ATIVIDADE DE MENINA BONITA DE LAÇO DE FITA
















































HISTÓRIA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Menina Bonita do Laço de Fita

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

[de Ana Maria Machado, livro.
ilustração: Claudius]
www.palmares.gov.br

PROJETO TARSILA PARA AS CRIANÇAS


Projeto Tarsila para crianças

Área do conhecimento: Artes
Turma: 2ºano (ens. Fund de nove anos)
Duração: 7 aulas

Justificativa: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de aprendizagem. A área da Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (...) A educação voltada às manifestações artísticas e culturais, caracteriza um modo próprio de dar sentido à experiência humana – o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no ato de expressar-se quanto na ação de apreciar, reconhecer e valorizar as formas produzidas por ele e pelos colegas, por diferentes culturas e pela própria natureza”.

Objetivos: Ampliação do universo cultural; apreciação e contato com obras da pintora Tarsila do Amaral; valorização da cultura brasileira; realização de atividades de alfabetização, leitura e interpretação de textos e imagens relacionados à obra da artista;

Etapas:

1ª aula: Apresentação do projeto e da artista Tarsila do Amaral

- Motivação Inicial: Perguntar aos alunos se eles já viram alguma obra de arte, onde viram, se sabem o nome de algum pintor, se já visitaram uma exposição, etc.
- Apresentação da artista (mostrando fotos, contando alguns fatos da vida de Tarsila, localizar a pintora no tempo e no espaço, mostrar no mapa seu local de nascimento e comparar com o local de nascimento dos alunos).
- Apreciação da obra “cartão postal”. A apreciação será feita em uma roda de conversa, na qual cada grupo irá sortear uma pergunta sobre a obra (as perguntas formuladas previamente pela professora terão como objetivo despertar nos alunos um olhar crítico sobre a obra, observando seus detalhes e imprimindo sua opinião pessoal) e responde-la para os colegas.
- Releitura da obra “cartão postal” utilizando folha sulfite e lápis de cor;

2ª aula: Apreciação da obra “Vendedor de frutas” e registro das informações sobre Tarsila do Amaral.

- Retomar as informações sobre a vida da artista Tarsila do Amaral (o professor será escriba de um texto contendo as informações resgatadas pelos alunos). Após, o professor irá digitar o texto e entregar para que os alunos colem o registro no caderno.
- Apreciação da obra “Vendedor de Frutas” – mostrar a obra aos alunos e questiona-los, direcionando o olhar aos detalhes da obra.
- Releitura da obra utilizando dobradura (barco) e retalhos de papel dobradura
- Caça-palavras contendo os elementos do quadro (pássaro, abacaxi, chapéu, igreja, etc)

3ª aula: Apreciação da obra “Operários”

- Interpretação da obra, chamando atenção para os rostos que são mostrados. Perguntar aos alunos quais rostos da obra parecem tristes, felizes, cansados, com medo, etc.
- Chamar os alunos à frente, pedir para que escolham um rosto do quadro e imitem as expressões faciais (registrar com fotos).
- Releitura da obra em grupos, utilizando cartolina e rostos recortados em revistas.
- Atividade de escrita: fazer uma lista das profissões que conhecemos


4ª aula: Apreciação da obra “Abaporu”

- Apresentar a obra e questionar o que os alunos acharam diferente, engraçado. Refletir com os alunos sobre o que a artista quis dizer quando pintou o Abaporu com grandes pés e cabeça pequena (levantar hipóteses).
- Releitura da obra utilizando papel cartão e massa de modelar
- Cruzadinha com elementos da obra “Abaporu"

5ª Aula: Apreciação da obra “Segunda classe”

- Utilizando como base a experiência de ter apreciado outras obras anteriormente, os alunos formularão perguntas uns para os outros para produzir um roteiro de apreciação da obra.
- Após formular as questões, cada aluno responderá a questão dos colegas, realizando assim a socialização das informações
- Releitura – os alunos serão divididos em pequenos grupos e, após realizar observação, farão uma “obra viva” do quadro que será registrada por meio de fotos


6ª Aula: Apreciação da obra “Manacá”

- Sugestões para motivação inicial: questionar os alunos sobre as sensações que o quadro transmite, se gostam das cores do quadro, que cores teriam usado se fossem a artista, falar os nomes das flores que conhecem.
- Relembrar os títulos das pinturas que estudamos e realizar atividade de escrita / adivinha dos nomes das obras.
- Releitura da obra utilizando cartolina tamanho A4 e tinta guache


7ª Aula: Impressões sobre o projeto

- Roda de socialização: Os alunos irão fazer uma análise sobre o trabalho realizado: o que mais gostaram, o que não gostaram, se gostaram ou não da pintura de Tarsila, o que foi mais fácil/difícil, etc.
- Escrita espontânea dos alunos contendo sua opinião sobre o projeto
- Produto final: exposição das releituras feitas pelos alunos

Fonte: Grupo Professores Solidários

PROJETO DE LEITURA


PROJETO DE LEITURA

Objetivo Geral

Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural .

Objetivos Específicos

· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar medi
· ante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais, éticos e teológicos, visando atender à formação geral do educando.

Leitura Musical

Síntese: Textos musicais de compositor brasileiro, escolhido em cada etapa do programa e expostos nos murais, inspirando pesquisas e produção de textos.

Objetivo: Valorizar o texto musical e a sua autoria, reconhecendo a música como forma de comunicação importante na formação do educando.

Leitura de Deus

Síntese: Textos para reflexão e eventos com abordagens de natureza teológica.

Objetivo: Desenvolver no educando a sensibilidade e a capacidade de refletir sobre Deus.

Leitura do Meio Ambiente

Síntese: Campanha intensiva na escola, visando a preservação do meio ambiente, e a melhoria de vida da população, através de cartazes, pesquisas, maquetes, estórias, palestras, debates, etc.

Objetivo: Despertar a consciência da importância da saúde ambiental para a melhoria da qualidade de vida.

Jornal – Leitura na Escola

Síntese: O jornal é trabalhado em sala de aula, de maneira interdisciplinar, explorando todos os tipos de textos do contexto jornalístico .

Objetivo: Apresentar ao educando a informação jornalística como leitura imprescindível no cotidiano, e estimular o ato de ler, valorizando todos os enfoques do jornal, adequando-os às respectivas disciplinas.

Leitura Ética

Síntese : Abordagens enfocando a importância do respeito ao semelhante, enfatizando os valores éticos e morais, que norteam a organização e o bem estar social, através de palestras, textos, dramatizações, etc.

Objetivo: Aprimorar o caráter do educando, visando sua inteireza moral e ética.

Leitura da Escola

Síntese: Palestrras, cartazes e eventos, ressaltando o valor da instituição na formação do indivíduo.

Objetivo: Estimular o respeito e a estima do educando pela escola

Leitura da Família

Síntese: O aluno organiza informações de suas vivências. A fim de reproduzir textos referentes a sua realidade familiar.

Objetivo: Valorizar a leitura do mundo familiar e as peculiaridades, visando ampliar sua compreensão do mundo do educando.

Leitura e Cidadania
Síntese: Abordagens cívica, através de eventos e textos, ressaltando os símbolos pátrios e o cântico do Hino Nacional como abertura diária das atividades da escola.
Objetivo: Estimular o aluno ao exercício de cidadania, valorizando o sentimento e o comportamento patriótico.

Concurso de Redação
Síntese: Promoção de concurso de textos narrativos e dissertativos.

Objetivo: Desenvolver a capacidade competitiva e o gosto pela escrita.


Primeiras Leituras

Síntese: Círculo de leitura – com a participação dos alunos iniciantes do “CA” da classe de alfabetização, enfatizando a leitura visual que traduz a escrita ( vice-versa) com atividades desenvolvidas em múltiplas linguagens: literatura infantil, artes , músicas, dramatizaçôes, etc.

Objetivo: Estimular a capacidade leitora, e sua aplicação na compreensão do mundo.

Leitura Étnica
Síntese: Pesquisas, palestras, textos, dramatizações e videos, ressaltando ao formação étnica do povo brasileiro.

Objetivo: Valorizar as raças formadoras do povo brasileiro, respeitando suas origens culturais.

Leitura do Cinema
Síntese: Um filme sugerido pela coordenação é apresentado na escola, e seu enfoque é pretexto de discurssão, debate e produção de textos.

Objetivo: Propiciar a leitura do vídeo, visando estimular a comprensão, a interpretação , o senso crítico e a capacidade criativa do educando.

Leitura do Corpo

Síntese: textos e campanhas abordando a saúde do corpo; atividades musicais com coreografias.

Objetivo: Estimular a prática de exercícios corporais, valorizando a saúde física e mental para o melhor desenvolvimento da percepção cognitiva.


Era uma vez... contando histórias

Síntese: Contar uma história do livro correspondente à etapa do Programa.

Objetivo: Estimular o exercício da leitura através do relato oral e criativo , incentivando a fantasia do imaginário infantil.


Mural de Leitura
Síntese: Exposição de desenhos e recriação do texto do livro trabalhado na etapa do Ler, elaborada pelos alunos.

Objetivo: Estimular o educando à produção de textos, inspirados na leitura do livro.

PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, na infância, procuraremosvalorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre criançasbrancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção daidentidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquantocaracterísticas e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para adesvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar oindivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho,busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importânciadisso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.
OBJETIVOS GERAIS
  Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das trêsraças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo.
  Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária emuma sociedade democrática.
  Valorizar a cor da pele de cada um, levando-os a perceber que tem a ver com a cor da peledas pessoas da família de cada um.
  Proporcionar meios para que a criança desenvolva a linguagem, a escrita e a coordenaçãode maneira contextualizada.
  Estimular o pensamento rápido, a concentração e atenção.
  Despertar para a seqüência lógica dos fatos.
  Desenvolver atividades que envolvam noções matemáticas.
  Levar a criança a perceber que na indústria acontece a transformação dos produtos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Demonstrar ações de irmandade, fraternidade.
  Reconhecer o número de letras das palavras
  Pesquisar gravuras/fotos
  Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade
  Identificar palavras que representem o nome de alimentos de origem Africana.
  Resolver pequenos problemas.
  Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som dasmúsicas.
  Reconhecer som afro.
  Entender que parentas são pessoas que pertencem a mesma família.
  Conhecer a história de vida dos escravos.
  Entender que o povo brasileiro é formado por mistura de raças.
  Perceber a diferença entre produto natural e produto industrializado.
  Reconhecer algumas formas geométricas.
  Perceber linhas retas e curvas.
  Diferenciar curvas abertas de curvas fechadas (4 e 5 anos).
  Desenvolver noções de temperatura, espessura, posição, formas, quantidade, conjuntos.
  Formar conjuntos com quantidades diferentes de elementos.
  Resolver situações problemas.
  Contar objetos.
  Reconhecer as letras vogais (4 e 5 anos).
  Ler e formar sílaba a partir da palavra estudada (5 anos).

Identificar fichas com seu nome.
  Reconhecer letras do seu nome e do nome de alguns colegas (5 anos).
RECURSOS:MATERIAL
  Histórias
  Musicas
  Brincadeiras
  Imitação e mímica
  Dramatização
  Dobradura
  Pesquisas
  Gravuras
  Jogos diversos
  Cartazes e murais
  Objetos manipulativos
  Caixa de contagem
  Ilustrações
  Caixas de leitura
  Livros de literatura infantil
  Revistas para recortes
  Jornais e revistas
  Rótulos
  Montagem de álbuns
  Quebra-cabeça
  Vestes
  Observações
  Palitos de picolé
  Sucatas
  Tarefas mimeografadas
  Uso de papel metro, tinta guache, fitas adesivas, régua, cartolinas, TNT, lápis de cor, papeloficio, álcool, matriz, hidrocores, pilotos, quadro, giz, papel crepom, barbante, papel laminado,lápis, giz de cera, pincel, televisão, radio, CD, tesoura, cadernos, etc.
  Conversas informais
  Questionamentos
HUMANOS
  Professores
  Crianças
  Demais funcionários
CONTEÚDOS
  Leitura, identificação e escrita de letras (4 e 5 anos), e famílias silábicas (5 anos) daspalavras-chave:

MAE – COELHO – MENINA – ESCRAVO – FITA – CAFÉ
  Vogais (4 e 5 anos)
  Família silábica e consoante das sílabas estudadas nas palavras-chave
  Cores: Preto, branco, vermelho e marrom.
  Cor secundária: Cor-de-rosa
Meios de comunicação: Bilhetes, recados, telefone, televisão livros, revistas.
 Quem são nossos parentes.
  Cor dos povos que vinham da África.- Quem eram os escravos.- Como os escravos eram tratados.- Povo brasileiro, mistura de raças.

Branca, negra, indígena.- A cor da pele de cada um:Valorização e respeito- NumeroContagem até 5 (creche)Contagem até 10 (4 anos)Contagem acima de 10 (5 anos)- NumeralFormação de conjuntos até 3 (creche)Formação de conjuntos, identificação e escrita até 3 (4 anos)Formação de conjuntos, identificação e escrita até 5 (5 anos)- Situações problemas envolvendo adição e subtração- Noção de aumentar ou diminuir
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
O projeto será desenvolvido dentro da história “Menina bonita do laço de fita” que será contadapor partes, intercalando os conteúdos curriculares e atividades relacionadas aos conteúdos,observando as habilidades e competências.As variações que se fizeram necessárias serão contextualizadas dentro das áreas ligadas a:
LINGUAGEM
  Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
  Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras
  Leitura, identificação e escrita das letras vogais (4 e 5 anos) e famílias silábicas estudadasnas Palavras-chave (5 anos). São elas:
  MAE – COELHO – MENINA – TELEFONE – ESCRAVO – FITA – CAFÉ.
  Leitura de fichas dos nomes.
  Vogais (4 e 5 anos)
  Leitura de figuras e objetos (3, 4 e 5 anos).
  Leitura de figura de fundo (3, 4 e 5 anos).
  Leitura de caixa de objetos e fichas (3 e 4 anos).
  Dramatização de histórias
  Leitura, identificação e escrita das letras vogais e famílias silábicas estudadas
  Leitura de fichas dos nomes.
  Vogais
  Leitura de figuras e objetos
  Leitura de figura de fundo
  Leitura de caixa de objetos e fichas
  Interpretação de histórias
  Reconto de histórias
  Conto de casos diversos (individual).
  Interpretação de histórias
  Reconto de histórias
  Conto de casos diversos (individual).

PSICOMOTRICIDADE:
  Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas em suas brincadeiras.
  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,pendurar-se, movimentar-se, dançar, agachar, levantar, saltitar, etc., para ampliar gradativamenteo controle sobre o seu corpo e o movimento.
  Manipulação de materiais moles e duros, objetos e brinquedos diversos.
  Desenvolvimento do equilíbrio andando sobre linhas retas e curvas.
MÚSICAS
  Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
  Ginástica musical.
  Parlenda com palmas.
  Audição da música “O conto das três Raças” (Clara Nunes)
  Acompanhar o ritmo de um trecho musical cantando ou tocando com ajuda de instrumentode percussão.
  Trabalhar diferentes ritmos utilizando os instrumento construídos nos projetos anteriores.Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau.
  Canto de músicas para desenvolvimento da memória musical.
  Textos de musicas.
ARTES
  Confecção de fantoches com perfil afro;
  Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzemas características étnicas e culturais das crianças;
  Formação de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;
  Confecção de chocalhos, atabaque e berimbau.
  Criação de desenhos, pintura, calagem, modelagens do seu próprio repertório. Para 03anos, devem lembrar que a criança ainda se encontra na fase de rabiscação.
  Estimular o uso de cores.
  Uso e exploração de materiais como: caixinhas, latinhas, diferentes papeis, papelões, coposdescartáveis, pedaços de panos, etc., para as mais variadas construções (ilustrar os temastrabalhados).
  Confecção com sucatas.
  Uso de tintas, palitos, sementes...
  Dramatização/imitação.
FUNÇÃO SEMIÓTICA
  Histórias;
  Desenhos;
  Imitação;
  Dramatização;
  Leitura de objetos, figuras, etc.;
  Jogos (com mímica);
  Jogos com palavra que comecem ou terminem com o mesmo som.
  Dar um final para história.
  Interpretar a história.

Reconhecimento do próprio nome no conjunto de nomes (3 e 4 anos).
Reconhecimento do próprio nome e dos nomes de alguns colegas (5 anos).

Observação e manuseio de livros e revistas.
MATEMÁTICA

Registrar numerais, reconhecendo as quantidades

Identificar o calendário mensal como parte integrante do calendário anual

Manipulação em jogos de madeira ou encaixe para representar o espaço em outrasdimensões.

Manipulação exploração de objetos e brinquedos.

Uso da caixa de contagem.- Quantidade (conjuntos, numero, numeral).

Uso de quebra-cabeça.

Uso de jogos para contagem e seqüência lógica, cores, etc.

Situação problema- Noção de aumentar ou diminuir.
NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS E ESTUDOS SOCIAIS)

Reconhecimento das diferentes datas comemorativas do mês de novembro, como:
o
Dia 01/11 - Dia de Todos os Santos
o
Dia 02/11 – Dia de Finados
o
Dia 05/11 – Dia Nacional da Cultura e Ciências
o
Dia 08/11 - Dia do Cinema Brasileiro
o
Dia 09/11 – Aniversário da Cidade
o
Dia 10/11 - Dia do trigo
o
Dia 14/10 – Dia da Alfabetização
o
Dia 15/10 – Proclamação da República
o
Dia 19/11 – Dia Bandeira Nacional
o
Dia 20/11 – Dia da Declaração dos Direitos da Criança
o
Dia 21/11 – Dia da Consciência Negra
o
Dia 22/11 – Dia da Música
o
Ultima 5ª feira do mês – Dia Nacional de Ação de Graças
Observação
: As datas comemorativas poderão ser utilizadas em atividades como: projetos,pesquisas em jornais, revistas, cartazes, murais, painéis, álbuns, exposições de trabalhos sobre oassunto etc.

Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro

Fazer o mapa do Brasil e colar gravuras de jornais e revistas das raças que compõemnosso povo.

Valorização e respeito pela cor da pele de cada um;

Percepção de que, em cada família, existem pessoas com a cor da pele diferentes, devido àmistura de raças;

Entendimento de que a cor da pele de cada um tem relação com a cor da pele dos pais;

Percepção de que todas as raças são interessantes e bonitas independentemente da cor dapele;

Exploração por meio de gravuras e histórias dramatizada, de quem eram e como viviam osescravos;

Percepção de que hoje negros brancos e índios têm os mesmos valores e os mesmosdireitos (são iguais);

Tentativa de escrita de palavras



Exploração do calendário mensal

Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a história de negro

Trabalho de forma lúdica e interessante sobre a história de nossa cidade.

Leva-los a identificar a bandeira como um dos símbolos nacionais, descobrindo o querepresenta cada cor e as estrelas.

Conhecer o que a bandeira representa.

Trabalhar o Dia da Consciência Negra em todos os aspectos culturais herdados por nós dopovo africano, a importância dos negros na nossa formação e desenvolvimento do Brasil.

Trabalhar os diversos estilos de músicas identificando com eles músicas e cantores que orepresentam.
(Dia 22 de Novembro Dia da Música).

Levantamento de hipóteses, partindo sempre de pergunta interessantes, observações,experimentações, pesquisas, em lugar de apresentar explicações;

Todas as atividades deverão partir sempre do próximo para o distante, do conhecido para odesconhecido;

Aplicação do conteúdo a partir das partes para o todo.
CULMINÂNCIA:

Dramatização “Menina bonita do laço de fita”, pelas tias.

Brincadeiras e músicas diversas.

Exposição de materiais confeccionados durante o projeto.
AVALIAÇÃO:
Processual e contínua, observando a participação da criança durante as atividades propostas ena culminância.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Menina bonita do laço de fita.
ALGUMAS REFLEXÕES PARA O PROFESSOR, ANTES DE INICIAR O PROJETO.
A postura do professor é crucial na questão do preconceito.Geralmente, somos pegos emarmadilhas sem perceber, e acabamos reforçando estereótipos e atitudes racistas em nossosalunos.Antes de trabalhar o preconceito com eles, precisamos detectá-lo em nós e avaliar o quantoestamos contribuindo para reforçá-lo, mesmo que inconscientemente, em nosso alunado.Ao ouvir uma piada racista ou preconceituosa, o professor deve tomar uma atitude. Sepensarmos que não há mal algum em ouvir uma piadinha e reproduzi-la, estaremos sendoconiventes com o que deveríamos combater.
PARA PENSAR E REFLETIR:

Elogio e valorizo alunos negros e de outras etnias da mesma forma que elogio e valorizo osalunos brancos?

Dou as mesmas oportunidades para meus alunos, não importa a cor, o sexo e aprocedência?

Estou atento/atenta ao fato de que muitos alunos e alunas têm uma imagem negativa de si,de sua aparência e de suas capacidades, e preparo atividades para tentar ajudá-los a melhorar sua auto-imagem?

Chamo algum aluno por seu apelido (mesmo que este seja ofensivo)?

Escolho na maioria das vezes alunos brancos para atividades de destaque?

Distribuo atividades igualmente entre alunos e alunas?

Acredito que as mulheres são mais direcionadas para disciplinas da área de humanas e oshomens para as da área de exatas?

Trato o aluno portador de alguma deficiência de maneira diferenciada, exigindo menos deleque dos demais alunos, por considerá-lo frágil?

Incentivar atitudes de competição entre alunos e alunas?

Quando algum aluno é alvo de uma piada ou de um comentário maldoso por parte doscolegas aproveito a chance para discutir essa atitude?

Questiono estereótipos e papéis definidos para homens e mulheres?

Atribuo tarefas "femininas" para alunas e tarefas "masculinas" para alunos?Observação: Todos nós pertencemos à raça humana, que apresenta seres com diferentescaracterísticas (cor de pele, de cabelo, de olhos, altura, quantidade de gordura, tamanho de nariz,orelhas, etc.)As antigas idéias de raça (divididas com base nos fenótipos) ocasionaram gravesproblemas sociais e alimentaram ideologias como o nazismo e a apartheid, que pregavam (epossuem seguidores até hoje!) a existência de uma raça superior ou pura.As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com osadultos.Aproveite essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, e valorizesentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
VOCÊ PODE COMEÇAR A TRABALHAR O TEMA FAZENDO UMA DINÂMICA.DINÂMICA DAS FLORES:
Leve flores de diferentes cores e formas para a classe e deixe que cada aluno escolhauma. Depois, pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes quepercebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chame sua atençãopara o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos bela e apreciada. Depois, peçaque olhem uns para os outros. Assim como as flores, cada um é diferente, mas não menosimportante. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz,altura, cor da pele, tamanho do pé, etc.
DINÂMICA DAS CORES:
Leve um aparelho de som para a classe e coloque uma música suave. Espalhe vários lápisou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para as crianças escolherem a cor que maislhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Converse com elas sobre como seria omundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho?Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza?Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por que? Depois, peça que olhemuns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo decabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Pergunte que cor de lápisou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um. (Caso algum aluno diga que sua cor é"feia", procure fazê-lo se sentir valorizado, por meio das atividades sugeridas a seguir. Essemomento será propício para melhorar a auto-estima dessa criança.)
DISCUTINDO AS DIFERENÇAS (PORTE DE DEFICIÊNCIAS, OBESIDADE, ETC.)
Alunos portadores de deficiência (física ou mental), alunos obesos, ou de baixa estatura,que usam óculos, enfim, que possuem características físicas que chamam a atenção também

costumam sofrer algum tipo de discriminação e, comumente, são alvo de piadas e comentáriosgeralmente ofensivos por parte dos colegas e de alguns adultos.Montar um mural com personalidades que apresentam características físicas que fogemaos padrões e questionar o conceito de feio e bonito.A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.
Música: Você é Especial
(Aline Barros)Você é especial, não existe outro igualDeus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé, altura, peso, medidas, braço, perna e barriga.Bem assim como é...Você foi criado, foi separado pra servir a Deus do jeito que você é...Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma gozação,Mas será atendido se for um carinho do seu coraçãoVocê é especial, não existe outro igual Deus criou você assim,diferente de mim (2 vezes)O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e orelha, a cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudofez de primeira.
Música:
é Tão Lindo
Artista:
ElianaSe tem bigodes de focaNariz de tamanduáParece meio estranho,hein?!Também, um bico de patoE um jeito de sabiá .Mas se é amigoNão precisa mudar É tão lindoDeixa assim como estáE eu adoro, adoroDifícil é a gente explicar Que é tão lindo.Se tem bigodes de focaNariz de tamanduáE orelhas de camelo,né?!Mas se é amigo de fatoA gente deixa como ele está.É tão lindoNão precisa mudar É tão lindoÉ tão bom se gostar E eu adoro, é claroBom mesmo é a gente encontrar Um bom amigo.

São os verdadeirosQuando existe amor Somos grandes companheirosOs três mosqueteirosComo eu vi no filme. É tão lindoNão precisa mudar É tão lindoDeixa assim como estáE eu adoro e agoraEu quero poder lhe falar Dessa amizade que nasceuVocê e euNós e vocêVocês e euE é tão lindo!- Tia é tão legal ter um amigo!- É maravilhoso! Mesmo que tenha bigodes de foca e até nariz de tamanduáE orelhas de camelo,lembra?- Orelhas de camelo!- É mesmo, orelhas de camelo, mas é amigo, né?Se for amigo não precisa mudar.


Modelo de Calendário

O último é criação minha, os demais retirei da net, tudo para nossa sala ficar mais bonita.Meninas se eu consigo, vocês podem muito mais.bjs
Os demais são dos blogs: Educação Infantil Pró-Rose, Paixão por Educação Infantil. Clique na foto para ampliar.
 

 



 

MURAL DE ANIVERSARIANTES

Muito fácil !!!!!!!!!

Você faz e base e depois cola três tiras e faz cada desenho referente a um mês, pode ser estrela como no modelo abaixo, coração, florzinha ou o que sua imaginação criar.Depois é só colocar os nomes dos aniversariantes no mês devido, coloque com alfinete e você poderá usa esse mural por mais de um ano.




O mural é todo feito de eva, se o eva for muito mole , coloque um papelão atrás para ficar mais firme.

ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL































ATIVIDADE COM MÚSICA

As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.

O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.


Música: Meu Pintinho Amarelinho

Meu pintinho amarelinho

Cabe aqui na minha mão

Na minha mão.


Quando quer comer bichinho

Com seus pezinho ele cisca o chão.


Ele bate as asas

Ele faz piu, piu

Mas tem muito medo é do gavião.












Música: A Janelinha

A janelinha fecha

Quando está chovendo

A janelinha abre

Se o sol está aparecendo.


Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou


Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.















Música: O Jipe


O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.
















Música: Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.

















 
Música: Barata

Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.


















Música: Borboletinha


Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.















Música: Cachorrinho está latindo.

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.















Música: Motorista

Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não

Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha
Não é de borracha
Não é não
Não é não.
















Música: Casinha


Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....

PROJETO TODOS IGUAIS TODOS DIFERENTES

PROJETO TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES.

DATA: Durante o ano

Turma: II Período

Professora:

JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.

Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.

A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.

Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.

A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.

O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.

É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.

OBJETIVOS:

· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;

· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;

· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;

· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.

· Administrar suas emoções;

· Se auto-conhecer;

· Familiarizar-se com o ambiente escolar;

· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;

· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.

· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;

· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.

· Classificar e seriar objetos;

· Seqüenciar numericamente através do calendário.

· Obter noção de quantidade;

· Favorecer a socialização;

· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.

· Conhecer a história de seu nome.

· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.

· Identificar os componentes que formam a família.

· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.

· Distinguir diferentes tipos de moradias.

· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.

· Estimular a higiene pessoal.

· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.

· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.

· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.

CONTEÚDOS:

1) Linguagem Oral e Escrita:

· Hora da rodinha

· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);

· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);

· Atividades com o nome;

· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;

· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;

· Calendário;

· Letras: O - N- L.

2) Artes Visuais:

· Recorte e colagem;

· Pinturas com tintas variadas;

· Desenhos livres;

· Massinha de modelar.

3) Matemática:

· Jogos, estabelecimento de regras;

· Classificação e seriação;

· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;

· Seqüência lógica;

· Noção de quantidade;

· Noção temporal e espacial.

4)Natureza e Sociedade:

· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;

· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;

· Construção da autonomia.

5) Ciências:

· Esquema corporal;

· Órgãos dos sentidos;

· Higiene corporal.

6) Música e Movimento:

· Boneca de lata;

· Cabeça, ombro, joelho e pé;

· Trula Birula;

· Eu conheço um jacaré

· Rua dos Bobos;

· A família

· Os sentidos;

· Dramatizações;

· Dança;

· Brincadeira;

· Você é especial;

· Moradia (música do canal Futura);

· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.


O projeto será organizado da seguinte forma:

1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.

2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.

3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.

4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.


Primeira Semana do Projeto

Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:

Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .

Sugestões de Atividades Práticas

1) História do Nome: conhecer a origem do nome.

2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.

3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.

4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.

6) Composição.

7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.

8) Rimas com o nome.

9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).

10) Recortar as letras do seu nome.

11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.

12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.

13) Textos diversos.

14) Separar as fichas:

· Meninos/meninas (contar)

· Nomes com a mesma letra

· Nomes que rimem

· Mesmo número de letras.


Segunda Semana do Projeto

Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA

Sugestões de Atividades Práticas

1) Confecção de um livrinho da família.

2) Desenhar sua casa.

3) Saber o nome dos pais e irmãos.

4) Saber a profissão dos pais.

5) Visualização de diferentes tipos de moradia.

6) Os cômodos da casa.

7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.

8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.

9) Textos impressos.

10) Canções alusivas à família e a moradia.

11) Pesquisar:

· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?

· Quantas pessoas moram em minha casa?

· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?


Terceira Semana do Projeto

De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS

Sugestões de Atividades Práticas

1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.

2) Ginástica orientada com músicas.

3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.

4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.

5) Nomeação e classificação das partes do corpo.

6) Montar um quebra-cabeça do corpo.

7) Brincar com o corpo e os sentidos.

8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?

10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.

12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.


Quarta Semana do Projeto

Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE

Sugestões de Atividades Práticas

1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.

2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.

3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.

4) Mostrar a necessidade de andar calçado.

5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.

6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.

7) Textos, poesias e adivinhas.

8) Dramatizar hábitos de higiene.

9) Histórias.

10) Músicas.

AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:

· Hábitos de trabalhos;

· Relacionamento com amigos e professora;

· Capacidade de cooperação;

· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.

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