TEATRO INFANTIL PRIMAVERA


primavera


Escutem meus amigos:
A noite vem chegando,
A lua brilha no alto
Toda a terra iluminando!
Estrela

Olhem! O céu está cheio
De estrelas a brilhar.
Vocês não sentem no ar
Qualquer coisa a chegar?
Sol
As crianças pelas ruas
Brincam com mais alegria.
Lá do alto, eu ilumino
Seus cantos e gritarias!
Pombo Correio
O que está acontecendo?
Você já adivinhou?
Isso mesmo, pessoal!
A Prima Vera chegou!
Prima Vera
Meus queridos amiguinhos!
Que alegria para mim…
Como cantam os passarinhos,
Quantas flores no jardim!
Árvore

Bem vinda Prima Vera
Neste jardim de flores
De formas tão variadas,
Tamanhos, perfume e cores.
Borboleta, Abelha<, Colibri
Borboletas esvoaçantes,
Abelhas e Colibris,
Colhendo o mel das flores…
Quem é o mais feliz?
Rosa
Perfumadas, coloridas
São as rosas do jardim.
Poderosas e rainhas,
Belas são por isso, sim!
Cravo
Orgulhosos e altivos,
Os cravos de várias cores
Com pétalas rendilhadas
Enchem o jardim de odores.
Lírio, Jasmim, Camélia
Lírios, jasmins e camélias
Simbolizam a pureza.
Para fazê-los tão alvos
Caprichou a natureza.
Margarida
Margaridas multicores
No jardim tão lindas são!
Roxas, brancas, amarelas,
Um festival de canção!
Violeta
Escondida na folhagem,
Mal se vê a violeta.
Mas encanta o seu perfume,
Chamando a borboleta!
Gerânio Vermelho
Os gerânios bem vermelhos
Numa aparência tão bela,
Formam moldura elegante
No quadrado da janela.
Amor-Perfeito
Veludoso amor-perfeito
Assim tão lindo e terno.
Representa entre as flores:
O "perfeito amor perfeito".
Primavera

Vejam só que lindas flores.
Parabéns, Mãe Natureza!
Alegria, amor e paz,
Tudo isso é uma beleza!

Setembro, outubro, novembro…
Vocês são muito gentis.
Vou ficar neste jardim,
São tempos primaveris!
Todos

Batam palmas, batam palmas!
A Prima Vera ficou, enfim!
Batam palmas, batam palmas,
Nossa peça chegou ao fim!

TEATRO PARA PRIMAVERA

Escutem meus amigos:
A noite vem chegando,
A lua brilha no alto
Toda a terra iluminando!

Estrela
Olhem! O céu está cheio
De estrelas a brilhar.
Vocês não sentem no ar
Qualquer coisa a chegar?

Sol
As crianças pelas ruas
Brincam com mais alegria.
Lá do alto, eu ilumino
Seus cantos e gritarias!

Pombo Correio
O que está acontecendo?
Você já adivinhou?
Isso mesmo, pessoal!
A Prima Vera chegou!

Prima Vera
Meus queridos amiguinhos!
Que alegria para mim…
Como cantam os passarinhos,
Quantas flores no jardim!

Árvore

Bem vinda Prima Vera
 
Neste jardim de flores
De formas tão variadas,
Tamanhos, perfume e cores.

Borboleta, Abelha<, Colibri
Borboletas esvoaçantes,
Abelhas e Colibris,
Colhendo o mel das flores…
Quem é o mais feliz?

Rosa
Perfumadas, coloridas
São as rosas do jardim.
Poderosas e rainhas,
Belas são por isso, sim!

Cravo
Orgulhosos e altivos,
Os cravos de várias cores
Com pétalas rendilhadas
Enchem o jardim de odores.

Lírio, Jasmim, Camélia
Lírios, jasmins e camélias
Simbolizam a pureza.
Para fazê-los tão alvos
Caprichou a natureza.

Margarida
Margaridas multicores
No jardim tão lindas são!
Roxas, brancas, amarelas,
Um festival de canção!

Violeta
Escondida na folhagem,
Mal se vê a violeta.
Mas encanta o seu perfume,
Chamando a borboleta!

Gerânio Vermelho
Os gerânios bem vermelhos
Numa aparência tão bela,
Formam moldura elegante
No quadrado da janela.

Amor-Perfeito
Veludoso amor-perfeito
Assim tão lindo e terno.
Representa entre as flores:
O "perfeito amor perfeito".

Primavera

Vejam só que lindas flores.
 
Parabéns, Mãe Natureza!
Alegria, amor e paz,
Tudo isso é uma beleza!

Setembro, outubro, novembro…
Vocês são muito gentis.
Vou ficar neste jardim,
São tempos primaveris!

Todos

Batam palmas, batam palmas!
 
A Prima Vera ficou, enfim!
Batam palmas, batam palmas,
Nossa peça chegou ao fim!

PROJETO PARA BERÇARIO E MINI


Projetos para berçário e mini-maternal

PLANEJAMENTO CURRICULAR
Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1.Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.Mantê - la ocupada. 8.Levar a criança a participar das atividades de grupo

CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos

•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
 
SUGESTÕES :

No momento, o que temos usado bastante com os bebês é a nossa "caixinha de músicas", que nada mais é do que uma caixa de sapato previamente pintada com guache, bem colorida e dentro dela colocamos alguns personagens feitos com eva da cantigas que costumamos cantar com eles(ex: o sapo,a borboleta, joaninha,peixe..)
fizemos os bichinhos em eva, fixamos em palitos de sorvetes e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem... eles adoram.


brinquedos de sucata
pegamos algumas garrrafas pet pequenas(aquelas de 500 ml)e decoramos com fita colorida, dentro colocamos água,botões coloridos,canudos picados,lantejoulas,estrelinhas.Eles adoram.
Vcs podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar,brincar de boliche,dentre outras.
Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do "dentro e fora", "pequeno e grande" dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade


caixa de brinquedos
Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias(assim vc estará trabalhando mais um tema)se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa,fica uma graça.
Lá na nossa sala separamos os brinquedos por categorias.
Em uma caixa condicionamos os brinquedos de sucata(confeccionados por nós),em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas,outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados


livro de músicas
Fizemos um livrinho com as músicas que cantávamos em sala, ficou muito legal.
O livro foi composto de 6 músicas(borboleta azul, o sapo não lava o pé,caranguejo não é peixe,peixinho,joaninha e dona aranha.
Todos os personagens forma feitos a partir da mãozinha deles... e após seguida a folha dos personagens tínhamos um folha com a letra da música explorando um tipo de material(guache,cola plástica,giz de cera...).

Bom... tomara que eu consiga explicar tudo direitinho rss:

1 página... o sapo:
colamos dois círculos um verde e outro vermelho(para fazer a boca do sapo) e dobramos ao meio(a parte vermelha pra dentro).
os olhos fizemos com os dedinhos em folha sulfite com guache(primeiro verde, e depois um pinguinho de preto).
colamos os olhos na parte superior do círculo e fixamos na folha sulfite. carimbamos por fim as mãozinhas uma em cada lado,simbolizando as perninhas do sapo.
na folha seguinte, pintamos com giz de cera verde... e colamos a letra da música(que foi digitada no computador,mas vc pode fazer a mão se preferir).

2 página: joaninha
fizemos o corpo da joaninha com papel camurça vermelho, e as pintinhas foram feitas com os dedinhos com cola colorida preta.
a folha com a letra da música foi feita com guache vermelho, que eles pintaram livremente.
3 pagina: peixinho

o peixinho foi feito com o carimbo da mão em guache amarelo...
colocamos o olho e a boquinha em guache também.
a folha com a letra da música foi pintada com esponjado de guache amarelo.

4 página: borboleta azul:

fizemos um molde do corpinho da borboleta em cartolina branca, que foi pintado com guache amarelo. colamos um pedaço de lã preta para fazer as anteninhas. e fizemos o rostinho com hidrocor preto.
as asas foram feitas com as mãozinhas uma de cada lado com guache azul.
a folha com a letra foi decorada com guache azul... com o pincel grosso.

5 página : caranguejo

primeiro fizemos um círculo com a cartolina branca que foi pintado de laranja pelas crianças.com papel dobradura vermelho,
fizemos as garrinhas.(foi de cabeça gente, então não tenho molde...rs). colamos as garrinhas no círculo e depois fixamos no sulfite.
pintamos 3 dedinhos das mãozinhas deles e carimbamos dos dois lados.
Fizemos os olhinhos com os dedinhos carimbando com guache preto, e a boquinha com hidrocor preto.tá dando pra visualizar??

a pagina com a letra da música foi feita com colagem de papel dobradura Lara
6 e última página: aranha.

foi cortado um círculo de color set preto e colado no sulfite.
fizemos os olhinhos carimbando com os dedinhos em branco e depois colocando o preto por cima. e a boquinha com o vermelho...tudo com guache.
As patas foram feitas com os quatro dedos pintados da mão... sem pintar a palma inteira apenas os dedinhos mesmo(isto serve para o caranguejo também ok?).
A folha com a letra da música com giz de cera preto.

A capa foi feita com as mãozinhas carimbadas na frente.

*(a folha com a letra da joaninha pode ser feita com cola colorida vermelho também... fica lindo).

* vc pode fazer uma introdução ou colocar ao final do livrinho, uma pequena descrição do projeto.
* colocamos uma borda nas folhas dos personagens(verde no sapo,laranja no caranguejo,azul no peixe,dourado na borboleta..etc) fica ao seu critério

MARISCA BLOG



www.marisca-ramos.blogspot.com.br

PROJETO PÁSCOA


PROJETO: Tempo de Deus…
TEMA: CONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA
OBJETIVO GERAL: Entender que a criança aprende via criatividade e ludicidade. Assim, a construção de situações de aprendizagens se dá a partir deste parâmetro, ampliando o repertório da leitura e escrita valorizando a interação social do educando. Também, conhecer a cidade em que vive e sua história participando da construção de sua cidadania.
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, brincadeiras, trabalhar materiais recicláveis, atividades com músicas, danças, textos informativos, produções textuais, murais, teatrinhos, confecção de cartazes, etc.
CULMINÂCIA: Os trabalhinhos deste período deverão ser expostas no último dia do projeto que deverá ser no dia 30⁄04∕09 (quinta-feira) e entregues aos pais.
OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

03⁄04 – Dia da Cantineira (lembrar)
07⁄04 – Dia Mundial da Saúde
08⁄04 – Trabalhar o Anivérsário da Cidade
09⁄ 04 – Festa da Páscoa (boné de coelhinho para o berçário e para as outras tuminhas à escolher)
10⁄ 04 - Anivérsário da Cidade (FERIADO – Rio das Ostras)
13⁄04 – Dia do Hino Nacional Brasileiro (Cantata do Hino Nacional – 06 a 09⁄04 ensaio)
18⁄04 – Dia Nacional do Livro Infantil (Confecção de livro com todas as turminhas)
19⁄04 – Dia do Índio (13 a 17⁄04 – Trabalhar a cultura indígena com confecção de cocar , cerâmica , ocas, (Neste período, poderemos levar informações para as crianças de como viviam os antigos habitantes do nosso município) etc.
21⁄04 - Dia Inconfidência Mineira (Tiradentes e Inauguração de Brasília - Feriado)
22⁄04 – Dia do Descobrimento do Brasil
28⁄04 – Dia da Educação
30⁄04 – Culminância do Projeto

O RECNEI apresenta práticas educativas que subsidiam o trabalho dos professores e demais profissionais da Educação Infantil. Para tanto, apresenta princípios que devem sustentar o trabalho realizado, considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos.
Assim o RECNEI descreve estes princípios: “O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.; o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade”. (BRASIL, 1988, p. 13)

IMPORTANTE: Não esqueça de incentivar os alunos a arrumarem seus trabalhinhos na exposição do projetinho no fim do mês.

PROJETO MÃES


PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…                          MAIO⁄2009
 
TEMA: MÃES
 
OBJETIVO GERAL: Valorizar o papel da mãe refletindo sobre as estruturas familiares, desenvolver a afetividade, linguagem, a socialização, a imaginação e o raciocínio, etc.
 
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, confecção de cartões, lembrancinhas, receitas, mural coletivo, pintura em tela para a mamãe, atividades com músicas, montagem de histórias, textos informativos, produções textuais, dobraduras, teatrinhos, etc.
 
CULMINÂCIA: Todos as atividades trabalhadas neste mês serão entregues dentro da sacolinha confeccionadas pelos professores e serão expostas no último dia do projeto que deverá ser no dia 29⁄05⁄08 (sexta-feira) e entregues aos pais.
 
OBS: Datas importantes a serem lembradas no mês de MAIO:
 
  • 01⁄05 – Dia do Trabalhador - Feriado
  • 05⁄05 - Dia Nacional das Comunicações e Dia da Comunidade (Trabalhar a Município e a Rua)
  • 04 a 08⁄05 – Trabalhar a Semana das Mães
  • 08⁄05 – FESTA DAS MÃES e Dia do Pintor (Painel com as telas pintadas pelas crianças)
  • 13⁄05 – Dia da Abolição da Escravatura
  • 10⁄05 – Dia das Mães
  • 29⁄05 - Culminância do Projeto
 
RODA DE CONVERSA: A educação infantil, como primeira etapa da Educação Básica, tem a primazia de estabelecer elos afetivos, indispensáveis na reestruturação de personalidade da criança como ser em desenvolvimento. Daí os princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil leva-se em conta: (RCNEI,vol.3, p.138)
O respeito à dignidade e aos diretos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas etc;
O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
 


PROJETO MEIO AMBIENTE


PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…
JUNHO⁄2009
TEMA: POR UM MUNDO MELHOR.
OBJETIVO GERAL: Observar a Natureza para aprender como ocorre o equilíbrio do ecossistema; considerar-se parte da Natureza como um sujeiro social; “entender” o conceito de sustentabilidade através da reciclagem e da não poluição, etc.
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, confecção de seres vivos de material reciclável, receitas, mural coletivo, atividades com músicas, leitura de textos informativos, produções textuais, dobraduras, teatrinhos, etc.
CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste mês deverão ser entregues juntamente com as atividades de julho dentro da sacolinha confeccionadas pelos professores e serão expostas no último dia do PROJETO DE JULHO que deverá ser no dia 17⁄07 - Culminância do Projeto e entregues aos pais.
OBS: Datas importantes a serem trabalhadas no mês de JUNHO:
05⁄06 – Dia Nacional do Meio Ambiente (Trabalhar a preservação ambiental no Livro Didático)
10⁄06 – Dia da Raça Brasileira (Trabalhar a identidade – Livro didático)
11⁄06 – Corpus Christi - Feriado
12⁄06 – Dia do Correio Nacional (Carta Social – Carta ao Prefeito)
26⁄06 - Culminância do Projeto
RODA DE CONVERSA: …a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso (p.20, BRASIL. PCN: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, 1997)
OBS: 18⁄07 – Festa na Roça (13 a 17⁄07 – Confecção de enfeites da festa e lembranças)

PROJETO LARGAR AS FRALDAS


 HORA DE LARGAR AS FRALDAS(?)
Desde o dia vinte e cinco de MAIO (26⁄05) começamos efetivamente o PROJETO TIRA-FRALDAS na turminha do Maternal. Passamos um informativo para os pais que irão colaborar incentivando seus pequeninos nos momentos em que estiverem em sua presença. Quando as crianças estiverem na creche, a professora⁄educadora se tornará fundamental no processo de deixar as fraldas. A escola e os pais têm de estar em sintonia, no mesmo momento.
 
A parceria com os pais é fundamental para que este projeto seja sucesso. É preciso que a criança esteja pronta para isto, o que acontece só por volta dos dois anos. Também é necessário estar atento aos sinais que mostram que seu filho está preparado, como o fato de ele já perceber quando está com vontade de fazer suas necessidades fisiológicas (xixi ou cocô).
 
RETIRANDO AS FRALDAS NO MOMENTO CERTO
 
A retirada das fraldas só ocorrerá pouco a pouco, quando a criança começa a perceber que é capaz de controlar certas funções do organismo - entre elas, a do esfíncter que é um músculo do ânus e da bexiga, que, em geral, amadurecem entre os 18 e os 36 meses. Cabe aos pais ou no caso da criança estar na creche, manter a atenção e ficar de olho neste amadurecimento do pequenino.
Pois é exatamente neste período que eles devem começar a ensinar ao bebê a abandonar as fraldas, introduzindo informações sobre o penico e o vaso sanitário, sempre sem deixar transparecer qualquer tom de obrigação e cobrança.
Por isso, recomenda-se iniciar o processo quando ele já tiver mais de dois anos. Porém, cada criança tem o seu "tempo". Respeite-o! Este rítmo deve ser respeitado, pois cada criança tem suas próprias características, personalidades e diferentes tipos de amadurecimento e desenvolvimento.
 
A escolha do momento certo: o ritual de iniciação
 
Não se pode treinar uma criança para retirar as fraldas até que ela esteja preparada fisicamente. Porém, assim que ela mostrar sinais de que é capaz (em termos de desenvolvimento) e revelar vontade emocional, aí o processo é bem rápido.
Segundo o site da Johnson & Johnson o processo da retiradadas fraldas deve ter um “ritual de iniciação” que deve ser da seguinte maneira:
  • Convém deixar o troninho ou o peniquinho visível e disponível no banheiro durante alguns meses antes do início formal do treinamento, a fim de permitir que seu filho se acostume a se sentar nele e até, ocasionalmente, utilize-o com êxito, o que é um bom começo.
  • Repare nos horários em que ele costumava sujar a fralda;
  • Acompanhe-o sempre ao banheiro e espere no máximo 10 minutos, sempre tentando não deixá-lo impaciente;
  •  Caso não aconteça nada, não fique nervoso. É natural e faz parte do aprendizado. Deixe-o voltar aos afazeres e brincadeiras cotidianos, mas repita a tentativa mais tarde.
  • Repita este passo a passo, ida a ida ao banheiro, até você notar a evolução de seu pequeno. Quando ele conseguir avisar que quer ir ao banheiro antes que as fraldas apontem para isso, dê os parabéns a ele.
  • Do contrário, não o xingue ou repreenda. Se isto ocorrer transformará a ida ao banheiro em uma obrigação só vai piorar o desenvolvimento da criança. E esta deve ser uma fase gostosa e saudável, não é mesmo?
  • Em caso de dúvidas, converse com seu pediatra. Ele é a pessoa indicada para responder todas as suas perguntas.
Estudos mostram que muitas crianças que iniciaram o treino para o banheiro antes dos 18 meses não completaram esse processo antes dos quatro anos, enquanto as que começaram por volta dos dois anos estavam totalmente adaptadas antes dos três.
O pediatra norte-americano T. Berry Brazelton, autor de Tirando as Fraldas (Editora Artmed), afirma que a transição da largada das fraldas dificilmente ocorre num passe de mágica. Algumas dicas devem ser levadas em conta neste processo para superar as possíveis dificuldades:
a) Primeiro retira-se a fralda diurna (depois que a criança estiver pronta, será o processo do noturno).
b) Mantenha o peniquinho sempre no mesmo lugar, de preferência no banheiro.
c) Observe os horários que seu filho faz cocô ou xixi e lembre-se de levá-lo ao banheiro nesses momentos. Também pergunte-o, mais ou menos a cada duas horas, se ele precisa ir fazer xixi. Observe se ele está "dançando" ou fechando as perninhas ou segurando as genitais com a mão. Este é um sinal de que ele está apertado, mas não quer deixar a brincadeira para depois.
d)Elogios são fundamentais neste momento, porém não exagere.
 
e) Não imponha punições, pois estas podem assustar e causar transtornos físicos, como a constipação como afirmam alguns pediatras. A melhor maneira é  incentição. Acidentes são inevitáveis, mas serão poucos, se seu filho estiver preparado para se controlar. Lembre-se sempre de elogiar os esforços e as tentativas corretas e, quando ele falhar, mostre novamente a ele, com delicadeza, para que serve o peniquinho. Troque-o e não faça estardalhaço. Uma reação negativa pode deixá-lo ressentido e sem vontade de tentar de novo.
f) Algumas crianças ficam tão preocupadas com o destino do seu "produto", que relutam em abrir mão de fazer o cocô na fralda porque sofrem quando ele vai embora. Enquanto isso, deixe-a fazer na fralda, mas mostre qual é o lugar adequado do cocô, esvaziando a fralda no vaso. Se for preciso, faça um tchau, para a situação ficar mais divertida.
g) Se você acha que seu filho está pronto (e você também é claro!), chegou a hora
Finalmente, largar as fraldas e aprender a usar a privada não é tarefa fácil, nem para as crianças nem para os pais e muito menos para os professores. Essa é uma fase que envolve planejamentos e mudanças na rotina - afinal, ter de mandar dez cuecas ou calcinhas e dez shorts por dia para a escola do filho não é atividade corriqueira…
Especialistas advertem: os pais não devem pressionar os filhos a largar as fraldas. Afinal, tudo tem seu tempo. Mas eles devem preparar as crianças para esse momento.Os especialistas concordam que a retirada deve ser iniciada, no mínimo, quando a criança tiver o poder de locomoção e fala — ainda que sejam palavras básicas. A criança precisa saber pedir para ir ao banheiro ou avisar que está ‘‘suja’’ aos pais. Afirmam os pediatras. A partir desse momento, os pais ou as ‘‘tias’’ da escola podem iniciar o treinamento.
Portanto, pais e professores, estaremos sempre a postos a este processo que poderá ou não ser demorado, porém, terá de ser feito. Contamos com todos neste momento.
 
FONTES:
 
 
 
 
 
 
BIBLIOGRAFIA

BRAZELTON. T. B, SPARROW. J. D.  , Criança e a Higiene - Editorial Presença:2004

CHARLAT. B, Cocô no Trono, Editora: Companhia das Letrinhas:2006
 
GRIFFEY. H, Guia Passo a Passo para os Pais: Seu Filho de 2 a 3 anos
Editora: Publifolha, 2004

PROJETO FOLCLORE


AGOSTO⁄2009
 
PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…
 
TEMA: PAIS E FOLCLORE
 
OBJETIVO GERAL: Promover, resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira dando importância ao folclore e a comunidade. Também reconhecer as qualidades dos pais valorizando a figura paterna;
 
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas e danças, brincadeiras dirigidas, montagem e contação de histórias, recorte e colagem, desenhos para colorir, textos informativos, produções textuais, pesquisas, murais, dobraduras, parlendas, trava-línguas, contos, lendas, brincadeiras folclóricas, etc.
 
CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste período serão entregues junto com as atividades trabalhadas no mês de setembro que deverá ser no dia 02/09 (sexta-feira) aos pais.
 
OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:
 
03/08 - Dia do Capoeirista
05/08 - Dia Nacional da Saúde
11/08 - Dia da Televisão e Dia do Estudante 
12/08 - Dia Nacional da Artes
15/08 – Comemoração Dia dos Pais – Café da manhã
22/08 - Dia do Folclore 
24/08 - Dia da Infância
25/08 - Dia do Soldado
29/08 - Dia Nacional do Combate do Fumo
RODA DE CONVERSA:No ambiente escolar o folclore brasileiro pode e deve ser apresentado e desenvolvidos com a criança. Partindo desse pressuposto, o trabalho com o folclore pode propiciar uma vivência rica e proveitosa para os alunos, em especial aqueles inseridos na Educação Infantil e início do Ensino Fundamental. Assim, respeitando e considerando a faixa etária escolar, considerando que o folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que estes sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura, também o trabalho com jogos folclóricos favorece a entrada da criança no meio social de forma lúdica, podendo ensinar, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social.”
 
                        Pedagoga Cecília Alcântara

PROJETO NATAL


PROJETO:
NO TEMPO CERTO FAREMOS…
TEMA:
NATAL

 
OBJETIVO
GERAL: Resgatar o verdadeiro espírito da data vivenciando situações
que reflitam sobre os sentimento de soidariedade e a cooperatividade
em relação aqueles que passam por necessidades básicas de
sobrevivência. Identificar os símbolos do Natal. Foralecer vínculos
afetivos e a auto-estima desenvolvendo a criatividadea através de
confecções de objetos com materiais recicláveis.
 
DESENVOLVIMENTO:
Conversas informais, rodinhas, montagem de sinos, anjos, árvores de
natal, presépios, cartões de Natal, com materiais recicláveis,
atividades com poesias, músicas, hinos natalinos, cantatas, montagem
de histórias, textos informativos, produções textuais (carta ao
Papai Noel), murais, dobraduras, teatrinhos, etc.
 
CULMINÂCIA:
Dramatização do presépio. Festinha de despedida com “Amigo
oculto” entre as crianças.
 
OBS:  Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:
 
  • 08
    · Dia Nacional da Família
  • 10
    – Dia Nacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • 21
    – Dia Início do Verão
  • 25
    – Natal
  • 31
    – Dia da Esperança

"Enquanto houver um sorriso de simpatia,
uma palavra de carinho, 
um
pequeno gesto de amor, sempre existirá o Natal".

TEATRO NA ESCOLA


ESTE É O PROJETO DE TEATRO QUE ESTAREMOS IMPLEMENTANDO NA ESCOLA EM QUE TRABALHO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O ANO LETIVO DE 2010 E QUE FOI SELECIONADO PARA SER PUBLICADO NO SITE http://www.maniakids.com.br/blog/projeto-teatro-na-escola/  NOTÍCIA QUE POSTAMOS NO NOSSO BLOG PEDINDO QUE ACESSEM E LEIEM PARA QUE POSSAMOS COMPETIR COM OUTRAS MATÉRIAS E POSSAMOS GANHAR 250,00 REAIS EM BRINQUEDOS EDUCATIVOS. É SÓ ATÉ 10 DE MARÇO, PESSOAL, PORTANTO ACESSEM ESTE LINK E NOS DÊ UMA FORÇINHA, OK! 

PROJETO: TEATRO NA ESCOLA

Uma Educação Infantil que leva em conta o trabalho interdisciplinar e que visa o atendimento integral das necessidades da criança nesta faixa etária leva em conta as várias facetas do gênero da linguagem como forma de aprendizagem. Assim,  o registro do desenvolvimento da criança nestas áreas é de extrema relevância no direcionamento das atividades, visando  o desenvolvimento integral do aluno em seu aprendizado.

Na Educação Infantil, o brincar (Corpo e Movimento) é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence. Sendo assim uma proposta de Educação Infantil de qualidade compreende o papel fundamental do brincar, bem como as possibilidades de compor uma proposta pedagógica que de fato promova um desenvolvimento infantil de qualidade.

Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança utilize as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a plástica, a escrita, entre outras expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e como isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive.

O Referencial Curricular Nacional (RECNEI) Vol. 3, documento que norteia a organização da Educação Infantil no país, na sua introdução explicita que: O trabalho com movimento contempla a muticiplidade defunções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças , abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal da cada criança.

Neste contexto, apresenta o movimento como uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Neste movimento, o teatro como uma das manifestações culturais engloba as expressões e comunicação, também também ligada ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nesta faixa etária possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

A M M Educação Infantil entende que a criança deve ser mediada para estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. De acordo com esta visão entendemos uma criança que:

  • Desenvolve uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobre e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar; 
  • Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidade de comunicação e interação social; Este trabalho pode e deve ser desenvolvido através dos vários eixos abaixo: 
  • Hora do Conto - atividades desenvolvidas dentro do componente curricular Linguagem Oral e Escrita através de diálogos com adultos e⁄ou seus próprios pares nas diversas situações de interação social e no faz-de-conta em que estas crianças se expressão via imitação, observação, familiarização com a escrita e leitura através do manuseio e audição de livros, revistas, escuta e encenação de diversos tipos de textos.
  • Artes Cênicas - atividades desenvolvidas dentro do componente curricular Música em que este, compreende-se como linguagem e forma de conhecimento que estão presentes no nosso cotidiano como no rádio, TV, brincadeiras, e outras situações de interações sociais que são consideradas como produção, apreciação e reflexão e Artes – O fazer artístico, tem como um dos objetivos a exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas e complementando com ao trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo (Vol. 3, p.97). 
  • Desenvolvimento da Identidade e Autonomia – na construção deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisiçao de seus próprios limetes corporais e isso ocorre de forma efetiva na oportinidade do trabalho com o teatro via histórias infantis entre outras;
Objetivo Específico Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e rítmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa. Com isso formar cidadãos críticos e autonòmos que participa do processo social e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
Conteúdos Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e estéticas, possibilitando a apropriação e interação do movimento corporal em diversas situações de aprendizagem. Isto se dará de forma gradual e expontânea com a participação em diferentes atividades envolvendo a percepção de estruturas rítmicas, controle corporal, escuta de diferentes genèros musicais, confecção de mácaras, objetos de sucatas, apoio em situações que envolvam a necessidade a argumentação de idéias e pontos de vista, experiências vividas.
Metodologia Vygotsky, sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria, tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor valorizar o saber de sua experiência. Neste sentido, NÓVOA (1997) afirma: A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. Assim, o papel do professor é de fundamental importância para a criança ao iniciar a Educação infantil, esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e estabelecer amizades. Sendo assim, o teatro na escola oferece uma alternativa de ensino, seja como processo para o desenvolvimento das atividades do currículo, seja como oficina de apoio das atividades curriculares. A metodologia utilizada neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir segundo o (RECNEI) Vol. 3, p. 107, que a criança compreenda e contemple a diversidade da produção artística, também que haja a possibiidade do uso de diferenciados materiais que sejam manipulados e transformados. Ainda, que as trocas de experiências entre crianças sejam respeitados, inclusive nas produções individuais. Tudo isto levando em conta o prazer lúdico coo gerador so processo de produção. Diante destes elementos, o professor deve estar atento no redimensionamento das atividades propostas quando houver necessidade. A utilização de recursos como TV, vídeo, computadores em sala de aula, internet, visita a escolas e espaços culturais, ida ao teatro, cinema, entre outros, garante situações de aprendizagens significativas no percurso do desenvolvimento da criança. Assim, nesta organização, estes conhecimentos são (re)pensados e (re)vistos enquanto percebimento de um aprendizl que lida com indivíduos em uma sociedade em constantes mudanças. Durante o processo de construção deste projeto é importante afirmar que este estará em consonância com a Proposta Pedagógica da Instituição. Sendo assim, o trabalho será dividido em várias etapas que deverão estar emm consonância entre si como:
  • Interação dos grupos/turmas através de jogos de percepção e observação do corpo como um todo brincadeiras, músicas de conhecimento comum a todos.
  • História o uso da arte de contar histórias para apresentar diversos contos . observação de figuras humanas nas imagens.
  •  Após leitura de histórias, uso de desenhos e (re)interpretação) destas.
  • Jogos com música para a dança e desenvolvimento da expressão corporal, da audição e ritmo
  • Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural. 
  • Trabalho individual e em grupo respeitando o limite e o potencial de cada um.
  • Criação de trabalhos manuais através de pinturas, colagens, modelagens, texturas, etc. A partir daí iniciam-se os ensaios de fala, coreografias etc. O professor com o conhecimento do grupo como um todo, pode inferir apresentando sugestões indicando materiais, tipos de ações adequados a cada criança ou grupo. É essencial que este trabalho requer uma integração plena entre alunos, professores e funcionários da instituição, além de pais e comunidade, pois o desenvolvimento depende da participação de todos, pois envolvem diferenciados conteúdos cada um em seu segmento. Para planejar cenários, fantasias, adereços, máscaras, entre outros, o desenvolvimento de oficinas entre os participantes devem ser uma constante para que sejam confeccionadas todo o material a ser utilizado.
As atividades desenvolvidas durante este período podem ser assim distribuídas:
  • Rodas da conversa informais e formais
  • Leitura de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis, etc
  • Visitas à museu, teatro e cinema da cidade
  • Observação do meio como forma de pesquisa da cultura local e global
  • Confecção de cartazes, jornais, livros referente ao tema abordado
  • Músicas e textos com conteúdo relacionadas ao tema escolhido 
  • Confecção das fantasias, máscaras para a apresentação da peça, musicais, etc 
  • Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração de peças teatrais
  • Produção de fotos, vídeo e CD 
  • Participação dos professores em Simpósios e Seminários 
  • Mostra Cultural com trabalhos realizados pelos alunos bimestralmente⁄semestralmente⁄ anualmente.
  • Seminário de teatro (julho)
  • Auto de Natal (Dezembro)
  • Avaliação O processo de avaliação nestas áreas deve ser contínua, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos nesta área de atuação. As habilidades conquistadas como linguagem, expressão, ritmo, comunicação, improviso, entrosamento, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores do faz-de-conta para o mundo real. Para que se possa avaliar efetivamente se uma criança ou grupo desenvolve-se saudavelmente deve-se pensar em um ambiente que remete a desafios em situações de interatividade podendo ser feita de forma sistemática por todos os envolvidos no processo como afirma ZAMBELLI:
  • Professores: através da observação e do registro, reunião com pais, atividades confeccionadas pelos alunos.
  • Alunos: através de produções de atividades relacionadas ao tema pais/comunidade: através do envolvimento dos pais com relação a horários de ensaio, presença e divulgação das apresentações, reuniões, participação em oficinas e palestras realizadas na Unidade Escolar 
  • Resultados: mostras culturais, fotos, vídeos e produção do CD da peça teatral e sua apresentação . O faz-de-conta no trabalho com a Educação Infantil segundo o RECNEI Vol. 2 (p. 31,33) manifesta-se primordialmente através da imitação. Cabe ao professor organizar situações em que ocorram interações de aprendizagem que representem personagens diferenciados possibilitando ações e reações seja no âmbito afetivo, emocional ou cognitivo 
Considerações finais
Considerando que através do teatro a criança expressa-se, comunica-se e sociabiliza-se, o professor tem o importante papel que é a mediação da relação da criança com o conhecimento, assim como na constituição da sua identidade e autonomia. As atividades com modelagem, sucatas, desenho, pintura, etc, é indispensável desde cedo, podendo ser apresentada as crianças como forma de observar, refletir, atuar sobre a sua aprendizagem. A arte de imitar está presente em tudo e cabe ao educador utilizar recursos didáticos adequados para apresentar variadas informações nos momentos certos a estas crianças. Ao imitar pessoas de seu convívio, a criança está representando. Esta representação de seu cotidiano, se dá a partir de desenhos, conversas, dramatizações, etc. Nestes casos, o professor deve estar atento como está ou se dará o desenvolvimento das habilidades de seu aluno, sua inserção social. No nosso dia-a-dia as formas de comunicação e expressão humana são ferramentas eficientes para planejar ações e⁄ou transformações em uma Educação Infantil de qualidade, consolidada no respeito à criança que aprende. Neste projeto, o primordial é que a arte do teatro desenvolva amplamente na criança habilidades como a auto-estima, formulação de idéias, resolução de problemas, criticidade, etc, tudo ludicamente. Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com o ensino da arte, uma reflexão não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.
BIBLIOGRAFIA
1 - BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, V. 3, Brasília: MEC/SEF, 1998. 2 - A CRIANÇA E O TEATRO - DE QUE CRIANÇAS FALAMOS? Maria Helena Kühner site: http://www.cbtij.org.br/arquivo_aberto/artigos.htm

PROJETO COPA DO MUNDO


PESSOAL, DESCULPEM A DEMORA DE POSTAR NOVIDADES, MAS EU ESTAVA COM DIFICULDADES, NÃO ESTAVA CONSEGUINDO POSTAR NADA E AINDA NÃO CONSIGO COLOCAR AS IMAGENS. TEMOS OUTRO BLOG QUE É crecheescolamaremar.blogspot.com/  E VOCÊS PODEM ACESSAR TAMBÉM. CONTAMOS COM A COMPREENSÃO DE TODOS E ESTAMOS TENTANDO RESOLVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
ESTE É O PROJETO QUE IREMOS TRABALHAR EM JUNHO JUNTAMENTE COM O PLANEJAMENTO EM CONSONÂNCIA COM A COPA DO MUNDO.
PROJETO: COPA DO MUNDO
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA
ESTE PROJETO SE PROPÕE GERADO PELO INTERESSE DESPERTADO NO POVO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE SE REALIZARÁ NA ÁFRICA DO SUL E QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS ONDE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO SE REÚNEM PARA ESTA DISPUTA.
ASSIM, AS SELEÇÕES DE FUTEBOL DE TODO O MUNDO, INCLUSIVE A DO BRASIL INTERAGEM POSSIBILITANDO CONHECER E EXPLORAR A DIVERSIDADE CULTURAL, SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, SEMPRE LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER O INTERESSE, A CURIOSIDADE E HABILIDADES NECESSÁRIAS BUSCANDO SEMPRE RESPEITAR A IDADE E A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DELAS.
OBJETIVOS
# ESTIMULAR O HÁBITO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E LINGUAGEM VERBAL E ORAL;
# DESENVOLVER O GOSTO PELAS ATIVIDADES ESPORTIVAS;
# DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPE, COOPERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
# ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DE IDÉIAS, E SENTIMENTOS;
# PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL;
# CONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAÍSES ENVOLVIDOS;
# ESTIMULAR O SENTIMENTO CÍVICO ATRAVÉS DO CONTATO COM OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁTRIA COMO A BANDEIRA E O HINO NACIONAL;
# ESTIMULAR A COORDENAÇÃO E HABILIDADE MOTORA: EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO, ETC;
# ESTIMULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E RESOLVER CONFLITOS, GANHAR E PERDER;
# ESTIMULAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL;
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADES RELACIONADAS COM:
*INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: CONVERSAS INFORMATIVAS SOBRE A TEMÁTICA;
* PORTUGUÊS/LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: USO E LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS COM NOTÍCIAS SOBRE O TEMA;
* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: CONFECÇÃO DE ÁLBUM ESPORTIVO COM CONSIDERAÇÕES DAS CRIANÇAS;
*PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE TEXTOS ALUSIVOS AO TEMA;
*JOGOS: MINI CAMPEONATO CONTEMPLANDO AS PRINCIPAIS SELEÇÕES (Preferencialmente as que as crianças conhecerem)
* PESQUISA E IDENTIDADE: COMO SÃO AS PESSOAS, SUA CULTURA E AS CIDADES DO PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA DO MUNDO;
* PESQUISA E IDENTIDADE: QUAL O TIME QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES MAIS GOSTAM? QUAL A SELEÇÃO QUE GANHARÁ A COMPETIÇÃO?
* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA: IDENTIFICAR, RECORTAR, COLAR E ESCREVER OS NOMES DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES E JOGADORES;
* ARTES E PORTUGUÊS: CONFECCIONAR UMA MASCOTE E GRITO DE GUERRA ESCRITO PARA O MOMENTO DOS JOGOS;
* GEOGRAFIA: VERIFICAR EM UM MAPA PARA ONDE É O PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA E AS CIDADES ONDE SERÃO OS JOGOS;
*MATEMÁTICA E JOGOS: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONTEMPLEM NÚMERO DE JOGADORES, PAÍSES PARTICIPANTES, FORMA DE CONTAGEM DA PONTUAÇÃO, ETC;
* ARTE: CONFECÇÃO DE ADEREÇOS DE MÃO PARA OS JOGOS;
* DISCIPLINA: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO MOMENTO DE COMEÇO DE CADA JOGO (Momento de audição do Hino Nacional), COMPORTAMENTO;
* ARTES: ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS CORES DA SELEÇÃO;
* PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:
PELEGRINO E PETRÔNIO E DESENHOS DO CONTORNO DOS PÉS DE VERDE E AMARELO DAS CRIANÇAS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES E NÚMEROS DE CALÇADOS;
* ARTES: ATIVIDADE ARTÍSTICA COM A TÉCNICA DO ASSOPRO ONDE CADA CRIANÇAUTILIZA UM CANUDO PARA ASSOPRAR TINTA GUACHE VERDE E AMARELA EM UMA FOLHA DE PAPEL;
* PORTUGUÊS E ARTES: IMPRESSÃO DAS MÃOS COM AS CORES DA SELEÇÃO E OS NOMES DAS CRIANÇAS;
* ARTES: PINTURA DO ROSTO COM AS CORES VERDE E AMARELO NOS DIAS DE JOGOS;
JOGOS: BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM JOGOS E BRINQUEDOS DIVERSOS;
* ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS: PESQUISA DOS VARIADOS PRATOS DOS PAÍSES QUE ESTARÃO NA COPA;
* CONFECÇÃO DE ORNAMENTOS PARA ENFEITAR A ESCOLA E AS SALAS DE AULAS;
ETC;
CULMINÂNCIA: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO DAS SELEÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHO FEITOS DURANTE A COPA.

CUIDADO COM OS CACHORROS




ESSA É MINHA CACHORRINHA MEL.
HIGIENEBanho: pode-se banhar o cachorrinho sempre que for necessário, (a média é de um banho a cada 7 a 15 dias). É muito importante que o cachorrinho seja bem seco após o banho com secador de cabelos.Pulgas- Existem produtos que controlam as pulgas por até 90 dias, podem ser encontrados em bons pet shops e clínicas veterinárias. Recomenda-se sempre pedir orientação ao médico veterinário, mesmo estes produtos sendo de baixíssima toxicidade.Orelhas- Cuidar para que não caia água dentro delas durante o banho e que sejam bem secas após o mesmo. Sempre que possível , leve às lojas especializadas (estéticas caninas) para retirada de pelos do ouvido e limpeza , evitando,assim, o mau cheiro e otites.Tosa: Nas raças em que é recomendada a tosa, deve-se tosar o cão pelo menos três por ano. A tosa deve seguir as exigências estéticas de cada raça. Procure tomar referências a respeito da estética que será usada, procure sempre usar a melhor, pois uma tosa mal feita descaracterizará seu cão , e você terá que esperar alguns meses para que o pêlo volte a crescer.Escovação: Deve ser diária,para manter sempre a pelagem bonita e desembaraçada. Coloca-se um pouco de talco infantil sobre o pelo e escova-se. Existem escovas e pentes indicados para cada tipo de raça e idade, podem ser encontradas em lojas que vendem artigos para cães (pet shops).A HIGIENE DENTRO E FORA DE CASAVai ser fácil educar seu filhotinho, pois os cães são higiênicos por natureza. É claro que educar o cãozinho exige atenção, paciência e perseverança, mas a maioria deles aprende rapidinho. Basta levar em consideração alguns princípios básicos. Cães costumam definir três áreas bem distintas:• Local para dormir onde deverá estar sua caminha, caixa ou cesto.• Local para defecar e urinar geralmente sobre folhas de jornal ou na grama.• Local para se alimentar onde deverão estar o comedouro e a vasilha de água.
Um filhotinho não deve defecar ou urinar próximo a sua cama ou a seu comedouro.Mantenha uma rotina, para acostumar seu filhote a fazer as necessidades no local correto. Para tanto, ao acordar pela manhã, após as refeições, sonecas, passeios de carro e antes de dormir, leve-o para a área forrada com folhas de jornal ou para a rua.Aprenda a reconhecer quando seu cão está prestes a fazer suas necessidades e, neste momento, leve-o imediatamente ao local correto. Quando ele tiver terminado, felicite-o calmamente. Em breve ele irá associar o ato de fazer suas necessidades com os elogios e o encorajamento.Se você surpreendê-lo defecando ou urinando em local errado, diga NÃO com um tom de voz firme e leve-o imediatamente à área designada. Não esfregue o nariz de seu filhote no cocô ou xixi, nem bata nele durante o aprendizado.Em apartamentos, forre uma extensa área com folhas de jornal. À medida que ele for se acostumando a urinar e a defecar no local correto, diminua gradativamente a área forrada. Em pouco tempo, o filhote saberá que esse é o local correto para fazer as necessidades.Seja um proprietário responsável. Não deixe que seu cão suje edifícios, calçadas, jardins ou praças.PELE & PELOMantenha seu cão limpo, escovando-o regularmente. Habitue-o a isso desde o início, de modo que seja um momento de prazer para você e para ele, e não uma batalha.Comece com sessões curtas. As escovas e pentes utilizados, assim como a freqüência dos banhos, deve variar de acordo com o tipo de pêlo do seu cãozinho. Animais de pêlo longo necessitam ser escovados diariamente.Utilize Xampus, pentes e escovas especialmente desenvolvidos para seu bichinho de estimação. Nunca utilize detergentes ou desinfetantes.Lembre-se de dar banho preferencialmente nos dias quentes, por volta das 10 horas da manhã. Após o banho, seque-o com uma toalha própria e utilize secador de cabelos. Se o seu cãozinho se molhar na chuva, enxugue-o e posteriormente escove-o. Não se esqueça de secar bem suas patinhas.DENTESVocê pode prevenir mau hálito, queda dos dentes e gengivite escovando os dentes de seu filhote e dando biscoitos especiais para isto. Consulte o médico veterinário sobre o tipo de produto, a freqüência e a forma corretas.HIGIENE DOS UTENSÍLIOS• Limpe o comedouro após cada refeição.• Não lave os utensílios de seu animalzinho junto com as louças de sua família.• Muitos parasitas vivem no cão e depositam seus ovos em sua caminha e no cobertor. Lave-os separadamente e mantenha-os sempre limpos e secos.CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIOComo em todas as profissões existem os ótimos profissionais e os não tão bons assim, procure o melhor de sua cidade, seu cachorrinho irá agradecê-lo.

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