Rotina: música de entrada, chamada viva e lanche/higiene.
Rodinha: apresentação do projeto Índio.
Conversa informal, sobre os índios, usos e costumes.
Material: álbum ilustrado.
Contar a história dos índios através do álbum ilustrado e após recontar a história dos índios montando uma maquete (onde o chão é o mapa do Brasil).
ALBUM ILUSTRADO:
MAQUETE - fiz para contar a história dos índios:no momento que contava a história ia montando a maquete.
Molde do mapa que usei para fazer a maquete:
Atividade 1: INDIOS: OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL.
Materiais: Mapa Mundi, folha com o desenho do mapa do Brasil, folhas com desenhos de indiozinhos e muc.
Mostrar aos alunos a localização do BRASIL no mapa Mundi. Após distribuir as folhas, onde eles terão que colorir, recortar e colar os indiozinhos dentro do mapa do Brasil. Montar um mural para expor na escola.
JANTA / HIGIENE.
Atividade 2: O cacique mandou.
Material: um cocar.
Em círculo e um aluno no centro com o cocar na cabeça será o Cacique, ele terá que mandar o restante da tribo executar algo (mesmo que o chefinho mandou) e todos terão que fazer após é escolhido outro aluno para ser o Cacique, assim sucessivamente até todos participarem.
Tarefinha de casa: ligar o índio em seus costumes
PROJETO ÍNDIO
Atividade 1: 10 indiozinhos.
encontrei na web.
encontrei na web.
Materiais: 10 palitos (pás de sorvete), hidrocor, sacos de papel (material por criança).
Como fazer: Contar a história e preparar os 10 indiozinhos. Cada criança pega 10 palitos, conta e numera. Do outro lado com auxílio do professor, desenha um rosto em cada palito. O saco de papel será a “oca”, desenha a oca na frente do saco. Deixar o saco aberto na hora da brincadeira. Ao cantar cada estrofe, a criança guarda um indiozinho dentro da oca, ao contar deve apontar cada indiozinho que ficou do lado de fora (correspondência biunívoca).
Era uma vez dez indiozinhos que gostavam de passear pela floresta. Quando voltavam para casa, entrava um de cada vez. Eles contavam quem ficava do lado de fora assim: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. E cantavam assim:
Dez indiozinhos andando sem parar
Um entrou em sua casa...
Quantos faltam para entrar?
Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
Nove indiozinhos andando sem parar
Um entrou em sua casa...
Quantos faltam para entrar?
Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
Oito indiozinhos andando sem parar
Um entrou em sua casa...
Quantos faltam para entrar?
Contando: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
(... da mesma forma até o último, sempre tirando um)
Um indiozinho andando sem parar
Ele entrou em sua casa...
Quantos faltam para entrar?
Nenhum.
Música: Dez indiozinhos.
Materiais: rádio e cd.
JANTA/ HIGIENE
Atividade 2: trabalhando a atenção e a contagem numérica.
Atividade 3: Índio articulado.
Trabalhando a motricidade fina, através da pintura, recorte e montagem com cordão. O SAPO
"O SAPO, O SAPO,
NA BEIRA DA LAGOANÃO TEM! NÃO TEM!
RABINHO E NEM ORELHAS
UÁ, QUÁ, QUÁ, UÁ, QUÁ, QUÁ
, QUÁ, QUÁ, UÁ, QUÁ, QUÁ".
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
CANTAR E FAZER COREOGRAFIA COM A MÚSICA;
ATIVIDADE COM GRAFISMO:
ATIVIDADE COM DOBRADURA:
ATIVIDADE COM ALINHAVO E COLAGEM DE BOLINHAS DE PAPEL:
FAZER OS FURINHOS NO CONTORNO DO ROSTINHO DO SAPINHO, ONDE OS ALUNOS IRÃO ALINHAVAR COM A LÃ.
COLAR O SAPO DE DOBRADURA EM UMA ILUSTRAÇÃO DE LAGOA:
TERMINAR E COLORIR O RÃ:
PROCURAR MAIS MÚSICAS DE SAPO:
PROJETO PÁSCOA
Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.
Rodinha: conversa informal e explicação sobre as atividades de rua que serão feita.
Atividade 1: Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Atividade 2: Caça aos Ovos
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Atividade 2: Caça aos Ovos
Preparação: Confenfeccionar várias bolinhas de papel representando ovinhos de Páscoa. Esconde-los em diversos lugares.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.
Desenrolar: As crianças terão que procurar os ovos pela sala. Nesta fase trabalharão individualmente. Após junto com o professor terão que fazer a contagem dos ovos e ver quem achou mais.
Atividade 3: Hop... Hop... COELHINHO
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...
Brincadeiras livres no pátio: playground.
Manuseio de livros infantis.
Manuseio de livros infantis.
5 PLANO
Rotina: organização e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.
Atividade: pintar e levar o coelho a sua toca.
Musicas e ritmo: O coelhinho da Páscoa, A história da cabana, O coelho, e outras.
Jogos com peças: legos e quebra-cabeça.
Cineminha: Xuxa 4.
6 plano
Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre a aula.
Atividade 1: cantar as músicas “O coelhinho da páscoa”, “A história da cabana” e “ O coelho”.
Atividade 2: cantar a música – “MERENDINHA” onde ela será cantada todos os dias antes do lanche e da janta. Ela fará parte da rotina.
Merendinha gostosinha
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)
Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.
Vou a Deus agradecer, agradecer
E depois com alegria
A merendinha eu vou comer
Comer, comer/ Comer, comer
Comer, comer/ para crescer!
(pintinho amarelinho)
Atividade 3: cantar a música - “Coelhinho bossa nova”.
Coelhinho Bossa Nova
Eu sou coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.
Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.
Vou contar para vocês
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora
Chorar por uma cenourinha nha – nha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura não dou bola
Eu só tomo Coca-Cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa, mora.
Atividade 4: pintar, colar algodão e recortar a orelha do coelho.
Atividade 5: (fazer furos com furador em volta do rostinho do coelho)
- pintar e alinhavar com cordão o rostinho do coelho.
Poderá também gostar de:
Reações: |
PLANOS DE AULA (PROJETO PÁSCOA)
Author: Aline Pires. | at:06:11 | Category : projeto páscoa |
Rotina: chamada e calendário.
3 PLANO:
Atividade: dedoches – mimeografar vários dedoches (dois para cada aluno) em uma folha e pedir aos alunos que pintem e recortem com auxilio do professor. Após colocá-los nos dedos e cantar a música Coelhinho da Páscoa, movimentando os dedoches.
Rodinha: em círculo, mostrar aos alunos um cartaz ilustrando a Páscoa, após conversar sobre o assunto e questioná-los.
Atividade: hora do conto. (contar a história e após questionar os alunos).
O coelhinho que não era de Páscoa
Ruth Rocha
Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho.Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos.Aprendia a pular, aprendia a correr...Aprendia qual a melhor couve para se comer.Os coelhinhos foram crescendo,
chegou a hora de escolherem uma profissão.Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.E todos queriam ser coelhos de Páscoa,
como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:- E você Vivinho, e você?- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:- OOOOOHHHHH!!!Vivinho arranjou uma porção de amigos:O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.
- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?- Os irmãos de Vivinho diziam.Os pais de Vivinho se aborreciam:- Um coelho tem que ter uma profissão.Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?
- Não se preocupem – Vivinho dizia
– estou aprendendo uma ótima profissão.- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.Vivinho sorria e saía, pula, pulando
para se encontrar com seus amigos.O tempo passou. A Páscoa estava chegando.Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.Mas as fábricas tinham muitas encomendas.
Não tinham mais ovinhos para vender.Em todo lugar a resposta era a mesma:- Tudo vendido. Não temos mais nada...O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.Mas a resposta era sempre a mesma:- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...
Os dois voltaram pra casa desanimados.- Ora essa. Isso nunca aconteceu...- Não podemos despontar as crianças...- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...Os irmãos do coelhinho estavam tristes:- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...
Vivinho vinha chegando com Melinda.- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?- É que nós não sabemos.
Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!
- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.- Será que ele sabe? – disse o Pai?- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.- E como você aprendeu? – perguntaram todos.- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e
a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.E era Vivinho quem comandava o trabalho.E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.As cestas de ovos estavam prontas.
E os pais de Vivinho estavam contentes.A mãe de vivinho disse:- Agora, nosso filho tem uma profissão.E o pai de Vivinho falou:- Cada deve seguir a sua vocação...
chegou a hora de escolherem uma profissão.Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.E todos queriam ser coelhos de Páscoa,
como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:- E você Vivinho, e você?- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:- OOOOOHHHHH!!!Vivinho arranjou uma porção de amigos:O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.
- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?- Os irmãos de Vivinho diziam.Os pais de Vivinho se aborreciam:- Um coelho tem que ter uma profissão.Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?
- Não se preocupem – Vivinho dizia
– estou aprendendo uma ótima profissão.- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.Vivinho sorria e saía, pula, pulando
para se encontrar com seus amigos.O tempo passou. A Páscoa estava chegando.Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.Mas as fábricas tinham muitas encomendas.
Não tinham mais ovinhos para vender.Em todo lugar a resposta era a mesma:- Tudo vendido. Não temos mais nada...O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.Mas a resposta era sempre a mesma:- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...
Os dois voltaram pra casa desanimados.- Ora essa. Isso nunca aconteceu...- Não podemos despontar as crianças...- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...Os irmãos do coelhinho estavam tristes:- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...
Vivinho vinha chegando com Melinda.- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?- É que nós não sabemos.
Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!
- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.- Será que ele sabe? – disse o Pai?- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.- E como você aprendeu? – perguntaram todos.- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e
a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.E era Vivinho quem comandava o trabalho.E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.As cestas de ovos estavam prontas.
E os pais de Vivinho estavam contentes.A mãe de vivinho disse:- Agora, nosso filho tem uma profissão.E o pai de Vivinho falou:- Cada deve seguir a sua vocação...
Atividade 2: Pintar, decorar os ovinho da cesta.
Atividade 3: música - Coelhinho da Páscoa
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Olga Bhering Pohlmann
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir!
Olga Bhering Pohlmann
Atividade 4: jogo das quantidades.
Materiais: várias fichas com desenho de ovinhos (três com um ovo em cada, três com dois ovos em cada e três com três ovos em cada).
Desenvolvimento: antes de a brincadeira começar, questionar e mostras no concreto, as quantidades de um a três.
Num determinado lugar colocar as fichas misturadas. Formar três grupos, e ao sinal do professor, um aluno de cada grupo terá que buscar a ficha com um ovo, após é escolhido outros três alunos que terão que buscar as fichas com dois ovos e logo outros buscarão as fichas com três ovos. Assim será com as fichas dos coelhinhos coloridos, o professor dirá a cor e os três alunos de cada grupo terão que buscá-los.
Num determinado lugar colocar as fichas misturadas. Formar três grupos, e ao sinal do professor, um aluno de cada grupo terá que buscar a ficha com um ovo, após é escolhido outros três alunos que terão que buscar as fichas com dois ovos e logo outros buscarão as fichas com três ovos. Assim será com as fichas dos coelhinhos coloridos, o professor dirá a cor e os três alunos de cada grupo terão que buscá-los.
Atividade 5: jogo das cores.
Materiais: várias fichas com desenho de coelhinhos nas cores: azul, amarelo e vermelho.
Desenvolvimento: antes de a brincadeira começar, questionar e mostras no concreto, as cores.
A formação segue a mesma da brincadeira anterior. Porem os alunos, a pedido do professor, terá que buscar os coelhos na ditada.
Coelhinhos para colorir com as cores azul, amarelo e vermelho. (três cópias de cada)
Desenvolvimento: antes de a brincadeira começar, questionar e mostras no concreto, as cores.
A formação segue a mesma da brincadeira anterior. Porem os alunos, a pedido do professor, terá que buscar os coelhos na ditada.
Coelhinhos para colorir com as cores azul, amarelo e vermelho. (três cópias de cada)
Ovinhos para por em quantidade certa nas fichas. (três cópias de cada).
2 PLANO:
Rotina: chamada e organização dos alunos para o lanche.
Rodinha: cantar a música da aula anterior.“Coelhinho da Páscoa”.
Aplicar novamente o jogo das cores e das quantidades, da aula anterior.
NOVA MÚSICA: “A história da cabana” (Xuxa 3) após assistir a música no dvd.
Na cabana da floresta
morava uma linda garotinha
um coelhinho bateu na porta
pedindo ajuda:- Socorro! Socorro, por favor! Estou fugindo do caçador!
- Coelhinho pode entrar que eu vou te salvar.
Bis.
Debater:Sobre a importância dos animais;
Sobre a caça;
Sobre a solidariedade;
Dramatização: encenar a música, montando um cenário com os alunos representando a casa e a floresta.
Obs: repetir várias vezes a cena, até que todos participem.
Confecção do cartaz do coelho.Materiais: cartolina e muc.
Bis.
Debater:Sobre a importância dos animais;
Sobre a caça;
Sobre a solidariedade;
Dramatização: encenar a música, montando um cenário com os alunos representando a casa e a floresta.
Obs: repetir várias vezes a cena, até que todos participem.
Confecção do cartaz do coelho.Materiais: cartolina e muc.
Desenvolvimento: fazer o desenho do coelho com uma cesta, no tamanho de uma cartolina. Pedir para os alunos colorir os ovos desenhados no papel e após recortá-los para colá-los na cesta do coelho. Fixar o cartaz na porta da sala.
Brinquedo livre no pátio- playground.
Desenhos de ovos para colorir:
Brinquedo livre no pátio- playground.
Desenhos de ovos para colorir:
3 PLANO:
Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.
Rodinha: conversa informal sobre os símbolos da Páscoa, questionar e debater com os alunos.Mostrar em fichas os símbolos e explicá-los:
Atividade: dedoches – mimeografar vários dedoches (dois para cada aluno) em uma folha e pedir aos alunos que pintem e recortem com auxilio do professor. Após colocá-los nos dedos e cantar a música Coelhinho da Páscoa, movimentando os dedoches.
Cartaz dos números: fixar na parede os cartazes com os números de 1 a 3 e suas quantidades.
Brincadeiras:
· Ache seu ovo ou seu coelho correspondente - Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí, em dupla.
· Em duplas distribuir um quebra-cabeça, onde a dupla terá que montá-lo. O quebra-cabeça terá 4 partes (peças).
· Ache seu ovo ou seu coelho correspondente - Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí, em dupla.
· Em duplas distribuir um quebra-cabeça, onde a dupla terá que montá-lo. O quebra-cabeça terá 4 partes (peças).
Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse": Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido.
Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate ou cenoura, etc. Após deixar os alunos dizer os movimentos aos colegas (ser o coelho).
Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate ou cenoura, etc. Após deixar os alunos dizer os movimentos aos colegas (ser o coelho).
Assinar:
Postagens (Atom)