não pode voltar depois da meia noite,hora em que este encontro terminar!
  No baile, fascinado pela beleza da jovem desconhecida,o príncipe dançou com ela a noite inteira.
  Feliz nos braços do príncipe.Cinderela esqueceu-se de olhar o relogio! Quando começou a dar os primeiros toques da meia-noite,ela fugiu desesperadamente,de tal modo que um dos sapatinhos de cristalescapou do seu pé!
   Porém o sapatinho foi sendo expremientado em todas as jovens do reino>Ele se casaria com aquela em que o sapatinho servisse.E qual nõa foi a surpresa da madrasta maldosa e de suas filhas invejosas,quando o sapatinho de cristal serviu maravilhosamente no pequenino pé de Cinderela!
  Fiel á sua palavrae cheio de amor no coração, o principe casou-se com Cinderela,que se tornou a mais bela e a mais feliz de todas as princesas deste mundo.


Questionar:

- Qual é o titulo da história?
   Cinderela.
- Com quem a ciderela vivia?
Com a madrastra e suas duas filhas.
- O que a ciderela tinha que fazer na casa que ela vivia?
 Tinha que trabalhar sem descanso.
- Será que a cinderela era feliz com aquela família?
  Não.
- Por Quê?
  Porque era despresada pela familia.
- E quem apareceu quando a cinderela estava chorando no seu quarto?
  Apareceu sua fada madrinha.
- O que a fada madrinha fez?
  Conversou com cinderela e transformou tudo.Cinderela se viu num vestido lindo e com sapatinhos de cristal.
- E o que mais aconteceu?
 A fada tocou sua varinha mágica em uma abóbora que havia no pomar e transformou em uma carruagem.
- E os ratinhos e as lagartixas o que aconteceu com eles?
  A fada transformou os ratinhos em quadro cavaleiros e as lagartixas transformou em dois cocheiros.
- A cinderela foi ao baile?
  Sim.
- Que hora a cinderela tinha que ir para casa?
 Antes da meia noite.
- Com quem ela dançou no baile?
 Com o príncipe.
- E quando era meia noite o que aconteceu?
  A cinderela saiu correndo, desperada e perdeu  um de seus sapatos.
- Quem foi que achou o sapatinho da cinderela?
 O principe.
- E o que ele fez?

 Mandou experimentar no pé de todas as moças que estavam no baile.

- No pé de quem o sapatinho serviu perfeitamente?


   No pé da cinderela.


- O que aconteceu no final da história?


  O príncipe casou-se com a cinderela, que se tornou a mais bela de todas as princesas deste mundo.


- O que mais o príncipe e a princesa podiam construir, depois que se casaram?


    


Atividades:


1)   Desenhar em seu caderno o parte que você mais gostou da história e escrever porquê?





2) Desenhar a sua família e escrever o nome de cada um.

PROJETO ECOLOGIA


PROJETO ECOLOGIA


PROJETO ECOLOGIA

ALUNOS ATENDIDOS FUNDAMENTAL 1
DURAÇÃO:  15 dias

PERÍODO: início de junho

OBJETIVOS:
.Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
.Reconhecer a interferência incorreta do homem no equilíbrio ecológico;
.Conscientização das inter-relações dos elementos homem x meio-ambiente;
.Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
.Conscientização dos aspectos ecológicos: água, ar e solo;
.Perceber e interferir aos danos à ecologia: poluição, desmatamento, queimadas, etc.

DESENVOLVIMENTO
.Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, Poesias;
.Relatórios;
.Confecção de maquete;
.Cruzadões;
.Caça-palavras;
.Produção de textos;
.Entrevistas;
.Observações;
.Jogos.

AVALIAÇÃO
.Participação ativa nas atividades desenvolvidas e envolvimento com a questão ambiental.



Texto referência para o professor

Meio ambiente

Devemos cuidar da natureza evitando a poluição.

Um ambiente poluído é aquele que o homem agride por exemplo:
Quando lançamos lixo nos rios;
Quando realizamos as queimadas;
Jogando produtos químicos nos esgotos;
Quando as chaminés das fábricas não usam seus filtros.
Quando depositamos lixo nos solos.

Com a poluição, muitas coisas se modificam:
A quantidade de água dos rios diminui com a ausência das árvores.
O solo se torna pobre para o plantio.
A temperatura do meio ambiente aumenta.
Aparecem as doenças respiratórias.
Os animais se deslocam para outras regiões
A água se torna impura e perigosa para a sua utilização

Como nós podemos ajudar a tomar conta do meio ambiente?
Dê a sua opinião discutindo em grupo.
.Faça uma lista sobre o que vocês discutiram e coloquem no Mural.
.Ilustre o seu caderno colocando gravuras de seres vivos e não vivos.




Brasil das belezas

        Nossa terra brasileira é um país muito bonito. Muitíssimo bonito. Ainda é, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos. Seus mares, às vezes verdes, às vezes azuis, de águas límpidas, sempre moventes. Antigamente cheios de baleias soprando a água e de golfinhos dançando sobre as ondas. Nossos rios descomunais foram muito poluídos, mas ainda guardam uma peixaria imensa. Nossos céus azuis são a alegria da passarada inumerável, de todo colorido.
        Assim era o Brasil, a província mais linda do planeta. Mas desde a chegada do europeu, vem enfeiando demais. A verdade é que nós, brasileiros, não tratamos bem de nossa morada. Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. acabamos também com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para os bichos ou lavouras para nossa comida. Isto, ainda que triste, é explicável. Adaptávamos as terras e as águas às nossas necessidades. Mas sempre se deixavam, aqui e ali, alguns bosques florestais, em que se podia ver como o Brasil foi bonito.
        Ultimamente, as coisas pioraram muito. As fábricas esfumaçando gases fétidos e vomitando ácidos nojentos nos rios. As lavouras abusando dos desfolhantes, inseticidas e fertilizantes químicos, em quantidades cada vez mais espantosas, estão envenenando as águas que estamos bebendo, poluindo os vegetais que comemos, acabando com os peixes e com os animais silvestres. As aves, antes, eram tantas, que escureciam o céu quando voavam. Hoje, quase acabaram, nas terras e nos mares.
        O certo é que vivemos desfazendo e apodrecendo o mundo belo que herdamos dos índios. Que será dos netos de nossos netos, se isso continuar? É preciso evitar o desastre previsível, defendendo agora as condições necessárias para que os verdes floresçam e os bandos de bichos silvestres se refaçam. Sem muita vida vicejante, nossa gente humana também sucumbirá. Um século mais do tipo de ocupação que fazemos destruirá toda a prodigiosa natureza brasileira.
        Assim como acabamos com a imensidão da Floresta Atlântica, acabaríamos também com a Amazônia, que é o pulmão da Terra, seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.
Noções das coisas- Darcy Ribeiro. SP

1. Vamos estudar o texto?

Primeiro é muito importante que você entenda tudo o que leu, por isso, risque as palavras que não conhece e com um amigo, faça uma pesquisa no dicionário para saber o seu significado. Essa atividade é muito importante para que você enriqueça o seu vocabulário!

2. O que você entende quando se fala que
“...destruir a Amazônia é fruto da ignorância e da ganância...”

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

3. Nosso país possui muitos problemas ambientais. Procure notícias ou reportagens sobre isto, cole numa folha, ilustre faça um comentário escrito.




4. Dê os sinônimos de: (lembre-se que sinônimo é a palavra que tem o mesmo significado)

turvas_________________________________________

rara___________________________________________

florescerá______________________________________

destruirá_______________________________________

5. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

_______________________________________________

6. Quem o escreveu?

_______________________________________________

7.Que tipo de texto é esse?
(       ) narrativo                 (       ) informativo
(       ) poético                   (       ) instrucional

8. A palavra “Brasil” possui um encontro consonantal(encontro de duas consoantes que representam dois fonemas. Não é a mesma coisa que dígrafos!). Pesquise no texto e escreva abaixo para completar as linhas, palavras que possuam também encontros consonantais:

______________________    ______________________

______________________    ______________________

_____________________     _______________________

_____________________    _______________________
9. Quando vamos separar os encontros consonantais temos que lembrar que em casos de RR e SS cada um fica em uma sílaba diferente como por exemplo:
NOS-SA        TER-RA      PAS-SA-RA-DA
Utilizando a mesma regra separe em sílabas as palavras abaixo:

corrida _________________________

garrafa_________________________

torresmo________________________

assado__________________________

10. Circule os encontros consonantais das palavras abaixo:

Brasil – brasileiro- nosso- terra- preciso- silvestres- desastre- previsível- necessárias- floresçam- prodigiosa

11. Quem é o “europeu” citado no texto?

_______________________________________________

12. Quando ele chegou ao nosso continente?

_______________________________________________

13. Quem habitava as terras brasileiras antes da chegada do “europeu”?

_______________________________________________

14. Quantos anos equivale a “um século”?

_______________________________________________

15. A palavra “bonito” é um adjetivo(qualidades que damos às coisas e aos seres). Complete as frases abaixo com o adjetivo que você achar mais adequado:

O Brasil é um país________________________.

O meu melhor amigo é uma pessoa_________________ .

A minha cidade é_______________________.

A minha professora é_________________________.

Eu sou______________________________.

16. A palavra “matas” é um substantivo no plural ( quando se refere à mais de um). Circule das frases abaixo os substantivos no plural:

Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. acabamos também com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para os bichos ou lavouras para nossa comida.

17. Você se lembra o que significa antônimo? Dê o antônimo das palavras abaixo:

grande_________________bonito___________________

cheio__________________limpo____________________

vida__________________chegada___________________



18. A palavra “desfazendo” é polissílaba. Porque tem mais de três sílabas. Classifique as palavras abaixo quanto ao número de sílabas.

terra_________________________________

antigamente___________________________

netos_________________________________

rios__________________________________

nos__________________________________

19. Observe que as palavras        QUÍMICO  e QUANTIDADE são escritas com QU mas possuem sons diferentes. Quando temos QUE e QUI não pronunciamos a letra U (como se ela não existisse) e nas sílabas QUA e QUO aparece o som da letra U. Complete a tabela com palavras (do texto e de sua imaginação que tenham Q em seus dois sons distintos:
QUE/QUI
QUA/QUO

























Jogo ecológico -0s varredores
O jogo
 3 a 4 jogadores por equipe
O material
São necessários;
Uma pá de lixo ou um pedaço de papelão duro;
Uma lata de conserva azia, cuidadosamente aberta, ou então uma caixinha de papelão.
Dois bastões (que farão o papel de vassoura) por equipe
Dois sacos por equipe (amarrados à cintura com barbante) ou então um saco plástico amarrado nos joelhos ou tornozelos.
A pontuação
Os inspetores controlam o jogo, anota a ordem de chegada de cada coletor. Atribuem 2 pontos ao primeiro de cada equipe a chegar: 4 ao segundo, 6 ao terceiro, 8 ao quarto e assim por diante. Somam-se os pontos conquistados durante todas as passagens. Ganha a equipe com o menor número de pontos.
As regras
As equipes ficam atrás da linha de partida. Um dos jogadores (o coletor) recebe a pá e coloca-se em frente aos companheiros, na segunda linha.o varredor enfia-se no seu saco, empunha o bastão e põe a lata sobre a linha. Dado o sinal, rapidamente empurra a lata à frente com o bastão, aos pulos, na direção do coletor.
Quando o varredor alcançar o coletor da sua equipe, este estende a pá para receber a lata- sem ultrapassar a linha. Com a lata sobre a pá, o coletor corre para a lixeira da equipe. Se a lata cair, tem de recolocá-la sem usar as mãos. Essa é a regra geral.
A corrida só termina no momento em que o coletor atira a lata na lixeira e sinaliza aos inspetores que alcançou o ponto do primeiro percurso. Nesse ínterim, o segundo jogador da equipe, já preparado, coloca a lata diante de si e parte imediatamente. O primeiro varredor entrega ao companheiro o saco e o bastão. O jogo continua assim até que todos os varredores tenham concluído sua parte, quando a lata fica definitivamente na lixeira.




Observando o meio ambiente
Orientações para a professora
Peça aos alunos que procurem em jornais, revistas ou fotografe ambientes poluídos (sonoro visual ou físico).
Monte um painel com as imagens.
Faça um relatório sobre Ambiente Poluído e seus efeitos na saúde do ser humano.
Em seguida, traga os dados para um debate em sala de aula com os colegas.

 Campanha educativa
Crie com seus colegas cartazes, slogans sobre os diversos tipos de poluição e como se pode evitá-las.
Depois faça uma exposição dos cartazes e discuta com seus colegas o que pode acontecer com o nosso planeta se não cuidarmos melhor do meio ambiente.

Leia para seus alunos o poema abaixo:

A herança da criança

Vejam o que o homem
Deixará para nós: uma bola.
Mas a bola está velha, está suja,
Está murchando, está morrendo.
Ele a fez com concreto e cimento.
Sem amor, sem sentimento.
A bola está perdida num espaço sem fim.
Sem rumo ou destino.
Teremos que
Limpá-la
Renová-la
Revivê-la
Teremos de enche-la de novo
Não com concreto e cimento
Mas com amor e sentimento.
Daremos a ela um novo rumo e um novo destino.
A bola será o brinquedo de todas as pessoas:
Homens e mulheres, velhos e crianças.
Faremos isso ou então
A herança deixada por nós
Será um grande vazio na escuridão.
Paulo César Dantas de Oliveira

De que se trata o texto?

________________________________________________________________________________________________________________________

O que a bola representa no texto?

________________________________________________________________________________________________________________________

O que teremos que fazer com ela para torná-la melhor?

________________________________________________________________________________________________________________________




Marisca Ramos - Google+

PROJETO ÍNDIOS

PROJETO ÍNDIOS

Tema: índios

Eixo: Natureza e Sociedade

Bloco de Conteúdos: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

Turma: Pré

Duração: 4 meses

Justificativa: O tema foi escolhido devido a riqueza de contribuição que o povo indígena trouxe para a nossa cultura, confrontando o modo de vida do povo indígena e do nosso povo.

Objetivos:

-         Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-los, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
-         Estabelecer relações entre o modo de vida do povo indígena e o seu modo de viver.

Etapas previstas:
-         Roda de informações sobre o povo indígena;
-         Vocês sabem o que são índios? Aonde vivem?
-         Mostrar ilustrações e fotos de índios;
-         A alimentação dos índios e a nossa alimentação;
-         A casa dos índios e a nossa casa;
-         O trabalho dos índios e dos brancos;
-         Palavras usadas pelos índios e pelos brancos;
-         Festa dos índios; ornamentos e pinturas;
-         Em todos os itens mostrar para as crianças, que os brancos herdaram vários costumes dos índios: comidas, palavras, etc.
-         Lendas indígenas: Milho, Mandioca, Vitória Régia.


Fechamento: Elaboração de um livro sobre o assunto

Avaliação:

-         Fizeram perguntas referente ao assunto?
-         Fizeram relação com o seu modo de vida e o estudado?

REGISTRE-SE NO BLOG !