Projeto Desfralde para Maternal 1


PROJETO DESFRALDE MATERNAL I 

O mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma, compreendendo as diferenças.

Tempo estimado

O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas.

Objetivos

Estimular a retirada da fralda; Ensinar os cuidados que se deve ter nesse momento; Trabalhar em parceria: escola e família; tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento

Leitura de livros sobre o assunto, contação e recontação da história e uso de fantoches para falar sobre o tema. Muita conversa em rodinha sobre o assunto. 
  1. Dica para os pais: Em casa colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, comemore. Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!
  2. Manter uma rotina, ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.
  3. Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
  4. Dica super criativa: trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha. Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!
  5. Informar os pais sobre o projeto e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.
  6. Usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso.
  7. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa, tendo paciência com as 'escapadas' e passar tranquilidade para elas, mostrando que podem confiar nas professoras. Dar adeus para o xixi e cocô, quando feito corretamente.


  1. Sempre perguntar a criança se ela quer ir ao banheiro e incentivá-la a ir. Tornar isto uma rotina a ajudará no processo. Quando levar ao banheiro, ter paciência. Fazer barulhinho com a boca, imitando o xixi e falar: "Vamos ouvir o barulho do xixi?", o barulhinho da torneira vazando água as vezes também ajuda... e barulho de descarga diverte e incentiva-os a voltar, deixe-os apertar a descarga.
  2. Importante: trocar a fralda suja de cocô ou xixi imediatamente. Se uma criança tem que esperar muito tempo entre fazer cocô e trocar a fralda, ela pouco se importará em fazer xixi ou cocô na roupa.
  3. Levar a criança no banheiro para ver o coleguinha maior fazer xixi ou cocô também é ótimo, crianças adoram imitar a outra. Que tal todos irem a banheiro ao mesmo tempo? Um estimula o outro. Geralmente quando o amiguinho termina a criança pede para fazer também. 
  4. Fazer cartaz utilizando carimbo das mãozinhas com os dizeres 'Adeus fraldinhas'.
Avaliação

Este processo é realizado em parceria com a família, isto é fundamental. Sempre incentivando os alunos que estão em andamento para que consigam alcançar o objetivo com muita paciência, amor e dedicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !