QUEM SOU EU
Identidade; Família; Conhecimento do corpo, suas partes e sentidos;
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TURMA: Maternal I Profª.: Sylvia
Período: Fevereiro e Março
Objetivos Geral Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos .
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Participar da organização da rotina diária.
Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
QUESTÃO DESENCADEADORA: Criar histórias com fantoches conversando com as crianças sobre a novidade que cada um está vivendo.
MOVIMENTO
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Conteudo
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Conteudo
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Conteudo
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
MATEMÁTICA
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Conteudo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).
ARTES VISUAIS
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Conteudo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos.
Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
MÚSICA
Objetivos Específicos
Brincar com a música.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Conteudo
Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.
ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;
Levantar questionamentos;
Escolher o nome da turma
Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
Atividades, brincadeiras e jogos;
Pinturas diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Experimentar alimentos variados;
Desenho livre;
Histórias;
Músicas;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Quem sou eu?
Maternal I - Profª Sylvia
Adaptação
Cantar músicas, pintura no chão com trincha e água, bolinha de sabão, folhear revistas, contar histórias, passear pela escola, brincar na graminha.
Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias (pedir as fotos para o período de adaptação) que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
Para relaxar;
Borboletinha estava cansada
tão cansadinha que resolveu;
Foi pra flor e ficou parada
tão quietinha que adormeceu!
1,2,3 guardei a minha voz:
Zip, zap zup!!
Para trabalhar afetividade.
"Sai, sai, sai jacaré sai dessa lagoa.
Põe uma mão na cabeça,
outra na cintura,
dá um remelexo no corpo,
e dá um abraço no outro."
Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.
Vamos cantar músicas que falem os nossos nomes.
BOA TARDE
Bom tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
boa tarde amiguinho (nome do amigo)como vai?
TUDO BEM.
faremos o possível para sermos bons amigos
boa tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
O SAPO NÃO LAVA O PÉ (substitua a palavra sapo pelo nome do aluno)
O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!
Meu corpo
Vamos cantar músicas que falemdas partes do nosso corpo;
FORMIGUINHA!
Fui no mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé.
E eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar um giz, veio a formiguinha e subiu no meu nariz,
e eu sacudi, sacudi,sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar mamão veio a formiguinha e subiu na minha mão,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Palminhas
Palminhas,palminhas
Nós vamos bater
Depois, as mãozinhas
Pra trás esconder.
Para cima ,pra baixo
pra frente, pra trás
bem forte, bem fraco
pra lá e pra cá.
Os sentidos
Nosso contato com o mundo é feito através dos nossos sentidos. Os 5 sentidos ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
Tudo que sentimos com o nariz fica sob responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.
É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente.
Trabalhar o saco surpresa com objetos de vários tamanhos, texturas e formas diferentes estimulando a percepção e observação.
Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.
Família
Hoje vamos falar sobre a família. Alguém sabe o que a família? Isso mesmo, são nossos pais, irmãos, tios, avós, primos e por ai vai. A esta altura a família já esta grande e animada.
Vamos ver quem sabe o nome dos familiares?
Montar a árvore genealógica de cada um. Enviar para casa uma pesquisa sobre o nome dos familiares para preencher a árvore. (Pedir aos pais que mandem fotos ¾ dos familiares, pode ser xerocada ) Colar a foto das crianças, que foi tirada nos primeiros dias de aula. Decorar a sala com essa atividade.
FAMÍLIA
Essa é a familia real/
família tão original
uma pai(mostra o polegar)
uma mãe(indicador)
irmão (dedo médio)
uma irmão (dedo anular)
nenem tão miudinho e gentil.(minimo)2x
Canta numa melodia bem suave tipo aquelas de embalar nenem.
FOLCLORE E POESIA
Projeto FOLCLORE e POESIA
DIA DOS PAIS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Folclore e Poesia TURMA: Maternal I
Período: 04 de agosto a 29 de agosto
JUSTIFICATIVA: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo.
Acreditando na necessidade das crianças estarem em contato desde muito cedo com o texto literário, com a produção cultural de nossa sociedade é que pensamos em desenvolver um trabalho, tendo como eixo a linguagem poética contida nos poemas, poesias, parlendas, canções de ninar e quadrinhas.
Quando uma criança escreve poesia e desenha figuras, não é exatamente porque um futuro poeta ou artista plástico está lutando para desabrochar. A criação é necessária para um desenvolvimento sadio. Existem potencialidades criativas que dizem respeito a cada um de nós, em qualquer fase da vida. Segundo Vygotsky, vivenciar a leitura de um poema ganha outra dimensão quando se sabe que a criação artística auxilia a criança a superar a estreita e difícil passagem para o amplo funcionamento de sua imaginação criadora, o que vai direcionar a fantasia para uma nova etapa do desenvolvimento intelectual harmônico. O poema desperta o ritmo, o som e a possibilidade de brincar com todos os sentidos. As parlendas são formas poéticas muito antigas que cumprem essa função. Consistem no desenrolar prazeroso de um jogo de palavras rimadas, um tesouro da cultura popular. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Painel poético ilustrado;
Livros de história, de parlendas e poesias;
CD músicas folclóricas;
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Parlendas; Poesias;
Dia dos Pais;
Personagens do folclore;
OBJETIVOS:
Desenvolver a oralidade;
Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente;
Valorizar a leitura como fonte de prazer;
Valorizar o folclore;
Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore;
Resgatar brincadeiras populares;
Estimular e desenvolver o gosto pela musica e dança da cultura popular;
Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Interpretar parlendas, músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Observar o painel poético ilustrado;
Leitura das poesias do painel ilustrado;
Músicas;
Histórias e Parlendas;
Artes;
Linguagem Oral;
Natureza e Sociedade;
Brincadeiras e jogos;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
Estimular a pronúncia correta das palavras;
NATUREZA E SOCIEDADE:
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Atividades de Linguagem e Natureza e Sociedade
Dia dos Pais
Conversa informal na rodinha com os dedoches da família sobre o Dia dos Pais.
Apresentação da música dos pais;
MÚSICA DO PAPAI
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro papai eu abraçar
PARLENDA
Pisca, pisca estrelinha,
Pisca, pisca me chamando.
Quando eu crescer e,
Papai me comprar um avião,
Vou te buscar estrelinha,
Na palma da minha mão.
Folclore
Leitura feita pela professora do cartaz poético; (a leitura será feita durante todo o projeto para ajudar a memorização das palavras novas e dos versinhos).
Histórias
* Dona Baratinha – Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram: o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Ela acabou desistindo do casamento. O noivo? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Dona Baratinha resolveu pegar o dinheiro e se divertir.
* Boto Cor de Rosa – O pescador aprisionou a cor Rosa em sua rede e no final liberta o boto e todos festejam.
* A Festa no Céu – O assunto em alta era a festa no céu, na qual só entrariam os animais que voassem. Os outros bichos ficaram revoltados, especialmente o jabuti. Ele não desistiu: foi de carona com a garça. Não tendo como voltar, entrou escondido na viola do urubu que, em pleno vôo, se livrou do peso do intruso. O jabuti se esborrachou nas pedras. Cada pedaço do casco foi colado pelos anjos. E não houve mais festa no céu.
MÚSICAS
POMBINHA
Pombinha voou, voou
Caiu no laço, se embaraçou.
Oh! Dá-me um abraço, que eu desembaraço
A minha pombinha, que caiu no laço.
O MEU BOI MORREU
O meu boi morreu. O que será de mim?
Manda buscar outro, Morena, lá no Piauí.
SAPO CURURU
Sapo cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta maninha
Diz que está com frio!
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha
Pro seu casamento
MARCHA SOLDADO
Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marcha direito
Vai preso no quartel
O quartel pegou fogo
Maria deu sinal
Acode, acode ,acode
A bandeira nacional.
PARLENDAS
Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Menininha quando dorme,
Põe a mão no coração.
Uni duni te,
Salame mingúe,
Um sorvete colore,
O escolhido foi você.
ARTES:
Pequenas dramatizações com fantoches;
Participar de mímicas das músicas;
Colagem e carimbo na folha A3 para enfeitar a sala Dia dos Pais (escrever a parlenda na folha e colar estrelas, figuras masculinas e carimbo da mão).
Pintura da folha com giz de cera para a confecção do convite da festa dos pais.
Carimbo dos pés para a lembrança do dia dos pais.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;
Desenho surpresa no caderno do coração (ilustração da parlenda Batatinha...)
Pintura e colagem na folha A3 (com guache e rolinho fazer a água e colar o boto cor de rosa).
MOVIMENTO
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação
Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda;
Atividades:
Encher vários balões e brincar livremente jogando para cima;
Puxar carrinhos feitos de garrafa PET com barbante;
Brincar de passar por cima e por baixo com corda;
Correr ao comando até um ponto determinado (pátio);
Modelar livremente com massinha;
As brincadeiras de roda ajudam a desenvolver a oralidade, a socialização, o contato físico e a orientação espacial.
Músicas – Atirei o pau no gato e Não atire o pau no gato.
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
DIA DOS PAIS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Folclore e Poesia TURMA: Maternal I
Período: 04 de agosto a 29 de agosto
JUSTIFICATIVA: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo.
Acreditando na necessidade das crianças estarem em contato desde muito cedo com o texto literário, com a produção cultural de nossa sociedade é que pensamos em desenvolver um trabalho, tendo como eixo a linguagem poética contida nos poemas, poesias, parlendas, canções de ninar e quadrinhas.
Quando uma criança escreve poesia e desenha figuras, não é exatamente porque um futuro poeta ou artista plástico está lutando para desabrochar. A criação é necessária para um desenvolvimento sadio. Existem potencialidades criativas que dizem respeito a cada um de nós, em qualquer fase da vida. Segundo Vygotsky, vivenciar a leitura de um poema ganha outra dimensão quando se sabe que a criação artística auxilia a criança a superar a estreita e difícil passagem para o amplo funcionamento de sua imaginação criadora, o que vai direcionar a fantasia para uma nova etapa do desenvolvimento intelectual harmônico. O poema desperta o ritmo, o som e a possibilidade de brincar com todos os sentidos. As parlendas são formas poéticas muito antigas que cumprem essa função. Consistem no desenrolar prazeroso de um jogo de palavras rimadas, um tesouro da cultura popular. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Painel poético ilustrado;
Livros de história, de parlendas e poesias;
CD músicas folclóricas;
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Parlendas; Poesias;
Dia dos Pais;
Personagens do folclore;
OBJETIVOS:
Desenvolver a oralidade;
Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente;
Valorizar a leitura como fonte de prazer;
Valorizar o folclore;
Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore;
Resgatar brincadeiras populares;
Estimular e desenvolver o gosto pela musica e dança da cultura popular;
Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Interpretar parlendas, músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Observar o painel poético ilustrado;
Leitura das poesias do painel ilustrado;
Músicas;
Histórias e Parlendas;
Artes;
Linguagem Oral;
Natureza e Sociedade;
Brincadeiras e jogos;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
Estimular a pronúncia correta das palavras;
NATUREZA E SOCIEDADE:
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Atividades de Linguagem e Natureza e Sociedade
Dia dos Pais
Conversa informal na rodinha com os dedoches da família sobre o Dia dos Pais.
Apresentação da música dos pais;
MÚSICA DO PAPAI
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro papai eu abraçar
PARLENDA
Pisca, pisca estrelinha,
Pisca, pisca me chamando.
Quando eu crescer e,
Papai me comprar um avião,
Vou te buscar estrelinha,
Na palma da minha mão.
Folclore
Leitura feita pela professora do cartaz poético; (a leitura será feita durante todo o projeto para ajudar a memorização das palavras novas e dos versinhos).
Histórias
* Dona Baratinha – Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram: o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Ela acabou desistindo do casamento. O noivo? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Dona Baratinha resolveu pegar o dinheiro e se divertir.
* Boto Cor de Rosa – O pescador aprisionou a cor Rosa em sua rede e no final liberta o boto e todos festejam.
* A Festa no Céu – O assunto em alta era a festa no céu, na qual só entrariam os animais que voassem. Os outros bichos ficaram revoltados, especialmente o jabuti. Ele não desistiu: foi de carona com a garça. Não tendo como voltar, entrou escondido na viola do urubu que, em pleno vôo, se livrou do peso do intruso. O jabuti se esborrachou nas pedras. Cada pedaço do casco foi colado pelos anjos. E não houve mais festa no céu.
MÚSICAS
POMBINHA
Pombinha voou, voou
Caiu no laço, se embaraçou.
Oh! Dá-me um abraço, que eu desembaraço
A minha pombinha, que caiu no laço.
O MEU BOI MORREU
O meu boi morreu. O que será de mim?
Manda buscar outro, Morena, lá no Piauí.
SAPO CURURU
Sapo cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta maninha
Diz que está com frio!
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha
Pro seu casamento
MARCHA SOLDADO
Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marcha direito
Vai preso no quartel
O quartel pegou fogo
Maria deu sinal
Acode, acode ,acode
A bandeira nacional.
PARLENDAS
Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Menininha quando dorme,
Põe a mão no coração.
Uni duni te,
Salame mingúe,
Um sorvete colore,
O escolhido foi você.
ARTES:
Pequenas dramatizações com fantoches;
Participar de mímicas das músicas;
Colagem e carimbo na folha A3 para enfeitar a sala Dia dos Pais (escrever a parlenda na folha e colar estrelas, figuras masculinas e carimbo da mão).
Pintura da folha com giz de cera para a confecção do convite da festa dos pais.
Carimbo dos pés para a lembrança do dia dos pais.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;
Desenho surpresa no caderno do coração (ilustração da parlenda Batatinha...)
Pintura e colagem na folha A3 (com guache e rolinho fazer a água e colar o boto cor de rosa).
MOVIMENTO
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação
Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda;
Atividades:
Encher vários balões e brincar livremente jogando para cima;
Puxar carrinhos feitos de garrafa PET com barbante;
Brincar de passar por cima e por baixo com corda;
Correr ao comando até um ponto determinado (pátio);
Modelar livremente com massinha;
As brincadeiras de roda ajudam a desenvolver a oralidade, a socialização, o contato físico e a orientação espacial.
Músicas – Atirei o pau no gato e Não atire o pau no gato.
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
SE TUDO FOSSE COMO A MAMÃE ...
Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.Toda mãe é um pouco fada...Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça, Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice.Toda Mãe é como eu disse!
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora, ri, esquece, lembra e chora,traz remédio e sobremesa......
Tem até pai que é "tipo mãe"...Esse, então, é uma beleza !!!!!Assim é a minha mãe !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.Toda mãe é um pouco fada...Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça, Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice.Toda Mãe é como eu disse!
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora, ri, esquece, lembra e chora,traz remédio e sobremesa......
Tem até pai que é "tipo mãe"...Esse, então, é uma beleza !!!!!Assim é a minha mãe !!!!!!!!!!!!!!!!!!
NATAL
Projeto Natal Tempo de Paz
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Natal TURMA: Maternal I
Período: 21 de novembro a 14 de dezembro
JUSTIFICATIVA: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história;
CD músicas natalinas;
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Historias que envolvam o Natal e o Nascimento de Jesus.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.
Identificar os símbolos do Natal;
Estimular a socialização;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal; Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Natureza e Sociedade
Brincadeiras e jogos;
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA
Dramatização do presépio.
Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
Números musicais e distribuição de surpresa;
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Natal
Músicas
Meu sapatinho
Botei meu sapatinho,
Na janela do quintal.
Papai Noel deixou,
Meu presente de Natal.
Como é que Papai Noel,
Não se esquece de ninguém.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem
Natal das Crianças
Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus
Blim, blão, blim, blão, blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, blim, blão,blim, blão...
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para a vovó e o vovô.
Encantador Velhinho
Quem é que não conhece,
O encantador velhinho,
Bigode barba branca, colete vermelhinho.
Ele vem todos os anos, com presentes a granel.
Você sabe o nome dele, ele é Papai Noel.
Feliz natal, feliz natal,
É o que desejamos,
Ao papai a mamãe, a todos que amamos.
Histórias:
Um Sonho de Natal
Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele adorava quando chegava à época de Natal e sua mãe pegava aquela caixa enorme cheia de enfeites para arrumar a casa.
Pedro estava muito feliz porque o Natal já ia chegar e sua mãe lhe chamou para juntos enfeitar a casa. (tirar a árvore da caixa e começar a enfeitar).
Pedro ficou admirando a árvore e como estava cansado acabou adormecendo e sonhou que estava na fábrica de brinquedos de Papai Noel. (tirar da caixa um Papai Noel).
Começaram a conversar e Papai Noel falou que tinha muito serviço, pois as crianças tinham mandado muitas cartas (tirar da caixa um rolo com papel imitando as cartas) pedindo bolas, petecas, boneca e muitas coisas mais e ele precisava fabricar todos os presentes (tirar da caixa jornal e ir fazendo os brinquedos). A mãe de Pedro ainda não tinha terminado de arrumar a casa faltava colocar a meia para Papai Noel colocar os presente (tirar a meia da caixa) e chamou por Pedro para ajudá-la. O menino acordou e contou para a mãe a grande novidade.
- Eu estava ajudando a Papai Noel a fazer os presentes e também preciso escrever uma carta para ele.
Como Pedro ainda não sabia escrever sua mãe falou que ele poderia desenhar o que desejava e Papai Noel ia entender o seu pedido. E começou a ajudá-lo a desenhar. (tirar da caixa uma folha de papel e cola colorida, colocar uns pingos dobrar e esfregar a mão fazendo um desenho surpresa. Abrir e imaginar o desenho do pedido). Pedro ficou muito feliz colocou sua cartinha perto da meia e saiu para contar a novidades para seus amigos do Miosótis e ajuda-los a fazer também suas cartinhas. (tirar da caixa folha e cola colorida para as crianças desenharem suas cartinhas).
A Estrela do Natal
Luzinha era uma estrela bem miudinha que morava lá no céu, misturada com as outras, brincando de piscar. Quando chegava o mês de dezembro, ficava sonhando...
Sonhava ser estrela do Natal, bem brilhante e bonita.
E suspirava: "Como seria bom todo mundo olhando para mim, lá de baixo, com o coração contente!"
Mas ela sabia que não tinha tamanho para isso... Que aquela noite era muito especial e precisava de um brilho bem fortão, que iluminasse os olhos das pessoas.
Parecia mesmo um desejo impossível de realizar. Mas, bem no dia 24, a estrela de Natal ficou doente!
Tudo porque um raio de sol escapou de seu lugar e caiu direto nela. Agora ela estava ardida e toda vermelhinha, sem o brilho de sempre. Até ficar boa, já seria o ano novo.
Então Luzinha teve uma idéia! E o seu sonho salvou aquele Natal. Quem olhava para o céu, nem notava a diferença. Lá estavam todas as estrelas miudinhas, num abraço apertado! Por acaso você saberia, se eu não tivesse contado?
Artes
Teatro de Natal;
Confeccionar mural;
Capa para o envelope;
Confeccionar cartões de natal
Convite festa de encerramento ( pintar a bota com esponja e tinta vermelha, colar algodão);
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Natal TURMA: Maternal I
Período: 21 de novembro a 14 de dezembro
JUSTIFICATIVA: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história;
CD músicas natalinas;
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Historias que envolvam o Natal e o Nascimento de Jesus.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.
Identificar os símbolos do Natal;
Estimular a socialização;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal; Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Natureza e Sociedade
Brincadeiras e jogos;
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA
Dramatização do presépio.
Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
Números musicais e distribuição de surpresa;
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Natal
Músicas
Meu sapatinho
Botei meu sapatinho,
Na janela do quintal.
Papai Noel deixou,
Meu presente de Natal.
Como é que Papai Noel,
Não se esquece de ninguém.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem
Natal das Crianças
Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus
Blim, blão, blim, blão, blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, blim, blão,blim, blão...
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para a vovó e o vovô.
Encantador Velhinho
Quem é que não conhece,
O encantador velhinho,
Bigode barba branca, colete vermelhinho.
Ele vem todos os anos, com presentes a granel.
Você sabe o nome dele, ele é Papai Noel.
Feliz natal, feliz natal,
É o que desejamos,
Ao papai a mamãe, a todos que amamos.
Histórias:
Um Sonho de Natal
Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele adorava quando chegava à época de Natal e sua mãe pegava aquela caixa enorme cheia de enfeites para arrumar a casa.
Pedro estava muito feliz porque o Natal já ia chegar e sua mãe lhe chamou para juntos enfeitar a casa. (tirar a árvore da caixa e começar a enfeitar).
Pedro ficou admirando a árvore e como estava cansado acabou adormecendo e sonhou que estava na fábrica de brinquedos de Papai Noel. (tirar da caixa um Papai Noel).
Começaram a conversar e Papai Noel falou que tinha muito serviço, pois as crianças tinham mandado muitas cartas (tirar da caixa um rolo com papel imitando as cartas) pedindo bolas, petecas, boneca e muitas coisas mais e ele precisava fabricar todos os presentes (tirar da caixa jornal e ir fazendo os brinquedos). A mãe de Pedro ainda não tinha terminado de arrumar a casa faltava colocar a meia para Papai Noel colocar os presente (tirar a meia da caixa) e chamou por Pedro para ajudá-la. O menino acordou e contou para a mãe a grande novidade.
- Eu estava ajudando a Papai Noel a fazer os presentes e também preciso escrever uma carta para ele.
Como Pedro ainda não sabia escrever sua mãe falou que ele poderia desenhar o que desejava e Papai Noel ia entender o seu pedido. E começou a ajudá-lo a desenhar. (tirar da caixa uma folha de papel e cola colorida, colocar uns pingos dobrar e esfregar a mão fazendo um desenho surpresa. Abrir e imaginar o desenho do pedido). Pedro ficou muito feliz colocou sua cartinha perto da meia e saiu para contar a novidades para seus amigos do Miosótis e ajuda-los a fazer também suas cartinhas. (tirar da caixa folha e cola colorida para as crianças desenharem suas cartinhas).
A Estrela do Natal
Luzinha era uma estrela bem miudinha que morava lá no céu, misturada com as outras, brincando de piscar. Quando chegava o mês de dezembro, ficava sonhando...
Sonhava ser estrela do Natal, bem brilhante e bonita.
E suspirava: "Como seria bom todo mundo olhando para mim, lá de baixo, com o coração contente!"
Mas ela sabia que não tinha tamanho para isso... Que aquela noite era muito especial e precisava de um brilho bem fortão, que iluminasse os olhos das pessoas.
Parecia mesmo um desejo impossível de realizar. Mas, bem no dia 24, a estrela de Natal ficou doente!
Tudo porque um raio de sol escapou de seu lugar e caiu direto nela. Agora ela estava ardida e toda vermelhinha, sem o brilho de sempre. Até ficar boa, já seria o ano novo.
Então Luzinha teve uma idéia! E o seu sonho salvou aquele Natal. Quem olhava para o céu, nem notava a diferença. Lá estavam todas as estrelas miudinhas, num abraço apertado! Por acaso você saberia, se eu não tivesse contado?
Artes
Teatro de Natal;
Confeccionar mural;
Capa para o envelope;
Confeccionar cartões de natal
Convite festa de encerramento ( pintar a bota com esponja e tinta vermelha, colar algodão);
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