PROJETO ECOLOGIA
ALUNOS ATENDIDOS FUNDAMENTAL 1
DURAÇÃO: 15 dias
PERÍODO: início de junho
OBJETIVOS:
.Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
.Reconhecer a interferência incorreta do homem no equilíbrio ecológico;
.Conscientização das inter-relações dos elementos homem x meio-ambiente;
.Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
.Conscientização dos aspectos ecológicos: água, ar e solo;
.Perceber e interferir aos danos à ecologia: poluição, desmatamento, queimadas, etc.
DESENVOLVIMENTO
.Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, Poesias;
.Relatórios;
.Confecção de maquete;
.Cruzadões;
.Caça-palavras;
.Produção de textos;
.Entrevistas;
.Observações;
.Jogos.
AVALIAÇÃO
.Participação ativa nas atividades desenvolvidas e envolvimento com a questão ambiental.
Texto referência para o professor
Meio ambiente
Devemos cuidar da natureza evitando a poluição.
Um ambiente poluído é aquele que o homem agride por exemplo:
Quando lançamos lixo nos rios;
Quando realizamos as queimadas;
Jogando produtos químicos nos esgotos;
Quando as chaminés das fábricas não usam seus filtros.
Quando depositamos lixo nos solos.
Com a poluição, muitas coisas se modificam:
A quantidade de água dos rios diminui com a ausência das árvores.
O solo se torna pobre para o plantio.
A temperatura do meio ambiente aumenta.
Aparecem as doenças respiratórias.
Os animais se deslocam para outras regiões
A água se torna impura e perigosa para a sua utilização
Como nós podemos ajudar a tomar conta do meio ambiente?
Dê a sua opinião discutindo em grupo.
.Faça uma lista sobre o que vocês discutiram e coloquem no Mural.
.Ilustre o seu caderno colocando gravuras de seres vivos e não vivos.
Brasil das belezas
Nossa terra brasileira é um país muito bonito. Muitíssimo bonito. Ainda é, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos. Seus mares, às vezes verdes, às vezes azuis, de águas límpidas, sempre moventes. Antigamente cheios de baleias soprando a água e de golfinhos dançando sobre as ondas. Nossos rios descomunais foram muito poluídos, mas ainda guardam uma peixaria imensa. Nossos céus azuis são a alegria da passarada inumerável, de todo colorido.
Assim era o Brasil, a província mais linda do planeta. Mas desde a chegada do europeu, vem enfeiando demais. A verdade é que nós, brasileiros, não tratamos bem de nossa morada. Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. acabamos também com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para os bichos ou lavouras para nossa comida. Isto, ainda que triste, é explicável. Adaptávamos as terras e as águas às nossas necessidades. Mas sempre se deixavam, aqui e ali, alguns bosques florestais, em que se podia ver como o Brasil foi bonito.
Ultimamente, as coisas pioraram muito. As fábricas esfumaçando gases fétidos e vomitando ácidos nojentos nos rios. As lavouras abusando dos desfolhantes, inseticidas e fertilizantes químicos, em quantidades cada vez mais espantosas, estão envenenando as águas que estamos bebendo, poluindo os vegetais que comemos, acabando com os peixes e com os animais silvestres. As aves, antes, eram tantas, que escureciam o céu quando voavam. Hoje, quase acabaram, nas terras e nos mares.
O certo é que vivemos desfazendo e apodrecendo o mundo belo que herdamos dos índios. Que será dos netos de nossos netos, se isso continuar? É preciso evitar o desastre previsível, defendendo agora as condições necessárias para que os verdes floresçam e os bandos de bichos silvestres se refaçam. Sem muita vida vicejante, nossa gente humana também sucumbirá. Um século mais do tipo de ocupação que fazemos destruirá toda a prodigiosa natureza brasileira.
Assim como acabamos com a imensidão da Floresta Atlântica, acabaríamos também com a Amazônia, que é o pulmão da Terra, seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.
Noções das coisas- Darcy Ribeiro. SP
1. Vamos estudar o texto?
Primeiro é muito importante que você entenda tudo o que leu, por isso, risque as palavras que não conhece e com um amigo, faça uma pesquisa no dicionário para saber o seu significado. Essa atividade é muito importante para que você enriqueça o seu vocabulário!
2. O que você entende quando se fala que
“...destruir a Amazônia é fruto da ignorância e da ganância...”
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
3. Nosso país possui muitos problemas ambientais. Procure notícias ou reportagens sobre isto, cole numa folha, ilustre faça um comentário escrito.
4. Dê os sinônimos de: (lembre-se que sinônimo é a palavra que tem o mesmo significado)
turvas_________________________________________
rara___________________________________________
florescerá______________________________________
destruirá_______________________________________
5. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?
_______________________________________________
6. Quem o escreveu?
_______________________________________________
7.Que tipo de texto é esse?
( ) narrativo ( ) informativo
( ) poético ( ) instrucional
8. A palavra “Brasil” possui um encontro consonantal(encontro de duas consoantes que representam dois fonemas. Não é a mesma coisa que dígrafos!). Pesquise no texto e escreva abaixo para completar as linhas, palavras que possuam também encontros consonantais:
______________________ ______________________
______________________ ______________________
_____________________ _______________________
_____________________ _______________________
9. Quando vamos separar os encontros consonantais temos que lembrar que em casos de RR e SS cada um fica em uma sílaba diferente como por exemplo:
NOS-SA TER-RA PAS-SA-RA-DA
Utilizando a mesma regra separe em sílabas as palavras abaixo:
corrida _________________________
garrafa_________________________
torresmo________________________
assado__________________________
10. Circule os encontros consonantais das palavras abaixo:
Brasil – brasileiro- nosso- terra- preciso- silvestres- desastre- previsível- necessárias- floresçam- prodigiosa
11. Quem é o “europeu” citado no texto?
_______________________________________________
12. Quando ele chegou ao nosso continente?
_______________________________________________
13. Quem habitava as terras brasileiras antes da chegada do “europeu”?
_______________________________________________
14. Quantos anos equivale a “um século”?
_______________________________________________
15. A palavra “bonito” é um adjetivo(qualidades que damos às coisas e aos seres). Complete as frases abaixo com o adjetivo que você achar mais adequado:
O Brasil é um país________________________.
O meu melhor amigo é uma pessoa_________________ .
A minha cidade é_______________________.
A minha professora é_________________________.
Eu sou______________________________.
16. A palavra “matas” é um substantivo no plural ( quando se refere à mais de um). Circule das frases abaixo os substantivos no plural:
Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. acabamos também com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para os bichos ou lavouras para nossa comida.
17. Você se lembra o que significa antônimo? Dê o antônimo das palavras abaixo:
grande_________________bonito___________________
cheio__________________limpo____________________
vida__________________chegada___________________
18. A palavra “desfazendo” é polissílaba. Porque tem mais de três sílabas. Classifique as palavras abaixo quanto ao número de sílabas.
terra_________________________________
antigamente___________________________
netos_________________________________
rios__________________________________
nos__________________________________
19. Observe que as palavras QUÍMICO e QUANTIDADE são escritas com QU mas possuem sons diferentes. Quando temos QUE e QUI não pronunciamos a letra U (como se ela não existisse) e nas sílabas QUA e QUO aparece o som da letra U. Complete a tabela com palavras (do texto e de sua imaginação que tenham Q em seus dois sons distintos:
Jogo ecológico -0s varredores
O jogo
3 a 4 jogadores por equipe
O material
São necessários;
Uma pá de lixo ou um pedaço de papelão duro;
Uma lata de conserva azia, cuidadosamente aberta, ou então uma caixinha de papelão.
Dois bastões (que farão o papel de vassoura) por equipe
Dois sacos por equipe (amarrados à cintura com barbante) ou então um saco plástico amarrado nos joelhos ou tornozelos.
A pontuação
Os inspetores controlam o jogo, anota a ordem de chegada de cada coletor. Atribuem 2 pontos ao primeiro de cada equipe a chegar: 4 ao segundo, 6 ao terceiro, 8 ao quarto e assim por diante. Somam-se os pontos conquistados durante todas as passagens. Ganha a equipe com o menor número de pontos.
As regras
As equipes ficam atrás da linha de partida. Um dos jogadores (o coletor) recebe a pá e coloca-se em frente aos companheiros, na segunda linha.o varredor enfia-se no seu saco, empunha o bastão e põe a lata sobre a linha. Dado o sinal, rapidamente empurra a lata à frente com o bastão, aos pulos, na direção do coletor.
Quando o varredor alcançar o coletor da sua equipe, este estende a pá para receber a lata- sem ultrapassar a linha. Com a lata sobre a pá, o coletor corre para a lixeira da equipe. Se a lata cair, tem de recolocá-la sem usar as mãos. Essa é a regra geral.
A corrida só termina no momento em que o coletor atira a lata na lixeira e sinaliza aos inspetores que alcançou o ponto do primeiro percurso. Nesse ínterim, o segundo jogador da equipe, já preparado, coloca a lata diante de si e parte imediatamente. O primeiro varredor entrega ao companheiro o saco e o bastão. O jogo continua assim até que todos os varredores tenham concluído sua parte, quando a lata fica definitivamente na lixeira.
Observando o meio ambiente
Orientações para a professora
Peça aos alunos que procurem em jornais, revistas ou fotografe ambientes poluídos (sonoro visual ou físico).
Monte um painel com as imagens.
Faça um relatório sobre Ambiente Poluído e seus efeitos na saúde do ser humano.
Em seguida, traga os dados para um debate em sala de aula com os colegas.
Campanha educativa
Crie com seus colegas cartazes, slogans sobre os diversos tipos de poluição e como se pode evitá-las.
Depois faça uma exposição dos cartazes e discuta com seus colegas o que pode acontecer com o nosso planeta se não cuidarmos melhor do meio ambiente.
Leia para seus alunos o poema abaixo:
A herança da criança
Vejam o que o homem
Deixará para nós: uma bola.
Mas a bola está velha, está suja,
Está murchando, está morrendo.
Ele a fez com concreto e cimento.
Sem amor, sem sentimento.
A bola está perdida num espaço sem fim.
Sem rumo ou destino.
Teremos que
Limpá-la
Renová-la
Revivê-la
Teremos de enche-la de novo
Não com concreto e cimento
Mas com amor e sentimento.
Daremos a ela um novo rumo e um novo destino.
A bola será o brinquedo de todas as pessoas:
Homens e mulheres, velhos e crianças.
Faremos isso ou então
A herança deixada por nós
Será um grande vazio na escuridão.
Paulo César Dantas de Oliveira
De que se trata o texto?
________________________________________________________________________________________________________________________
O que a bola representa no texto?
________________________________________________________________________________________________________________________
O que teremos que fazer com ela para torná-la melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________