PROJETO PROFISSÕES - CADA ALUNO COLORIR COM A FAMÍLIA


ADVOGADA

O mediador de conflitos.
Quem estuda Direito é advogado (a). Quando ocorre algum conflito entre pessoas ou entre pessoas e alguma instituição ou até mesmo entre duas instituições, ele é o responsável em aplicar a justiça.
São pessoas que precisam saber escutar e discursar, precisam saber muito sobre as leis, normas e direitos que regem a nossa sociedade!
Você sabia que quem estuda direito também pode se tornar delegado, juiz ou promotor? É isto mesmo eles fiscalizam o cumprimento das leis, defendem os interesses da sociedade, os direitos do cidadão e o patrimônio público.



BOMBEIRO



Olha o fogo!
Já diz o velho ditado quem brinca com fogo acaba se queimando. Portanto cuidado com a chama! Brincar com isqueiros e fósforos, sem falar em balões, pode causar graves acidentes e incêndios de grandes proporções.
Os bombeiros mantêm um treinamento rígido. Precisam estar sempre preparados para a hora da ação. Para combater incêndios é preciso muita dedicação!
Mas não é só de fogo que vive um bombeiro. Eles salvam vidas em várias situações, desde acidentes nas estradas até em caso de enchentes e chuvas fortes, quando ficam em alerta máximo.
Quando vamos à praia e avistamos os guarda-vidas, quem sabe o que eles são? Bombeiros é o que são!



CABELEREIRO

Nada como sair do salão de beleza com aquele cabelo arrumadíssimo, na última moda e pronta para a festa, não é mesmo?
Pois é o cabeleireiro o profissional responsável por “dar um trato” em nosso visual.
Sempre por dentro do que está na moda, ele conhece os cortes e penteados que ficam melhor para cada estilo e estão sempre se atualizando para deixar homens e mulheres sempre mais bonitos.
CARTEIRO

Profissão das mais antigas, o carteiro sempre teve papel fundamental por realizar a comunicação e interação entre as pessoas.
Sem dúvida é um trabalho que exige muita disposição, pois andar quilômetros todos os dias, carregando grandes bolsas com cartas e documentos, exige bom preparo físico.
Atualmente a internet e a troca de e-mails acabam facilitando o trabalho dos carteiros, mas, como alguns documentos e correspondências não podem ser enviadas por este meio, o carteiro continuará tendo um papel importante na sociedade.

CHEF

O alquimista da cozinha.
Nossa que delícia de comida! O chef de cozinha
é como um alquimista!
É conhecedor de cada mistura de sabores que
é difícil de imaginar.
Sabe como ninguém os poderes dos temperos e ervas como: salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, hortelã e muito mais.
Carnes, verduras, grãos, farinhas, tudo vai para panela com muito cuidado na combinação dos ingredientes. Depois é só esperar ficar pronto e saborear uma grande refeição.
Para comandar a cozinha de restaurantes e
hotéis, é necessário muita habilidade e
planejamento. Neste papel o Chef de cozinha é
como um maestro que comanda seus auxiliares
para que tudo esteja fresquinho e para que nada passe do ponto!






COSTUREIRA

Ela é a pessoa especialista em transformar tecidos em roupas maravilhosas!
A profissão é muito antiga e acompanha a necessidade dos seres humanos de se proteger das intempéries do clima e do ambiente de modo geral.
Antigamente a profissão era privilégio somente dos homens, chamados de alfaiates, que criavam roupas para outros homens.
Com a entrada da mulher no mercado de trabalho no século XVIII, elas passaram a se chamar costureiras. Seu principal instrumento de trabalho foi mudando com o passar do tempo: máquinas de pedal foram aposentadas e trocadas por máquinas elétricas.
O mercado de trabalho também mudou: as grandes confecções começaram a predominar a alta costura faz a ascensão de grandes profissionais no mercado de trabalho.



DENTISTA

O dentista é o médico dos dentes. O dentista é o profissional que estuda e trata o sistema mastigatório, que é composto por ossos, músculos, articulações, dentes e tecidos.
O dentista trabalha para prevenir doenças nos dentes, na boca e em todo sistema mastigatório.
O trabalho do dentista é dividido de acordo com sua especialidade que pode ser próteses, canal, gengivas, aparelhos ortodônticos para corrigir o crescimento dos dentes, implantes de dentes ou prevenção de doenças.
Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista são uma revisão do estado da higiene dos dentes.
As consultas de rotina incluem ajudam a manter seus dentes mais limpos, a durarem mais e também ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor, como cáries. Se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você deve ir ao dentista a cada 6 meses.
Porém, se houver algum problema, dor ou necessidade de tratamento mais sério, marque uma consulta o mais rápido possível.

 






ENGENHEIRO

Uma grande construção!
Casas, edifícios, hospitais, escolas, igrejas, pontes, estradas. Mas afinal quem constroí tudo isto? É o engenheiro. Ele é responsável por todas as etapas de uma construção.
Antes de iniciar o seu trabalho precisa de um projeto para que possa executá-lo.
O arquiteto é responsável por projetar e planejar o que será construído. Ao projetar uma casa, por exemplo, o arquiteto define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e até a posição do fogão, da geladeira e da pia da cozinha.
Só após o projeto definido o engenheiro inicia o seu trabalho de realização. Nossa quanto trabalho, não é mesmo?! É turma, não é brincadeira não, um bom profissional precisa saber muita matemática, cálculo e física para que a estrutura da obra esteja firma e sólida sem risco de qualquer imperfeição!







FOTÓGRAFO

A fotografia está em toda parte. Revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e muitas vezes até canais de televisão fazem uso da fotografia.
Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos como nas festas e quando estamos em férias!
Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus.
Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagem fotográficas. Ficou famoso por registrar garimpeiros em Serra Pelada.
Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional!
É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!






GARÇOM

 É o profissional responsável por atender os clientes em bares, cafés ou restaurantes, anotar seus pedidos, servi-los, e, após a saída do cliente, retirar os restos da mesa, e limpá-la, de modo que outra pessoa possa ocupá-la.
Para exercer essa profissão é necessário ter habilidade e educação para lidar com pessoas, pois encontrará entre elas características das mais diversas.
Além disso, devem ter agilidade, raciocínio rápido, capacidade de observação, paciência e organização.
Não existe uma formação necessária para ser um garçom, mas é imprescindível que o profissional seja alfabetizado.
Também é importante realizar  cursos de especialização e aprimoramento da profissão.










GUARDA DE TRÂNSITO

Esta profissão é atribuída ao guarda municipal e é uma das mais importantes para garantir a segurança das pessoas pelas ruas da cidade.
Ele tem a responsabilidade de orientar, fiscalizar e controlar o trânsito municipal de pedestres e dos veículos que circulam pelas ruas.
Para exercer a profissão, é necessário ter formação apropriada que inclui o estudo da legislação e do Código Brasileiro de Trânsito.


 




JORNALISTA

O que aconteceu hoje ?
Todos os dias lemos ou vemos o jornal, para saber os fatos importantes que aconteceram no Brasil e no Mundo.
Mas afinal quem é que descobre tanta informação? São os jornalistas! Os profissionais da notícia que saem por aí em busca de novidades e acontecimentos importantes para a sociedade.
Para ser um bom jornalista é fundamental ter conhecimentos gerais sobre política, economia, cultura, questões sociais e até um pouco de ciências.
Entrevistar pessoas, fazer perguntas e descobrir informações faz parte do trabalho, portanto ser extrovertido, descontraído e curioso ajuda muito.
O jornalista edita e redige suas reportagens, entrevistas e artigos, por isto precisa de bons conhecimentos da língua portuguesa. Para fazer cobertura internacionais é fundamental o domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
As oportunidades de trabalho são vastas, pode-se trabalhar em jornais impressos e revistas como também em rádios, televisões e para sites na internet.
 

MECÂNICO

O médico dos veículos.
O carro quebrou? E agora? Chama o mecânico. Este profissional é fundamental para que possamos nos movimentar de forma segura e confortável.
Para ir e vir de um ponto a outro, quando não vamos a pé, dependemos de transportes como: bicicleta, ônibus, metrô, carro, avião, navio e até mesmo skates e patins.
Para que tudo funcione em perfeita ordem é muito importante fazer a manutenção com um profissional qualificado. Não procure um mecânico apenas quando seu o veículo quebrar, é perigoso e pode causar acidentes.
Quanto mais saudável estiver a sua máquina mais tempo irá durar. Proteja o seu veículo e a você também. Vá ao Mecânico!










PEDREIRO

 Casas e edificações planejadas por arquitetos e engenheiros seriam meros desenhos ilustrativos se não fosse a figura do pedreiro para torná-las realidade.
É uma profissão muito antiga e a medida que modificam as necessidades das pessoas, ele tem que se adaptar, inclusive fazendo cursos de atualização e reciclagem.
Utilizando de instrumentos próprios e com muita atenção às medidas necessárias para cada construção, ele usa de sua arte para ajudar a melhorar ambientes e também a construir sonhos.















MÉDICO

A nossa saúde é muito importante. Para isto é fundamental se alimentar bem, fazer exercícios e ter uma boa noite de sono.
Qualquer médico tem estas recomendações na ponta da língua! Fazer exames médicos anualmente também é uma boa maneira de prevenir doenças.
Os médicos são responsáveis por detectarem as nossas doenças e prescreverem medicações e recomendações para o tratamento. É muito importante seguir a risca as indicações do médico.
Além disto, fazem pesquisas para descobrir novas doenças e as novas formas de combatê-las. Realizam cirurgias quando é necessário.
Também participa do planejamento da saúde pública para que todos os indivíduos de todas as regiões tenham acesso a postos de saúde e hospitais.






PINTOR

Modificar ambientes, combinar cores e deixar locais novinhos em folha! Este é o trabalho do pintor.
Para exercer essa profissão é preciso desenvolver conhecimento e experiência a respeito dos diversos tipos de tinta, conhecer o pincel mais apropriado para cada trabalho, além de conhecer o tipo de parede ou estrutura que terá que pintar.
O trabalho é tão interessante que muitas pessoas gostam de pintar suas próprias casas como hobby!




   
POLICIAL
Em busca da ordem pública.
De origem grega que significa governo de uma cidade, é um órgão do governo, presente em todos os países, que tem como função a repressão ao crime e a manutenção da ordem pública.
Existem vários tipos de policiais:
Policiais militares: entre eles estão o corpo de bombeiro, preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e Distrito Federal.
Polícia do exército: zelar pelo cumprimento dos regulamentos militares.
Policiais civis: chefiados por delegados gerais de polícia, são responsáveis pelas investigações.
Polícia rodoviária: monitora e fiscaliza o tráfego de veículos e combate o crime nas rodovias estaduais e federais do Brasil.
Polícia federal: exerce funções de polícia marítima, aeroportuária, responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.
Polícia ferroviária federal: destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Polícia legislativa: além das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem e do patrimônio nos edifícios da Câmara dos Deputados, efetuam a segurança dos Deputados Federais.
Guarda Municipal: cuidam da proteção dos bens, serviços e municipalidades brasileiras.


PROFESSOR

Ensinar é saber.
O professor é uma das profissões mais importantes do planeta. Sabe por quê? Porque os professores transmitem conhecimentos fundamentais para a nossa formação.
Não só nos ensinam a ler, a escrever e a contar. Mas, o mais importante é que nos ensinam também a ter uma visão crítica sobre a sociedade e a cultura!
Valorizar e respeitar os nossos mestres só colabora para o nosso crescimento e conhecimento.
A sociedade contemporânea exige indivíduos muito bem formados, com conhecimentos em diversas áreas. Portanto, fique ligado nas palavras do seu professor!
 

VETERINÁRIO

Doutor dos animaizinhos!
O médico veterinário é o profissional responsável por estudar e cuidar da saúde dos animais - silvestres, de estimação, de rebanhos, de zoológico ou de laboratórios.
Em fazendas e sítios, o veterinário cuida da higiene, alimentação e condições de abrigo da criação.
Nos supermercados, é responsável pelo acompanhamento da chegada da carne, leite, verifica a estocagem e temperatura ideal do freezer. Orienta os funcionários sobre normas de higiene.
Nas indústrias, poderá controlar a fabricação e assessorar tecnicamente na venda dos produtos.
A saúde do seu bichinho de estimação também depende dos seus cuidados!!!









SECRETÁRIA

Eficiência e responsabilidade.
A secretária participa do dia-a-dia do executivo, assessorando em diversos serviços. Tem uma visão geral da empresa, participa de reuniões, redação de cartas e documentos, organização de agenda.
Na verdade ela funciona como uma assessora, porque participa de todo um processo e toma decisões.
É necesssário que seja criativa, que saiba antecipar problemas e propor soluções, isto não quer dizer que as tarefas tradicionais ficaram de lado como atender telefone, anotar recados, organizar agenda do chefe e servir aquele delicioso cafezinho também!








  DENTISTA


O dentista é o médico dos dentes. O dentista é o profissional que estuda e trata o sistema mastigatório, que é composto por ossos, músculos, articulações, dentes e tecidos.
O dentista trabalha para prevenir doenças nos dentes, na boca e em todo sistema mastigatório.
O trabalho do dentista é dividido de acordo com sua especialidade que pode ser próteses, canal, gengivas, aparelhos ortodônticos para corrigir o crescimento dos dentes, implantes de dentes ou prevenção de doenças.
Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista são uma revisão do estado da higiene dos dentes.
As consultas de rotina incluem ajudam a manter seus dentes mais limpos, a durarem mais e também ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor, como cáries. Se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você deve ir ao dentista a cada 6 meses.
Porém, se houver algum problema, dor ou necessidade de tratamento mais sério, marque uma consulta o mais rápido possível.









ENGENHEIRO

Uma grande construção!
Casas, edifícios, hospitais, escolas, igrejas, pontes, estradas. Mas afinal quem constroí tudo isto? É o engenheiro. Ele é responsável por todas as etapas de uma construção.
Antes de iniciar o seu trabalho precisa de um projeto para que possa executá-lo.
O arquiteto é responsável por projetar e planejar o que será construído. Ao projetar uma casa, por exemplo, o arquiteto define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e até a posição do fogão, da geladeira e da pia da cozinha.
Só após o projeto definido o engenheiro inicia o seu trabalho de realização. Nossa quanto trabalho, não é mesmo?! É turma, não é brincadeira não, um bom profissional precisa saber muita matemática, cálculo e física para que a estrutura da obra esteja firma e sólida sem risco de qualquer imperfeição!







FOTÓGRAFO

A fotografia está em toda parte. Revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e muitas vezes até canais de televisão fazem uso da fotografia.
Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos como nas festas e quando estamos em férias!
Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus.
Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagem fotográficas. Ficou famoso por registrar garimpeiros em Serra Pelada.
Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional!
É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!






GARÇOM

 É o profissional responsável por atender os clientes em bares, cafés ou restaurantes, anotar seus pedidos, servi-los, e, após a saída do cliente, retirar os restos da mesa, e limpá-la, de modo que outra pessoa possa ocupá-la.
Para exercer essa profissão é necessário ter habilidade e educação para lidar com pessoas, pois encontrará entre elas características das mais diversas.
Além disso, devem ter agilidade, raciocínio rápido, capacidade de observação, paciência e organização.
Não existe uma formação necessária para ser um garçom, mas é imprescindível que o profissional seja alfabetizado.
Também é importante realizar  cursos de especialização e aprimoramento da profissão.









GUARDA DE TRÂNSITO

Esta profissão é atribuída ao guarda municipal e é uma das mais importantes para garantir a segurança das pessoas pelas ruas da cidade.
Ele tem a responsabilidade de orientar, fiscalizar e controlar o trânsito municipal de pedestres e dos veículos que circulam pelas ruas.
Para exercer a profissão, é necessário ter formação apropriada que inclui o estudo da legislação e do Código Brasileiro de Trânsito.




  

JORNALISTA

O que aconteceu hoje ?
Todos os dias lemos ou vemos o jornal, para saber os fatos importantes que aconteceram no Brasil e no Mundo.
Mas afinal quem é que descobre tanta informação? São os jornalistas! Os profissionais da notícia que saem por aí em busca de novidades e acontecimentos importantes para a sociedade.
Para ser um bom jornalista é fundamental ter conhecimentos gerais sobre política, economia, cultura, questões sociais e até um pouco de ciências.
Entrevistar pessoas, fazer perguntas e descobrir informações faz parte do trabalho, portanto ser extrovertido, descontraído e curioso ajuda muito.
O jornalista edita e redige suas reportagens, entrevistas e artigos, por isto precisa de bons conhecimentos da língua portuguesa. Para fazer cobertura internacionais é fundamental o domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
As oportunidades de trabalho são vastas, pode-se trabalhar em jornais impressos e revistas como também em rádios, televisões e para sites na internet.


MECÂNICO

O médico dos veículos.
O carro quebrou? E agora? Chama o mecânico. Este profissional é fundamental para que possamos nos movimentar de forma segura e confortável.
Para ir e vir de um ponto a outro, quando não vamos a pé, dependemos de transportes como: bicicleta, ônibus, metrô, carro, avião, navio e até mesmo skates e patins.
Para que tudo funcione em perfeita ordem é muito importante fazer a manutenção com um profissional qualificado. Não procure um mecânico apenas quando seu o veículo quebrar, é perigoso e pode causar acidentes.
Quanto mais saudável estiver a sua máquina mais tempo irá durar. Proteja o seu veículo e a você também. Vá ao Mecânico!






PEDREIRO

 Casas e edificações planejadas por arquitetos e engenheiros seriam meros desenhos ilustrativos se não fosse a figura do pedreiro para torná-las realidade.
É uma profissão muito antiga e a medida que modificam as necessidades das pessoas, ele tem que se adaptar, inclusive fazendo cursos de atualização e reciclagem.
Utilizando de instrumentos próprios e com muita atenção às medidas necessárias para cada construção, ele usa de sua arte para ajudar a melhorar ambientes e também a construir sonhos.









PINTOR

Modificar ambientes, combinar cores e deixar locais novinhos em folha! Este é o trabalho do pintor.
Para exercer essa profissão é preciso desenvolver conhecimento e experiência a respeito dos diversos tipos de tinta, conhecer o pincel mais apropriado para cada trabalho, além de conhecer o tipo de parede ou estrutura que terá que pintar.
O trabalho é tão interessante que muitas pessoas gostam de pintar suas próprias casas como hobby!
 












POLICIAL
Em busca da ordem pública.
De origem grega que significa governo de uma cidade, é um órgão do governo, presente em todos os países, que tem como função a repressão ao crime e a manutenção da ordem pública.
Existem vários tipos de policiais:
Policiais militares: entre eles estão o corpo de bombeiro, preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e Distrito Federal.
Polícia do exército: zelar pelo cumprimento dos regulamentos militares.
Policiais civis: chefiados por delegados gerais de polícia, são responsáveis pelas investigações.
Polícia rodoviária: monitora e fiscaliza o tráfego de veículos e combate o crime nas rodovias estaduais e federais do Brasil.
Polícia federal: exerce funções de polícia marítima, aeroportuária, responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.
Polícia ferroviária federal: destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Polícia legislativa: além das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem e do patrimônio nos edifícios da Câmara dos Deputados, efetuam a segurança dos Deputados Federais.
Guarda Municipal: cuidam da proteção dos bens, serviços e municipalidades brasileiras.

PROFESSOR

Ensinar é saber.
O professor é uma das profissões mais importantes do planeta. Sabe por quê? Porque os professores transmitem conhecimentos fundamentais para a nossa formação.
Não só nos ensinam a ler, a escrever e a contar. Mas, o mais importante é que nos ensinam também a ter uma visão crítica sobre a sociedade e a cultura!
Valorizar e respeitar os nossos mestres só colabora para o nosso crescimento e conhecimento.
A sociedade contemporânea exige indivíduos muito bem formados, com conhecimentos em diversas áreas. Portanto, fique ligado nas palavras do seu professor!














VETERINÁRIO

Doutor dos animaizinhos!
O médico veterinário é o profissional responsável por estudar e cuidar da saúde dos animais - silvestres, de estimação, de rebanhos, de zoológico ou de laboratórios.
Em fazendas e sítios, o veterinário cuida da higiene, alimentação e condições de abrigo da criação.
Nos supermercados, é responsável pelo acompanhamento da chegada da carne, leite, verifica a estocagem e temperatura ideal do freezer. Orienta os funcionários sobre normas de higiene.
Nas indústrias, poderá controlar a fabricação e assessorar tecnicamente na venda dos produtos.
A saúde do seu bichinho de estimação também depende dos seus cuidados!!!



 





SECRETÁRIA

Eficiência e responsabilidade.
A secretária participa do dia-a-dia do executivo, assessorando em diversos serviços. Tem uma visão geral da empresa, participa de reuniões, redação de cartas e documentos, organização de agenda.
Na verdade ela funciona como uma assessora, porque participa de todo um processo e toma decisões.
É necesssário que seja criativa, que saiba antecipar problemas e propor soluções, isto não quer dizer que as tarefas tradicionais ficaram de lado como atender telefone, anotar recados, organizar agenda do chefe e servir aquele delicioso cafezinho também!
















REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG