EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO E ALGODÃO

Experiência do Feijão

A germinação da semente é uma das fases mais importantes na vida das plantas. A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta, desta forma uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantem graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião dentro dela vivo. 

Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. E ela agora está pronta para crescer e se tornar uma planta adulta. Então, simplesmente, a germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote.
Material:
Sementes de feijão
Copos plásticos descartáveis
1 rolo de papel higiênico (sem perfume) ou algodão
Água
Tampinha plástica de garrafa PET para medida ou o equivalente a 3 colheres de sopa

Montagem:
Separar 4 picotes de papel higiênico (dimensões aproximadas de 10 cm x 10 cm) para cada copo plástico.
Dobrar os picotes ao meio duas vezes.
Forrar o fundo dos copos com 3 picotes dobrados. Pressionar levemente sem compactar o papel.
Encharcar os picotes dos copos com aproximadamente uma medida de água.
Depositar com cuidado - sem compactar - o picote restante sobre o papel encharcado. Deve apenas tocar o papel molhado no fundo do copo e deixar que a capilaridade umedeça o picote.
Colocar 4 sementes sobre o papel em cada copo.

Observações:
Copos de 200 ml podem ser substituídos por copos descartáveis de café - 50 ml - ou outros recipientes. A quantidade de sementes pode variar com o tipo de recipiente. O papel higiênico pode ser substituído por algodão, areia, cascalho, vermiculita ou outro substrato. Mas as sementes não devem ficar enterradas.
Outras sementes podem ser utilizadas: milho, laranja, alpiste, abacate (necessitando, claro, recipiente maior), etc. Algumas sementes necessitam de tratamento especial para quebra de dormência.
 Procedimento:
Dividir a sala em 2 grupos. O primeiro grupo fará a experiência colocando um dos copos em local sem iluminação - por exemplo, dentro do armário - o outro em local com iluminação natural - próximo à janela. Acompanhar por uma semana. (Eventualmente pode ser necessário umedecer o papel após alguns dias).
Após sete dias, verificar o estado de germinação das sementes. Durante o período de observação, os alunos podem fazer desenhos, anotar a cor da semente, fazer medições e etc.

Resultados:
Vários parâmetros podem ser comparados: fototropismo, geotropismo, porcentagem de germinação, comprimento médio das plântulas, fotossíntese, etc.


Avaliação:
Ao final do experimento pode-se fazer uma tabela com a classe indicando se houve germinação ou crescimento. Pode-se aumentar os fatores que influenciam a germinação, como, por exemplo, ausência de substrato e/ou de água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !