ESSE PROJETO FOI REALIZADO COM PESQUISA DA WEB.
Projeto: Folclore.
Tema: O folclore na sala de aula.
Clientela atingir: alunos de 03 a 04 anos de idade.
Duração: 17 a 31 de agosto de 2009.
Justificativa: Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc.,
Objetivo geral:
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
Objetivos específicos:
- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular o gosto pelo pela cultura popular;
- Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
- Conhecer algumas lendas folclóricas;
- Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Ampliar o vocabulário;
- Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;
- Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
- Desenvolver e estimular a expressão corporal;
Conteúdos:
- Data comemorativa – Folclore;
- Coordenação motora – ampla e fina;
- Discriminação auditiva e visual;
- Expressão oral;
- Esquema corporal;
- Ritmo e dança;
- Músicas;
- Artes plásticas;
- Dramatização e criatividade;
- Sistema de numeração – noção de quantidade;
- Formas e cores;
Metodologia:
- Conversas e debates relacionados ao tema;
- Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
- Recortes e colagens;
- Jogo – memória e quebra-cabeça;
- Reprodução de histórias;
- Músicas – cantigas;
- Historinhas e lendas;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação;
- Confecção de um painel da lenda do Boto;
- Construção da Árvore do Curupira;
- Confecção de um painel do Saci-Pererê;
- Construção do mural da lenda da Iara;
- Construção do Boitatá com material de sucata;
- Construção de brinquedos;
- Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.
Culminância: exposição dos trabalhos confeccionados pela turma e apresentação da peça teatral “As aventuras de Saci.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves