Projeto Natal Tempo de Paz
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Natal TURMA: Maternal I
Período: 21 de novembro a 14 de dezembro
JUSTIFICATIVA: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história;
CD músicas natalinas;
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Historias que envolvam o Natal e o Nascimento de Jesus.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.
Identificar os símbolos do Natal;
Estimular a socialização;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal; Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Natureza e Sociedade
Brincadeiras e jogos;
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA
Dramatização do presépio.
Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
Números musicais e distribuição de surpresa;
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Natal
Músicas
Meu sapatinho
Botei meu sapatinho,
Na janela do quintal.
Papai Noel deixou,
Meu presente de Natal.
Como é que Papai Noel,
Não se esquece de ninguém.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem.
Seja rico ou seja pobre,
O velhinho sempre vem
Natal das Crianças
Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus
Blim, blão, blim, blão, blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, blim, blão,blim, blão...
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para a vovó e o vovô.
Encantador Velhinho
Quem é que não conhece,
O encantador velhinho,
Bigode barba branca, colete vermelhinho.
Ele vem todos os anos, com presentes a granel.
Você sabe o nome dele, ele é Papai Noel.
Feliz natal, feliz natal,
É o que desejamos,
Ao papai a mamãe, a todos que amamos.
Histórias:
Um Sonho de Natal
Era uma vez um menino chamado Pedro. Ele adorava quando chegava à época de Natal e sua mãe pegava aquela caixa enorme cheia de enfeites para arrumar a casa.
Pedro estava muito feliz porque o Natal já ia chegar e sua mãe lhe chamou para juntos enfeitar a casa. (tirar a árvore da caixa e começar a enfeitar).
Pedro ficou admirando a árvore e como estava cansado acabou adormecendo e sonhou que estava na fábrica de brinquedos de Papai Noel. (tirar da caixa um Papai Noel).
Começaram a conversar e Papai Noel falou que tinha muito serviço, pois as crianças tinham mandado muitas cartas (tirar da caixa um rolo com papel imitando as cartas) pedindo bolas, petecas, boneca e muitas coisas mais e ele precisava fabricar todos os presentes (tirar da caixa jornal e ir fazendo os brinquedos). A mãe de Pedro ainda não tinha terminado de arrumar a casa faltava colocar a meia para Papai Noel colocar os presente (tirar a meia da caixa) e chamou por Pedro para ajudá-la. O menino acordou e contou para a mãe a grande novidade.
- Eu estava ajudando a Papai Noel a fazer os presentes e também preciso escrever uma carta para ele.
Como Pedro ainda não sabia escrever sua mãe falou que ele poderia desenhar o que desejava e Papai Noel ia entender o seu pedido. E começou a ajudá-lo a desenhar. (tirar da caixa uma folha de papel e cola colorida, colocar uns pingos dobrar e esfregar a mão fazendo um desenho surpresa. Abrir e imaginar o desenho do pedido). Pedro ficou muito feliz colocou sua cartinha perto da meia e saiu para contar a novidades para seus amigos do Miosótis e ajuda-los a fazer também suas cartinhas. (tirar da caixa folha e cola colorida para as crianças desenharem suas cartinhas).
A Estrela do Natal
Luzinha era uma estrela bem miudinha que morava lá no céu, misturada com as outras, brincando de piscar. Quando chegava o mês de dezembro, ficava sonhando...
Sonhava ser estrela do Natal, bem brilhante e bonita.
E suspirava: "Como seria bom todo mundo olhando para mim, lá de baixo, com o coração contente!"
Mas ela sabia que não tinha tamanho para isso... Que aquela noite era muito especial e precisava de um brilho bem fortão, que iluminasse os olhos das pessoas.
Parecia mesmo um desejo impossível de realizar. Mas, bem no dia 24, a estrela de Natal ficou doente!
Tudo porque um raio de sol escapou de seu lugar e caiu direto nela. Agora ela estava ardida e toda vermelhinha, sem o brilho de sempre. Até ficar boa, já seria o ano novo.
Então Luzinha teve uma idéia! E o seu sonho salvou aquele Natal. Quem olhava para o céu, nem notava a diferença. Lá estavam todas as estrelas miudinhas, num abraço apertado! Por acaso você saberia, se eu não tivesse contado?
Artes
Teatro de Natal;
Confeccionar mural;
Capa para o envelope;
Confeccionar cartões de natal
Convite festa de encerramento ( pintar a bota com esponja e tinta vermelha, colar algodão);
TUDO QUE APRENDI FOI NO MATERNAL II
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradecer a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga. (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe...pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também ....
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme....
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. ..Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.... Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento.
Pedro Bial
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradecer a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga. (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe...pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também ....
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme....
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. ..Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.... Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento.
Pedro Bial
PROJETO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Objetivos:
• Incentivar o espírito patriótico.
• Desenvolver a expressão corporal.
• Coordenação motora.
Conteúdos:
• Patriotismo.
• Expressão corporal.
• Percepção visual.
• Pintura.
Desenvolvimento:
• Contar a seguinte história aos alunos:
“Há muitos e muitos anos, vivia no Brasil um rei de um lugar chamado Portugal. Esse rei mandava em tudo, mas um dia as pessoas que aqui viviam se cansaram das ordens e do rei e não quiseram mais que ele mandasse em tudo.
Então, um dos filhos desse rei, que gostava daquelas pessoas, conseguiu fazer com que seu pai, rei de Portugal, não mandasse mais nas pessoas daqui. Esse dia ficou conhecido como “o Dia da Independência”, era o dia 7 de setembro. Como naquele tempo não havia carro, nem ônibus, nem avião, as pessoas viajavam em cavalos; e o filho do rei estava viajando quando resolveu que as pessoas não seriam mais mandadas pelo rei. Por isso, a folha de atividades mostra um garoto imitando “o Dia da Independência”.
• Falar sobre o tradicional desfile de “7 de setembro”, para lembrar essa data. Informar que é transmitido
pela televisão.
• Pedir aos alunos que pintem a figura da folha de atividades (figura abaixo), que colem barbante na crina do cavalo e o pintem de marrom, usando aquarela.
• Fazer dobradura simples de chapéu para os alunos utilizando jornal. Ajudar os alunos a colar fitas adesivas verde e amarela em seu chapéu.
• Cantar com os alunos a música “Marcha, soldado”: “Marcha, soldado/cabeça de papel/se não marchar
direito/vai preso no quartel/o quartel pegou fogo/a polícia deu sinal/acode, acode, acode a bandeira
nacional/Brasil.” (Domínio público.)
Sugestões de atividades complementares:
• Se possível, o professor poderá confeccionar com os alunos um cavalinho de pau usando cabo de vassoura (mesmo sem a rodinha) e fazendo a cabeça com cartolina em 2 par tes, para o encaixe no cabo de vassoura.
• Fazer uma espada com jornal e, enquanto brincam no pátio com seu chapéu e os cavalinhos de pau, pedir para gritarem: “Viva a Independência!”.
Acervo Etapa
Folha 15 – Datas Comemorativas/Independência do Brasil (7 de setembro)
Objetivos:
• Incentivar o espírito patriótico.
• Desenvolver a expressão corporal.
• Coordenação motora.
Conteúdos:
• Patriotismo.
• Expressão corporal.
• Percepção visual.
• Pintura.
Desenvolvimento:
• Contar a seguinte história aos alunos:
“Há muitos e muitos anos, vivia no Brasil um rei de um lugar chamado Portugal. Esse rei mandava em tudo, mas um dia as pessoas que aqui viviam se cansaram das ordens e do rei e não quiseram mais que ele mandasse em tudo.
Então, um dos filhos desse rei, que gostava daquelas pessoas, conseguiu fazer com que seu pai, rei de Portugal, não mandasse mais nas pessoas daqui. Esse dia ficou conhecido como “o Dia da Independência”, era o dia 7 de setembro. Como naquele tempo não havia carro, nem ônibus, nem avião, as pessoas viajavam em cavalos; e o filho do rei estava viajando quando resolveu que as pessoas não seriam mais mandadas pelo rei. Por isso, a folha de atividades mostra um garoto imitando “o Dia da Independência”.
• Falar sobre o tradicional desfile de “7 de setembro”, para lembrar essa data. Informar que é transmitido
pela televisão.
• Pedir aos alunos que pintem a figura da folha de atividades (figura abaixo), que colem barbante na crina do cavalo e o pintem de marrom, usando aquarela.
• Fazer dobradura simples de chapéu para os alunos utilizando jornal. Ajudar os alunos a colar fitas adesivas verde e amarela em seu chapéu.
• Cantar com os alunos a música “Marcha, soldado”: “Marcha, soldado/cabeça de papel/se não marchar
direito/vai preso no quartel/o quartel pegou fogo/a polícia deu sinal/acode, acode, acode a bandeira
nacional/Brasil.” (Domínio público.)
Sugestões de atividades complementares:
• Se possível, o professor poderá confeccionar com os alunos um cavalinho de pau usando cabo de vassoura (mesmo sem a rodinha) e fazendo a cabeça com cartolina em 2 par tes, para o encaixe no cabo de vassoura.
• Fazer uma espada com jornal e, enquanto brincam no pátio com seu chapéu e os cavalinhos de pau, pedir para gritarem: “Viva a Independência!”.
Acervo Etapa
Folha 15 – Datas Comemorativas/Independência do Brasil (7 de setembro)
Clique na imagem para ampliá-la. |
PROJETO DIA DOS PAIS
Projeto Dia dos Pais
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Pai TURMA: Maternal I e II
Período: 30 de julho a 11 de agosto
JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio
Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras e jogos; (em anexo)
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais
www.marisca-ramos.blogspot.com
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais
Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;
Histórias:
Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
Artes Visuais:
Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;
Brincadeiras e jogos:
Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;
Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;
*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.
INVERNO NO MATERNAL II
O inverno já chegou, e nós do maternal II aprendemos que para a planta crescer e ficar forte, ela precisa da chuva.
Aproveitando o tema aprendemos e cantamos a música da chuvinha, como também descobrimos as noções de quantidade mencionadas na canção.
Vejam a nossa galeria, e não esqueçam de comentar!!!
|
PROJETO MINHA CIDADE
TÍTULO DO PROJETO:
Projeto Minha Cidade
DURAÇÃO DO PROJETO:
3 dias de duração (que anteceda o aniversário da cidade).
OBJETIVO GERAL:
- Compreender o espaço em que vive, situando-se no tempo e no espaço;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade;
- Evidenciar alguns pontos turísticos;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;
JUSTIFICATIVA:
Com a realização deste projeto pretendo fazer com que os alunos reconheçam e valorizem sua cidade, seus atrativos e sua verdadeira história, fazendo um resgate cultural.
ESTRATÉGIAS:
- Leitura silenciosa, compartilhada;
- Textos informativos;
- Atividades de interpretação textual;
- Situações-problema, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Hino da cidade;
RECURSOS:
*Lousa, giz, caderno, lápis, atividades mimeografadas, revistas, jornais, sulfite, dentre outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será diária e contínua.
COMO FAZER LIVRO SEM PALAVRAS
Tema: Salvação
Um tema muito fácil de se usar, que fala sobre salvação é através do Livro sem Palavras. Ele é de fácil uso, podem ser feitas lembrancinhas de todas as formas e é fácil de ser aprendido pelos alunos, mesmo os mais novinhos. Existem várias formas de se confeccionar o livro sem palavras. O mais básico é feito de papel cartão nas cores verde, preto, dourado, branco e vermelho. Cada cor simboliza uma etapa, um tema.
Para fazer o modelo de livrinho, use papel colorset ou cartolina colorida, nas cores:
- dourado
- preto
- vermelho
- branco
- verde
Recorte um retângulo do tamanho que desejar de cada cor, desde que não fique como um livro de bolso, já que usará para ensinar as crianças e todas precisam ver. Dobre ao meio cada retângulo, para começar a formar o livro. Cole cada retângulo atrás do outro de outra cor, ficando assim:
Dobre o retângulo dourado e cole uma metade com a página preta. Depois a metade que ficou sobrando da preta, cole com a metade da página vermelha. Na vermelha, cole a branca, e por fim, cole uma metade da página verde na página branca que sobrou. Ficará assim:
Plano de Aula
Prepare bexigas das cores do Livro Sem Palavras e decore a sala. As crianças ficarão felizes com a decoração surpresa que o professor preparou. As bexigas podem ser dadas no final da aula, com pequenas pulseirinhas dentro de cada uma, feita de elástico preto (grossinho) e miçangas, uma de cada cor do livro e na ordem certa da história. Receba cada criança com carinho e alegria. Pergunte sobre a semana, as novidades. Cante um cântico, para que se acalmem em seus lugares.
História
Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. é um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história.
Cor Dourada: Deus
(A Apec recomendou que se mudasse a comparação entre a cor dourada e o céu, pois algumas crianças ansiavam tanto em ir para o céu, que queriam morrer logo. Isso demonstra como devemos ter cuidado com o que ensinamos aos alunos, não é?) A cor dourada nos ensina sobre Deus. Quem é Deus? Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra.
Deus nos ama muito. Deus preparou um lugar lindo, aonde morarão todas as pessoas que O amam e o têm dentro do seu coração. Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.
O que é pecado?
Cor Preta: Pecado
(Não existe problema em associar essa cor com o pecado, visto que muitos dizem que associamos essa cor às pessoas negras. Os negros, na verdade, têm sua cor de pele aproximada à cor marronzinha e não à cor preta, mesmo os africanos. Somos nós quem associamos com preconceito essa cor aos negros. Não devemos fazer associações desse tipo, pois mesmo os brancos não são brancos como a cor em si, mas sim de um tom bege claro ou marrom bem aclareado.)
Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam)
A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.
Mas, como podemos limprar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado?
Cor Vermelha: O sangue de Jesus
(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)
Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois savia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveríamos sofrer ali.
Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado. (1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voultou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele.
Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado. Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Cor Branca: Coração limpo
A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?
Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)
Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):
" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."
Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece?
Cor verde: Crescimento Espiritual
Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crecermos fortes. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.
Atividades
Confeccione um livro sem palavras ou alguma atividade com as cores da história.
Sugestões:
Lagarta
Material:
- círculos com as cores do livro sem palavras para cada criança (sendo 2 círculos brancos)
- cola branca
- lápis de cor para desenhar o rosto da lagarta
Recorte círculos de cada cor do livro, sendo duas brancas, pois uma delas será a carinha da lagarta, que poderá ser pintada pelas crianças. Use cola branca para colar as partes da lagarta. Leve uma lagarta pronta, com cada círculo colado seguindo a ordem da história. Ajude as crianças na colagem.
Livrinho em Feltro
Material:
- retângulos pequenos em feltro (montagem igual á do livro) - cola quente (o professor deverá colar) - lápis de escrever (um para cada aluno) Colar o livrinho na ponta de cada lápis. Será uma lembrancinha.
Pulseira
Material:
- miçangas das cores de cada parte do livro
- elástico com uma das pontas fechada com um nó (para evitar que as miçangas caiam ao passar pelo elástico)
- tesoura
Dê a cada criança o material necessário. Fale com elas sobre cada página do livro e o que simboliza, para fixar. A cada parte, elas vão colocando as miçangas. No final o professor e seu ajudante devem fechar as pulseiras nops pulsos dos alunos, deixando folgadas para que possam tirar depois.
Fontes:
www.adrianaartesanatoemeva.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com
www.clau73.multiply.com
MATERNAL REGRAS
Eu detestava o Programa da Cris Poli "Super Nanny" até o dia que parei para assistir, e adorei a ideia das regrinhas com ilustrações. Agora eu sou fã! Tem muita coisa que eu não gosto, mas se funciona... tem que ser valorizado e mais ainda praticado!!! Eu Andei pesquisando na internet regras de convivência,combinados, acordos, cada um chama do seu jeito.
Eu recolhi as imagens levei na TIPO GRÁFICA e mandei imprimir em um tamanho grande para colocar na sala e depois vou fazer para o quarto dos meus filhos.
POEMA: DIA DO TRABALHO
Eu sou pequeno
quero estudar
quando crescer
vou trabalhar.
Eu quero ser doutor
doentes vou curar
Eu quero ser professor
para as crianças ensinar.
Eu serei aviador
pelos ares voarei
Eu serei um motorista
passageiros levarei.
Eu pedreiro, eu engenheiro
eletricista, encanador.
Eu pintor, eu carpinteiro,
a casa está um primor.
Olhe aqui o lavrador
o dono da plantação.
Eu aqui o criador
cuidarei da criação.
É útil o funcionário:
O bombeiro, o carcereiro;
Na Cidade é necessário
seja o lixeiro ou o carteiro.
E vamos brindar
o trabalhador
que sabe trabalhar
com fé e com amor!
(Autor desconhecido)
"Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca." (Prov. 26:13a15)
Bom dia do trabalhador para todos profissionais
PROJETO DENGUE
Justificativa:
Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importancia de previr o mosquito da Dengue.
Objetivos Gerais:
Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.
PREVISTAS Etapas:
»Conversa informal sobre o tema em questão.
»Momento de questionamento sobre o tema.
»Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
»Desenho Interpretativo da prevenção.
»Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito eo que fazem para evita-ló
»Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
»Apresentação Organizar com Power Point. (que para as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos)
»Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
»Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
»Software educativo (da dengue)
Propostas para finalização:
»Mural de Trajetória:
Pessoas com dengue ...
Pessoas evitando a Dengue
»Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
»Cartazes de conscientização.b
Avaliação:
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.
Sugestões de Planejamento:
Língua Portuguesa:
»Uso da linguagem
oral, ao trocar informações e conhecimento.Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importancia de previr o mosquito da Dengue.
Objetivos Gerais:
Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.
PREVISTAS Etapas:
»Conversa informal sobre o tema em questão.
»Momento de questionamento sobre o tema.
»Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
»Desenho Interpretativo da prevenção.
»Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito eo que fazem para evita-ló
»Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
»Apresentação Organizar com Power Point. (que para as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos)
»Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
»Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
»Software educativo (da dengue)
Propostas para finalização:
»Mural de Trajetória:
Pessoas com dengue ...
Pessoas evitando a Dengue
»Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!
»Cartazes de conscientização.b
Avaliação:
A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.
Sugestões de Planejamento:
Língua Portuguesa:
»Reflexão quanto à escrita: palavra - fonema
»Leitura de noticias (textos significativos)
Matemática:
»Seqüência Numérica
»Noções de grandeza, direção e sentido POSIÇÃO.
Natureza e Sociedade:
»Comparando uma qualidade de vida do homem em seu grupo social.
»Direitos e Deveres do Cidadão.
Informática:http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html
Música:
Dengue (Ritimo Jardineira)
Óh, dengue porque estais tão triste?
Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)
Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho
Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)
Mosquito feito
com jornal, cola e garrafas pet.Lógico por Tia Mila
Foi um
sucesso.
Um dos
slines da música que fizemos:
Painel da
sala:
Apresentação com data show: (eu tenho quem quiser pronto
é só deixar recado que mando por e-mail)
Assinar:
Postagens (Atom)