ATIVIDADE MATERNAL II

 Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.

• Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.

• Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura.

• Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.

• Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.

• Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.

• Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.

• Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.

• Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens.

• Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.

• Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.

• Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra.

• Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.

• Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.

• Estabelecer e ler os combinados com a turma.

• Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.

• Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.

• Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.

• Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.

• Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.

• Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.

• Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).

• Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.

MATERIAIS PARA O MATERNAL II


• Jogos diversos de montar e desmontar.

• Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.

• Massa de modelar e argila.

• Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.

• Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.

• Bolas de diversos tamanhos e cores.

• Casinha de boneca, corda.

• Jogos simples de completar figuras.

• Caixas de papelão de variados tamanhos.

• Quebra cabeça simples.

PLANINHO DE AULAS

plano 1:
Conteúdo:
· Grafismo;
· Equilíbrio e concentração.

Objetivos:
· Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
· Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas.

Rodinha: conversa informal com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas.

Atividade 1: cartas dos círculos.
· Materiais: giz de cera, papel pardo e muc.
· Desenvolvimento: colocar um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedir que os alunos desenhem círculos nele.

Atividade 2: vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?


Atividade 3: atividade física.
· Fazer vários círculos com giz no chão e pedir que os alunos caminhem sobre eles.
· Cada macaco no seu galho: aproveitar os círculos desenhados no chão, a fazer a brincadeira.
· Os alunos em circulo, e o professor no centro com uma bola. O professor irá jogar a bola para o aluno e ele terá que agarrá-la e jogá-la novamente, assim sucessivamente.

Atividade 4: brincadeira livre no pátio.

Atividade 5: hora do conto – biblioteca da sala.

plano 2:
Conteúdos:
· Grafismo;
· Motricidade fina, amassado;
· Música e rítmo;
· Noção de quantidade até o número 3;

Objetivos:
· Trabalhar o grafismo através dos pontilhados;
· Desenvolver a motricidade fina, amassando e colando bolinhas de papel;
· Desenvolver a noção de quantidade;
· Executar movimentos através da música.

Rodinha: conversa informal, referente a o grafismo (círculo).

Atividade 1: música nova – “Zezé”.

“Vejam o que aconteceu,
Meu boneco de neve derreteu.
Os olhos, as orelhas, a boca e o nariz,
Até o pescoço desapareceu.
As mãos, os braços e a barriga,
Foram parar no chão.
Ta vendo sol! Você abusou!
Do Zezé e nada restou”!!!

Atividade 2: em folhas de ofício pedir aos alunos para desenhar o boneco de neve Zezé.

Atividade 3: contar quantas flores há na folha, passar por cima dos pontilhados e colar bolinhas de papel no número três.



Atividade 4: brincadeira livre na sala, com bonecas e carrinhos.
plano 3:
Conteúdos:
· Motricidade fina;
· Círculos;
· Atenção;
· Criatividade e dramatização;

Objetivos:
· Desenvolver a motricidade fina;
· Identificar os círculos iguais;
· Trabalhar a atenção, confiança, criatividade e a dramatização através de invenção de histórias.


Atividade 1: pintar e ligar os círculos iguais
Atividade 2: boneco bolinha
Materiais: diversos círculos de papel colorido de tamanhos diferente, muc.
Espalhar na mesa os círculos de papel coloridos e de tamanhos diferentes. Distribuir uma folha de ofício para cada aluno, onde ele terá que montar um boneco usando os círculos e colá-lo na folha.

Atividade 3: cada aluno terá que inventar uma história utilizando seu boneco, eles terão que dar nome, qualidades, e o que o boneco gosta de fazer.

Atividade 4: mural
Pedir para aos alunos fixar os bonecos no mural, e anexar na parede da escola.

Atividade 5: brincadeira no pátio.

ÍNDIOS EM NOSSOS LIVRINHOS


ATIVIDADES:

  • CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, SEUS USOS E CONTUMES;
  • MOSTRAR VÍDEOS RELACIONADO AO TEMA;
  • MÚSICA:
Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou.

  • Contar a história A sopa dos dez indiozinhos, através dos fantoches e convidando os alunos a colocar os legumes e verduras na panela (chamar um por vez).
    Materiais: os fantoches dos dez indiozinhos, uma panela, uma colher de pau, fichinhas dos legumes e verduras e uma canequinha para representar a água.

  • Atividade 3: construção de um cartaz ilustrando a música “os indiozinhos”.
    Materiais: folhas com os desenhos dos 10 indiozinhos, um jacaré, e o barco fazer com folhas de revistas ou papelão, muc.
    Fazer um desenho de um lago no cartaz e pedir aos alunos para colorir e após colar os indiozinhos no barco e o jacaré próximo a ele. Após fixar na porta da sala e apos cantar a música OAS INDIOZINHOS.

  • Texto para auxiliar.

  • Medicina
    Nas tribos indígenas, a medicina é geralmente assunto dos feiticeiros, ou pajés. Os índios acreditam que as doenças são causadas por feitiços ou por espíritos maus.
    Cada grupo tem sua própria medicina, onde plantas, sementes e flores são usadas no doente em meio a rituais místicos.
    Os xamãs, por exemplo, formam uma categoria especial de pajés que pode entrar em êxtase. Nesse estado, a alma se afastaria do corpo e percorreria lugares distantes.
    Os não-índios estão percebendo que muitas das plantas usadas pelos xamãs (um tipo especial de pajé que pode entrar em êxtase) são boas para curar certas doenças. Laboratórios nacionais e estrangeiros estão agora pesquisando e usando essas plantas para fazer remédios.

  • Instrumentos musicais
    Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo.
    Vejam outros:
    Maracá - usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes. Depois, fecham o buraco, colocam no chocalho um cabo de madeira e o enfeitam com penas.
    Pau-de-chuva - instrumento de percussão, feito com um longo canudo de madeira onde se colocam várias sementes. Quando o índio mexe o instrumento, o canudo faz um som que é exatamente igual ao das chuvas das florestas da Amazônia - daí o nome "pau de chuva".


  • Cestaria
    A cestaria é o conjunto de objetos feitos quando se trançam fibras vegetais. Com as fibras, os índios produzem cestos para transportar coisas e armazená-las, além de trançar pulseiras, cintos, colares, fazer armadilhas de pesca e muito mais.
    Cada povo indígena tem um tipo de cestaria; e cada cesto tem um formato diverso, de acordo com sua função. Por exemplo, os cestos para transportar cargas têm uma alça para pendurar na testa, base retangular e borda redonda.
    Algumas tribos acreditam que fazer cestos é tarefa dos homens - mas que são as mulheres que devem usá-los! Esse é o caso dos Wayana e Apalaí, que vivem no Pará. Em outras sociedades, homens e mulheres trabalham fazendo os cestos. É o caso dos Guarani, que vivem em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
    As fibras usadas na cestaria indígena também variam: usa-se a taquara, o arbusto "arumã" e a folha de palmeira, entre outros.

  • Armas
    O arco e flecha é usado para a caça, para a pesca e para a guerra, mas há outras armas, como o tacape, a borduna (tipo de cacete) e o chuço, que é uma haste de madeira longa com uma agulha de osso na ponta.
    Algumas tribos também usam a zarabatana, uma arma perigosa, para caçar. É feita com um longo canudo oco de madeira, pelo qual são lançadas, com um forte sopro, pequenas setas envenenadas!


  • Cêramica
    Os índios brasileiros fazem peças de cerâmica para usar como enfeites, panelas, vasos para pegar água, cachimbos etc.. Para fazer as peças, a mulher índia usa a argila e um "tempero" (areia, conchas ou cascas de árvore trituradas), para tornar a argila melhor de ser trabalhada. Depois, a índia faz com a massa vários rolinhos, espécies de minhocas compridas, que ela coloca uns em cima dos outros, em círculo, formando o vaso. Com instrumentos variados, a índia alisam a superfície do vaso, unindo os rolinhos.
    Cada tribo tem uma maneira de dar acabamento às peças: umas as pintam, outras dão polimento - e assim por diante. O tratamento varia de acordo com a utilidade do objeto; e os desenhos que decoram as peças também variam de tribo para tribo.
    Depois de pronto, o vaso pode ser queimado ao ar livre (fica com uma cor alaranjada) ou em fornos de barro, fechados (nesse caso, a peça fica negra ou acinzentada).
    Quem faz os vasos são, em geral, as mulheres. Mas, ao contrário do que se pensa, nem todas as tribos indígenas produzem cerâmica. E outras, que normalmente, produziam objetos de argila, pararam de fazê-lo depois de ter contato com os não-índios!
    Entre os índios que se destacam na cerâmica estão os Marubo, Tukano e Baniwa, do Amazonas; os Kadiwéu, do Mato Grosso do Sul; os Waurá, do Mato Grosso; os Karajá, de Tocantins; e os Wai-Wai, do Pará, Roraima e Amapá.

  • Influências
    O modo de viver dos índios influenciou muito os hábitos e o dia-a-dia de todos os brasileiros. Veja alguns exemplos:
    Descansar ou dormir em redes ou esteiras;
    Tomar banho todos os dias (esse era um hábito que os portugueses não tinham!);
    Comer farinha de mandioca, angu de farinha com pimenta, mingau de milho, batata doce, aipim, milho cozido e, ainda, a tapioca, um alimento comum em todo o Nordeste brasileiro;
    Usar chás feitos de plantas especiais, colhidas no mato, para tratar doenças;
    Ficar de cócoras.
    Várias palavras que usamos normalmente vêm de línguas indígenas, como jacaré, caju, mandioca, tatu e arapuca. Além disso, muitas lendas do folclore brasileiro vêm dos índios, como a do curupira, da caipora e do boto.

  • Brincadeira e crianças.
    Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas. Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação: cachorro, arara, macaco, coati e papagaio. Muita farra nos banhos de rio e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além da própria história do seu povo e de seus costumes.
  • Atividade 1: mostrar um vídeo sobre os índios e seus costumes.
exemplos: poderá pesquisar no you tub.
  • Atividade 2: distribuir aos alunos folhas com o desenho dos dez indiozinhos e o jacaré.
    Pintar os dez indiozinhos;
    Colorir uma folha de oficio na cor azul representando um lago;
    Recortar em folha de revista o formato de um barco e colar na folha colorida em azul;
    Colar os indiozinhos no barco e o jacaré perto dele;
    Cantar a música “os indiozinhos”;
  • Atividade 3: confeccionar um mural para por os trabalhos dos alunos e expor na parede da escola.
  • conversa informal sobre o dia Nacional do Livro Infantil e explicação do livrinho que será confeccionado pelos alunos sobre os índios.
  • Atividade 4: início da confecção dos livrinhos.
    Mostrar o livrinho para os alunos e contar a historinha mostrando as figuras e questionando-os.
  • Após terminar as atividades dos livrinhos, em círculo pedir que os alunos contem a historinha, analisando as figuras.

  • Atividade 5: Pescaria do índio.
    Materiais: vários peixinhos de papel duro e com um furinho, palitos de churrasquinho, uma caixa de papelão, areia, um cabo de vassoura com um arame na ponta.
    Fixar em cada peixinho um palito de churrasquinho e colocá-los na caixa com areia. Cada aluno terá que pescar um peixe (com o cabo de vassoura).

  • Atividade 6: O cacique mandou.
    Material: um cocar.
    Em círculo e um aluno no centro usando um cocar, representando um cacique, terá que ordenar algo para o restante da turma fazer, por exemplo: “cacique quer que índios pulem com um pé só. Após ele escolherá outro para ser o cacique e passará o cocar. Assim sucessivamente.
  • Atividade 7: confecções de colares de índio.
    Material: macarrão canudo, tinta têmpera, muc.
  1. Primeiro momento:
    Dividir a turma em três grupos, o vermelho, verde, amarelo.
    Cada grupo receberá uma quantidade de macarrão e uma tonalidade de cor, onde eles terão que pintar os macarrões.
    Expor os macarrões ao sol para secá-los.
  2. Segundo momento:
    Misturar todos os macarrões pintados.
    Sentados em círculo, cada aluno receberá um cordão e fará o seu colar usando os macarrões colorido.
  • Atividade 8: pintar o cocar.
    Materiais: folhas com o desenho de um cocar, giz de cera, muc.
    Os alunos terão que enfeitar seu cocar.

  • Atividade 9: Hora do conto - contar a lenda da mandioca, mostrando as imagens, e questionando os alunos. Após pedir que os alunos contem a lenda.

  • Atividade 10 culminância do projeto: fazer a pintura facial nos alunos, de índio, e colocar os acessórios, cocar e colares.


 PROJETO: O ÍNDIO EM NOSSOS LIVRINHOS.

Projeto: O índio em nossos livrinhos.

Duração: 13 a 18 de abril.

Justificativa: Sendo comemorado no dia 18 de abril, o dia Nacional do livro infantil, será através deste que desenvolverei o projeto “O índio em nossos livrinhos”, aproveitando este para trabalhar o dia do índio, relatando a importância, a valorização da cultura e a preservação dos povos indígenas.

Objetivo geral: desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância dos livros e da história dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares através da confecção de um livrinho.

Objetivos específicos:
Conhecer e refletir sobre a história dos índios, usos e costumes;
Conhecer e valorizar livros infantis;
Estabelecer e preservar o canto da biblioteca na sala de aula;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
Interpretar e relacionar figuras relacionadas ao índio;
Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

Conteúdo:
Data comemorativa – dia do livro e do índio;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem;
· Expressão corporal;
· Noção de quantidade;
· Seriação;
· Historinhas;
Criatividade, imaginação e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:
Conversa informal sobre os índios, seus usos e costumes;
Visualização de imagens e vídeo no DVD relacionadas a os índios;
Músicas: Indiozinhos e Brincar de Índio;
Historinhas e dramatizações: A sopa dos dez indiozinhos, A lenda da mandioca;
Jogos: dominó do índio, quebra-cabeça;
Confecção do livrinho dos índios;
Painel da biblioteca com bolsos para por livros infantis;
Confecção do cartaz ilustrado da música “os indiozinhos”;
Confecção de cocar e bracelete de macarrão,
Dramatização da música: os indiozinhos;
Pintura facial;
Grafismo, colagem e pintura.

Culminância: entrega dos livrinhos e acessórios dos índios confeccionados pelos alunos.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO OS ÍNDIOS


Projeto: Os Índios.
Duração: uma semana.
Justificativa: Os índios foram os primeiros povos que habitaram no Brasil, é elemento sempre presente na cultura brasileira.
É de suma importância que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer um pouco desta história, mesmo com as mudanças ocorridas, ao longo da História do nosso Brasil.
Objetivo geral: Desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância de conhecer a história dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares.
Objetivos específicos:
  • Conhecer e refletir sobre a história dos índios
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
  • Trabalhar diferentes tipos de moradia;
  • Trabalhar diferentes tipos de vestuário;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Interpretar e relacionar figuras relacionadas ao índio;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
  • Trabalhar quantidades.
Conteúdos:
  • Data comemorativa – dia do Índio e dia do Descobrimento do Brasil;
  • História, hábitos e costumes indígenas;
  • Linguagem oral;
  • Motricidade fina e ampla;
  • Artes plásticas: modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, traçados;
  • Expressão corporal;
  • Noção de quantidade.
Metodologia:
  • Conversa informal sobre os índios, seus usos e costumes; descobrimento do Brasil;
  • Músicas: Indiozinhos e Brincar de Índio;
  • Historinhas e dramatizações: Os Indiozinhos e sua oca. A sopa dos dez indiozinhos, A lenda da mandioca;
  • Painel: primeiros habitantes;
  • Confecção de cocar e colares de macarrão,
  • Dramatização da música: os indiozinhos;
  • Maquete;
  • Vídeo: Tainá-Uma Aventura na Amazônia;
  • Jogo da memória;
  • Brincadeiras de índios;
  • Confecção do Índio articulado;
  • Pintura facial.
Culminância: fantasiando-se de índios, danças e brincadeiras.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO ÍNDIO

Rotina: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.

Rodinha: apresentação do projeto Índio.
Conversa informal, sobre os índios, usos e costumes.
Material: álbum ilustrado.
Contar a história dos índios através do álbum ilustrado e após recontar a história dos índios montando uma maquete (onde o chão é o mapa do Brasil).

ALBUM ILUSTRADO:








MAQUETE - fiz para contar a história dos índios:no momento que contava a história ia montando a maquete.


Molde do mapa que usei para fazer a maquete:









Atividade 1: INDIOS: OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL.
Materiais: Mapa Mundi, folha com o desenho do mapa do Brasil, folhas com desenhos de indiozinhos e muc.
Mostrar aos alunos a localização do BRASIL no mapa Mundi. Após distribuir as folhas, onde eles terão que colorir, recortar e colar os indiozinhos dentro do mapa do Brasil. Montar um mural para expor na escola.


JANTA / HIGIENE.

Atividade 2: O cacique mandou.
Material: um cocar.
Em círculo e um aluno no centro com o cocar na cabeça será o Cacique, ele terá que mandar o restante da tribo executar algo (mesmo que o chefinho mandou) e todos terão que fazer após é escolhido outro aluno para ser o Cacique, assim sucessivamente até todos participarem.

Tarefinha de casa: ligar o índio em seus costumes

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