MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons fortes e fracos.
4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
5. Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
8. Identificar e reconhecer as vogais.
9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.
3. Discriminação auditiva.
4. Discriminação visual.
5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
6. Histórias e contos.
7. Memorização.
8. Vogais.
9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Jardim I
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
5. Identificação do nome próprio.
6. Identificação das letras do nome próprio.
7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
1. Coordenação Motora Ampla.
2. Coordenação Motora Fina.
3. Discriminação Auditiva e Visual.
4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
5. Estudo do nome próprio.
6. Estudo das letras do nome próprio.
7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES: CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
• Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
• Estimulação e motivação.
• Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2. Conceito de lateralidade.
3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4. Coordenação Motora.
5. Discriminação audiovisual.
6. Seqüência e seriação.
7. Numeração: • Números de 1 à 5• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o "pensamento".
À medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras "não cabe" e "acabou", vai adquirindo a noção de quantidade.
"Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos."
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
JARDIM II –
PORTUGUÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
• Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
• Percepção visual:
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação de figuras.
6. Letras (a, e, i, o, u).
• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolver a noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
2. Comparação.
3. Identificação.
4. Conjuntos.
5. Correspondência.
6. Cores.
• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2. Distância entre os objetos (longe, perto).
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4. Massa (leve, pesado).
5. Temperatura (quente, frio).
6. Som (alto, baixo).
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
2. Desenvolver socialização.
3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia Nacional do Livro Infantil.
4. Dia do Índio.
5. Dia do Trabalho
6. Dia das Mães.
7. São João.
8. Dia dos Pais.
9. Dia do Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do Trânsito.
15. Dia das Crianças.
16. Proclamação da República.
17. Primavera.
18. Dia da Árvore.
19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
• Estimulação dos cinco sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA
• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
• Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
ARTES
OBJETIVO
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
• Artes: desenho livre e pintura.
• Sucata.
• Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
• Material de sucata e criatividade do professor.
• Apresentação de argila e massinha.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
PRÉ ESCOLA
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
6. Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
• Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
• Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
• Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
• Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
• Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
• Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
• Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
• Histórias, músicas, vídeo e livros.
• Atividades com sucatas (ex: embalagens).
• Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
MATEMÁTICA –
OBJETIVO
1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4. Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
• Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
• Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
• Operação com Números: adição: total até 9.
• Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
• Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
• Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
3. Recorte, colagem e pintura.
4. Atividade com sucatas.
5. Músicas e histórias.
6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
• Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
• Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
• Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
• Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
• Desenho.
• Pintura.
• Impressão.
• Recorte.
• Alinhavo.
• Tapeçaria.
• Colagem.
• Modelagem.
• Dobradura.
• Montagem.
• Construção.
ESTRATÉGIA
1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
3. Revista, jornal e sucata.
4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
• Alimento/Culinária.
• Plantas/Horticultura.
• Animais.
ESTRATÉGIA
• Explorar o meio em que estamos.
• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
• Pinturas colagens, recortes.
• Horta.
• Passeios, excursões.
• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
• Alimentos (frutas, verduras, legumes).
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
• Eu/Família.
• Casa/Comunidade.
• Escola.
• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
• Datas Comemorativas: (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
INGLÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
• Cores.
• Números.
• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
• Músicas.
ESTRATÉGIA
• Vídeo.
• Cartazes.
• Desenhos.
• Atividades gráficas.
• Pintura, colagem e recorte.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente.
3. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
6. Mante-la ocupada.
7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
PRÉ (alfabetização)
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
• Desenvolver coordenação motora fina.
• Discriminação esquerda direita.
• Organizar espacialmente os traçados no papel.
• Desenvolver coordenação viso-motora.
CONTEÚDO
1. Exercícios para desenvolver:
• esquema corporal;
• esquema espacial;
• orientação temporal;
• coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
• percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
• lateralidade.
• Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
• Exercícios gráficos em folhas.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Músicas.
• Histórias.
• Atividades com sucata.
• Cartazes.
• Atividades em caderno pedagógico.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
1. Identificar, ler e escrever as vogais.
2. Discriminar os sons oral e nasal.
3. Discriminar sons aberto e fechado.
4. Completar palavras de acordo com as figuras.
5. Traçar vogais corretamente.
6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Execução de exercícios gráficos.
• Cartazes.
• Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
• Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
• Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
1. Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
3. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
CONTEÚDO
• Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
• Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
• Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
• Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
• Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
• Leitura, recorte e colagem.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
2. Automatizar o processo de formação.
3. Empregar corretamente o uso das famílias.
4. Treinar a escrita.
5. Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
• Palavras-chave, famílias silábicas.
• Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
• Ortografia.
ESTRATÉGIA
1. Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
2. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
2. Identificar figuras geométricas.
3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
5. Ampliar os conceitos matemáticos.
6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
• Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
• Conjuntos (unitário, vazio).
• Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
• Desenho.
• Pintura.
• Impressão.
• Recorte.
• Alinhavo.
• Tapeçaria.
• Colagem.
• Modelagem.
• Dobradura.
• Montagem.
• Construção.
ESTRATÉGIA
• Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
• Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
• Revista, jornal e sucata.
• Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
• As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
• Alimento/Culinária.
• Plantas/Horticultura.
• Animais.
ESTRATÉGIA
• Explorar o meio em que estamos.
• Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
• Pinturas colagens, recortes.
• Horta.
• Passeios, excursões.
• Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
• Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
• Alimentos (frutas, verduras, legumes).
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
• Eu/Família.
• Casa/Comunidade.
• Escola.
• Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
• Datas Comemorativas: (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
INGLÊS
OBJETIVO
1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
• Cores.
• Números.
• Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
• Músicas.
ESTRATÉGIA
• Vídeo.
• Cartazes.
• Desenhos.
• Atividades gráficas.
• Pintura, colagem e recorte.
ATIVIDADES PSICOMOTORAS
ATIVIDADES PSICOMOTORAS
ATIVIDADES COM CORDA
Labirinto no chão: andar em cima da corda, correr sem pisar na carda, saltar em ziquezague, saltar num pé só, pular com os pés unidos.
Em círculo no chão: caminhar em cima da corda, correr ao redor dela, correr livremente dentro do circulo, saltar para dentro e para fora de gente, de costas ou de lado.
Traçada em forma de rede e presa no alto: escalar a rede, escalar engatinhando, enroscar-se, descer, andar como caranguejo (de lado)
Em movimentos: passar por correndo, pular uma vez e sair, pular até errar, pular lentamente, pular rápido, em círculo com o educador no centro segurando a corda (com um nó na ponta) e girando-a: saltar para que a corda não toque em seus pés. “Os mesmos exercícios, com a corda no ar, utilizar no jogo ‘cabo de guerra”.
Estendida como varal (diversas alturas): passar por baixo e por cima, andar pendurado na corda (como macaquinho ou trapezista), dependurar e enroscar as pernas, pendurar roupas, utilizando prendedores.
Duas cordas estendidas e, alturas diferentes: passar por baixo da primeira, sem tocá-la, saltar a segunda, sem tocá-la, jogar a bola por cima de uma e por baixo de outra.
ATIVIDADES COM CABOS DE VASOURAS
Reconhecer a forma, textura, e cor dos cabos;
Utilizar o cabo como bengala, imitando o vovô e a vovó;
Saltar sobre os cabos: Com dois cabos no chão, a uma distância um do outro;
Passar rastejando por baixo de um cabo suspenso por duas crianças;
Saltar por cima de um cabo que o educador segura na horizontal;
O educador segura o cabo a sua frente, na horizontal, levantando-o e abaixando-o ritmadamente, enquanto as crianças tentam passar por cima ou por baixo;
Segurando o cabo pelas extremidades, levantá-lo acima, abaixo, a frente, a trás (numa imitação da ginástica dos adultos);
Tentar segurar o cabo embaixo do queixo e bater palmas;
Tentar equilibrar o cabo na palma da mão;
Utilizar o cabo da vassoura como cavalinho e caminhar dando pinotes
ATIVIDADES COM PNEUS
Rolar livremente os pneus;
Andar por cima de pneus;
Rolar pneus andando;
Rolar pneus correndo;
Passar por dentro (imitando túnel);
Formar construções e escalá-las;
Utilizar o pneu como balanço, pendurado por uma corda;
Com vários pneus apoiado no chão, jogar bolas tentando acerta dentro deles.
ATITUDES QUE AJUDAM OS FILHOS
ATITUDES QUE AJUDAM OS FILHOS
1. Reagir com agressão física ou verbal é o erro mais grave. Em vez de estimular a criança a estudar, você acaba deixando-a com medo ou raiva.
- Que tal uma boa conversa, lembre-se que talvez você já tenha passado por isso e não gostaria de ser tratado com violência.
2. Comparar o desempenho da criança com os colegas dela ou com seu desempenho escolar de anos atrás.
- É importante que o filho sinta que os pais têm confiança nele, mesmo nos momentos de crise. Isso pode ser motivador para reverter a situação.
3. Usar termos que diminuam a criança ou que mostrem que ela é incapaz de reverter a situação. "Dizer 'eu avisei' também não é indicado, assim como ter sermões prontos.
- É importante agir com a razão e não com a emoção. Demonstrar confiança também pode ajudar.
4. Negociar com a criança, oferecendo benefícios materiais, caso ela melhore suas notas, não é indicado. Pior ainda é prometer coisas que ela sabe que você não conseguirá cumprir.
- Fale que você irá ajudá-la. Mas não quebre promessas.
5. Exigir além da possibilidade de rendimento da criança para a idade dela.
- Não exija do seu filho de 7 anos um rendimento de uma pessoa com 20. Entenda os limites dela.
6. Desautorizar a escola e falar mal dos professores para a criança.
- Converse com o professor de seu filho e resolva com ele suas dúvidas sem incluir a criança.
7. Aceitar justificativas que retirem a responsabilidade dela sobre o resultado.
- Diga que a responsabilidade é dela mas que está pronta para ajudá-la nos próximos trabalhos. Ensine-a a cumprir prazos e realizar tarefas.
8. Fazer drama ou chantagem emocional com a criança só vai aumentar o problema
- Não se coloque como vítima de seu filho, ele precisa do seu apoio e não o contrário.
9. Não impor uma rotina de estudos para a criança ou não cobrá-la para cumprir essa rotina, também não vai melhorar a situação.
- Ter um local e horário para fazer as tarefas é importante. Aproveite o momento em que você estiver em casa, mas negocie esse horário e faça-o cumprir.
10. Apenas colocar a criança de castigo, sem nem ouvir o que ela tem para falar, também está errado.
- Castigo sem justificativa não ajuda. Pior ainda se for por um baixo rendimento escolar, pois isso não fará seu filho tirar notas melhores. Deixe-o falar e negociem momentos de estudo.
Você deve ser parceiro de seu filho e da escola, só assim haverá motivação e aprendizagem concreta.
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