PROJETO PÁSCOA


Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Rodinha: confeccionar cestinhas de Páscoa.




Brincadeiras no pátio:

Hop... Hop... COELHINHO (a pedido dos alunos).
Música e ritmo (relacionada à Páscoa).Playground.


8 plano

Rotina: organização dos alunos para o lanche e chamada.

Atividade 1:

Continuação das confecções de cestas de Páscoa.
Picotar papel para colocar nas cestinhas.
Arrumar um lugar onde ficará as cestinhas de Páscoa, a espera dos doces.

Atividade 2: jogo da memória da Páscoa.





Atividade 3: em duplas jogar o jogo de memória da Páscoa.
Brincadeira livre na sala.

PROJETO CIRCO

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: hora do conto.

Materiais: rádio e cd O leão cantor.

Uma historinha que fala de um circo que chegou à cidade e de um leão que era obrigado a ser mau. Até que no decorrer da história um menino chamado Joãozinho o ajuda a ser o que ele mais queria ser CANTOR.

Educação Física

Brincadeira: DANÇA DO JORNAL.
Espalhar folhas de jornal pelo chão da sala, em número igual ao de alunos no exercício. Depois coloca uma música de fundo e pede aos mesmos que andem aleatoriamente pela sala. Enquanto a música toca e os alunos caminham, o professor informa que realizará uma “brincadeira” semelhante à “dança das cadeiras”. Alerta os mesmos de que as folhas espalhadas no chão substituirão as cadeiras, e que ao parar a música os mesmos deverão pisar em uma destas folhas para não serem “eliminados” da brincadeira. Aqueles que forem “eliminados” deverão se retirar. O exercício segue a partir do momento em que o instrutor retira uma ou mais folhas do chão da sala, e faz uma pausa na música. Isso ocorre repetidas vezes, até que reste somente um “vencedor”.

2.Brincadeira: JOGA A BOLA.
Os alunos em círculo e o professor ao centro com uma bola. O professor joga a bola a um aluno e este o retorna, e assim sucessivamente até todos jogarem.

3.Brinquedo livre: PLAYGROUND.

4. Brincadeira: CIRCO.
Em círculo o professor inicia falando: - um Circo chegou à cidade, nele tinha muitos animais, ele trouxe um (ESCOLHER UM ALUNO, DIZER AO SEU OUVIDO O NOME DE UM ANIMAL, ESTE TERÁ QUE IMITAR UM ANIMAL E OS OUTROS TERÃO QUE DESCOBRIR QUAL ANIMAL ELE ESTÁ IMITANDO).


Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: conversa informal sobre a fantasia que os alunos irão usar na festinha de encerramento do projeto.

Confecção

· Colarinho do palhacinho: Distribuir aos alunos os babadinhos de tnt (para o pescoço), onde eles terão que decorá-los com recortes de papel colorido. Será usado no pescoço como acessório na festinha.

· Óculos: colorir e decorar com cola colorida os óculos do palhaço. Acessório para usar na festinha.


Música nova: ensinar a música e dramatizá-la. O Palhacinho atrapalhado. Xuxa circo.
Era um palhacinho
Muito Atrapalhado
Dava Piruetas
Fazia Caretas
Sempre Que Pulava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Esse Palhacinho
Tinha Um Monociclo
Dava Muitas Voltas
Ao Redor Do Circo
Sempre Que Parava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia

Corre, Corre, Corre Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Pula, Pula, Pula Palhacinho
Segura, Segura, Segura Essa Calça
Só Mais Uma Vez, Só Pra Gente Rir
Que Palhaço Mais Engraçado
Deixou Ela Cair

Bem No Finalzinho
Da Apresentação
O Nosso Palhacinho
Mexia O Popozão
Sempre Que Dançava
A Calça Caia
Ele Ria
Ele Chorava
E O Público Aplaudia
Ele Ria, Ele Chorava E O Público Aplaudia


Brinquedo livre na sala.





Rotina: chamada e calendário.
Hora do conto e teatrinho: contar a história, e após encenar (dramatizar) com os alunos.

Materiais: nariz de palhaço e cenário.
Personagens: palhaço Pimpolho, anjinho, platéia (que será o restante da turma).
Encenar a história várias vezes substituindo os personagens, para que todos participem.


O palhaço Narigudo
Era uma vez um palhaço que se clamava PIMPOLHO. Ele adorava trabalhar no circo, todos achavam muita graça de tudo o que ele contava e fazia, mas o palhaço não estava muito contente com o seu NARIZ.
Numa certa noite ele pediu para o papai do céu para diminuir o seu NARIZ que era muito grande.
Então papai do céu, enviou um anjo para resolver o problema que tanto preocupava o nosso amigo PIMPOLHO.
Quando amanheceu o dia ele foi lavar o rosto e se olhou no espelho ele ficou assustado de ver que o seu nariz tinha diminuído.
Lá foi ele no circo para alegrar as pessoas, mas por mais palhaçada que ele fazia ninguém achava mais graça em nada que ele fazia.
Ele começou a ficar muito triste até que certa noite, o papai do céu mandou novamente o anjinho para socorrer o nosso amigo Pimpolho.
Quando amanheceu o dia Pimpolho ficou surpreso quando olhou no espelho e viu que o seu nariz tinha voltado ao tamanho normal (BEM GRANDE).
Quando ele voltou no circo todos gritavam:
- Que palhaço engraçado!!!
Voltou à alegria do circo e ele agradecido nunca mais reclamou do seu nariz.

Atividade: confecção de um móbile.
Materiais: palitos de churrasquinho, papel crepom, desenhos de palhacinhos, cordão, muc.
Desenvolvimento: distribuir dois palitos para cada aluno, pedir a eles que passem cola em volta dos palitos e após colem o papel crepom cobrindo-o. Com auxilio do professor, amarrar um palito ao outro (tipo uma cruz). Colorir os desenhos com lápis de cor e recortá-los. Amarrar um cordão em cada desenho e fixá-lo nas pontas dos palitos.


Músicas: cantar e dançar as músicas “O palhacinho” e “O palhaço atrapalhado”.
Brinquedo livre no pátio.

PROJETO FOLCLORE


ESSE PROJETO FOI REALIZADO COM PESQUISA DA WEB.
Projeto: Folclore.
Tema: O folclore na sala de aula.
Clientela atingir: alunos de 03 a 04 anos de idade.
Duração: 17 a 31 de agosto de 2009.
Justificativa: Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc.,
Objetivo geral:
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
Objetivos específicos:
  • Valorizar as manifestações culturais;
  • Estimular o gosto pelo pela cultura popular;
  • Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
  • Conhecer algumas lendas folclóricas;
  • Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
  • Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda;
  • Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
  • Desenvolver e estimular a expressão corporal;
Conteúdos:
  • Data comemorativa – Folclore;
  • Coordenação motora – ampla e fina;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Expressão oral;
  • Esquema corporal;
  • Ritmo e dança;
  • Músicas;
  • Artes plásticas;
  • Dramatização e criatividade;
  • Sistema de numeração – noção de quantidade;
  • Formas e cores;
Metodologia:
  • Conversas e debates relacionados ao tema;
  • Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
  • Recortes e colagens;
  • Jogo – memória e quebra-cabeça;
  • Reprodução de histórias;
  • Músicas – cantigas;
  • Historinhas e lendas;
  • Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
  • Elaborar um gráfico com o resultado da votação;
  • Confecção de um painel da lenda do Boto;
  • Construção da Árvore do Curupira;
  • Confecção de um painel do Saci-Pererê;
  • Construção do mural da lenda da Iara;
  • Construção do Boitatá com material de sucata;
  • Construção de brinquedos;
  • Teatrinho das “Travessuras de Saci-Pererê”.
Culminância: exposição dos trabalhos confeccionados pela turma e apresentação da peça teatral “As aventuras de Saci.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves

PROJETO CIRCO

Rotina: chamada e calendário.

Rodinha: organização da sala e preparação dos alunos para tirar fotos com roupas de palhacinho.
Materiais: tinta especial para maquiar o rosto; um cenário, roupas de palhacinho.

Brinquedo livre na sala.

Atividade com alinhavo: os alunos terão que pintar e recortar a gravatinha do palhaço, após com auxilio do professor, fazer furos ao contorno da gravatinha do palhaço, aonde os alunos irão com um cordão alinhavá-la.

PROJETO INDEPENDENCIA DO BRASIL

Projeto:Independência do Brasil. 

Tema: Pátria Amada Brasil.

Clientela atingir: alunos de 04 meses a 05 anos de idade.

Duração: 01 a 20 de setembro de 2009.

Justificativa: Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.

Objetivo geral: Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação. 

Objetivos específicos:
• Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
• Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
• Conhecer melhor a nossa história;
• Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
• Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
• Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência;
• Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
• Conhecer a história do gaúcho, seus hábitos e tradições. Culinária, vestimenta, música e dança.
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo; 
• Desenvolver a linguagem oral;
• Ampliar o vocabulário;
• Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Trabalhar cores, formas e quantidade;

Conteúdos: 
• Datas comemorativas: Independência do Brasil e Semana Farroupilha.
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Cores e formas.

Metodologia por turma: cada turma ficará encarregada de entregar sua metodologia que será anexada ao projeto.

Culminância: Desfile Cívico no dia 20 de setembro. 

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO CRIANÇA E NATUREZA

Projeto: Criança e a natureza.

Tema: Brincando e aprendendo se faz a educação.

Clientela atingir: alunos de 04 meses a 05 anos de idade.

Duração: 21 de setembro a 30 de outubro de 2009.

Justificativa: Esse Projeto foi desenvolvido devido à necessidade de mostrar ao nosso educando, que é possível brincar e aprender de uma forma lúdica e construtiva, visando à socialização do nosso fazer pedagógico.

O futuro está em nossas mãos e na de nossos pequeninos, por isso a importância de conhecer e preservar a natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência, vivenciando a alegria da chegada da primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

Objetivo geral: Promover a socialização e a integração, escola, educando, família e comunidade, de uma forma lúdica proporcionando momentos de construção de conhecimento e aprendizagem.

Objetivos específicos:

* Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência;
* Conhecer as estações do ano;
* Apreciar e valorizar a natureza que nos rodeia;
* Cuidar das plantas;
* Conhecer as partes de uma planta e como plantá-la;
* Preservar o maio ambiente;
* Conhecer e diferenciar os tipos de animais: aquático, terrestre, aéreo;
* Trabalhar e desenvolver as percepções e a atenção;
* Trabalhar as cores, formas e texturas;
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
* Desenvolver a socialização, incentivando o trabalho em grupo;
* Desenvolver a linguagem oral;
* Ampliar o vocabulário;
* Estimular a opinião e o espírito crítico através de perguntas e conversas;
* Despertar “gostos” pelas brincadeiras, músicas e danças;
* Valorizar brinquedos confeccionados com material de sucata;
* Proporcionar o contato com diversos materiais;
* Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
* Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
* Produzir trabalhos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
* Desenvolver e estimular a expressão corporal;
* Cuidar e valorizar os livros;
* Estimular o gosto pela leitura.

Conteúdos:

* Datas comemorativas: dia da árvore, início da primavera, dia do professor, dia internacional dos animais, dia da criança, semana da água, dia nacional do livro, dia das bruxas;
* Cor, forma e textura;
* Noção de quantidade;
* Motricidade ampla e fina;
* Discriminação auditiva e visual;
* Expressão oral;
* Esquema corporal;
* Ritmo e dança;
* Artes plásticas;
* Dramatização e criatividade;
* Os sentidos.

Metodologia:

* Conversas e debates relacionados ao tema: dia da árvore, primavera, dia internacional dos animais, dia da criança, dia do professor, semana da água, dia nacional do livro, dia das bruxas;
* Desenhos e pinturas relacionados ao tema;
* Técnicas de pintura;
* Pontilhados e traçados: “levar a abelhinha até a flor”, “ligar os animais a suas moradias”;
* Dedoches dos animais;
* Recortes e colagens: “Minhas professoras são assim”, “Animaizinhos”;
* Confecção do brinquedo: “Peixe fora d’água”;
* Confecção de um arranjo de flores com garrafas pet;
* Jogo das frutas, jogo da velha dos animais, jogo das cores, jogo da memória dos animais;
* Músicas relacionadas ao tema: “A sementinha - Aline Barros”, “Criança feliz”, e músicas de animais;
* Hora do conto: “Aconteceu com Margarida”, “Disse os animaizinhos”;
* Histórias em sequência: “A árvore”, “A sementinha”;
* Experiência da batata;
* Diário da experiência da batata;
* Mural do dia da árvore: mãozinhas, carimbada representando a copa da árvore, bolinhas de papel marrom representando o tranco da árvore, borboletas e florzinhas com material de sucata.
* Confecção de brinquedos de sucata: bilboquê, vai e vem, pé de lata, cavalinho de pau;
* Tarde das atividades e gincana integradas com as turmas;
* Brincadeiras e jogos dirigidos;
* Passeio a biblioteca municipal;
* Confecção do livrinho: “A historia da gotinha”.
* Dramatização: Teatrinho - “A linda rosa juvenil”;
* Confecção do cenário “A linda rosa juvenil”;
* Confraternização do dia das crianças;
* Festa à fantasia. 

Culminância: Festa à fantasia.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras.

“Se quiser colher em curto prazo, plante cereais.

A longo prazo, plante árvores frutíferas.

Mas, se quiser colher para sempre,

eduque uma criança”.

(desconheço o autor)

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