HIGIENE ORAL E PARALISIA CEREBRAL


Higiene Oral e Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral é uma encefalopatia crónica não progressiva, estando incluídos neste grupo os pacientes que apresentam distúrbios de movimento ou de postura (paresias, hipercinesias e incoordenações).

Os pacientes com paralisia cerebral pelas alterações que estão inerentes à sua condição física estão sujeitos ao desenvolvimento das doenças causadas pela placa bacteriana, essencialmente a cárie dentária e a doença Periodontal. 
Esses problemas acontecem essencialmente por alguns motivos dos quais destacamos:
– O facto de serem regra geral respeitadores bucais, o que deixa a cavidade oral mais seca, diminuindo a acção preventiva da saliva. Isso faz por exemplo que as gengivas fiquem muito secas o que aumenta a possibilidade de hemorragia.
– Apresentam dificuldades na mastigação. Isto é mau por dois motivos. Por um lado não existe a estimulação da mastigação o que torna a auto limpeza oral que ocorre aquando da mastigação não ocorra com tanta eficiência. Com frequência a alimentação incluí alimentos pastosos e açucarados o que aumenta a propensão à cárie dentária. Um terceiro motivo é que se a higiene oral não for eficiente a comida ficará muito tempo na cavidade oral aumentando deste modo a acção das bactérias da placa bacteriana.
– Alguns dos medicamentos anti-convulsivos que ingerem com frequência provocam a hiperplasia gengival.
– Alterações a nível do tónus muscular e sensoriais com frequência fazem com que a abertura da boca torne difícil a higiene oral, como por exemplo o posicionamento da escova e a colocação do fio dentário.
– a ausência do controlo salivar pode fazer com que exista dificuldade em manter a quantidade ideal de saliva. Isso poderá fazer com que a quantidade de saliva presente na boca não seja suficiente para manter o pH normal da boca.
– Uma dieta rica em alimentos cariogénicos (essencialmente rica em açucares, tais como papas e xaropes).
Pelos motivos supracitados, existe a necessidade de motivar os cuidadores do paciente com Paralisia cerebral da necessidade de manutenção de uma boa higiene oral. Por vezes, a mesma pode ser difícil visto que a mesma deve ser realizada duas ou mais vezes ao dia, e as dificuldades com restantes tratamentos que o paciente precisa pode diminuir a vontade de se proceder à Higiene Oral. Para facilitar a Higiene Oral pode ser feito uso de uma pasta dentífrica em gel em vez de uma pasta convencional. Isto facilitará também o final da escorregam, visto que a ausência de espuma elimina a necessidade de se cuspir ou bochechar após a escovagem. O facto da mesma fazer menos espuma poderá facilitar os procedimentos orais. Regra geral, o paciente é colaborador, e pode ficar ansioso se não conseguir colaborar. Um aspeto muito importante na escovagem é um bom controlo da cabeça. O mesmo pode ser feito por se posicionar atrás do utente, e segurar a cabeça. Depois, é importante que a escova seja adequada à boca do utente. Na maioria dos casos, uma escova de criança é o ideal, visto que o seu menor tamanho facilita a entrada e movimentação da boca dentro da cavidade oral. Também torna mais fácil que o cuidador consiga chegar com a escova aos dentes posteriores e efetue uma correta higienizarão da região. Ao escovar é importante escovar bem a região do sulco gengival, que existe entre a gengiva e o dente. Além da escovagem é fundamental que a partir dos 7 anos, ou até antes, se use também o fio dentário. Este também poderá ser feito por se posicionar atrás do paciente e com os dedos médios segurar o fio dentário. Em casos em que é difícil para o cuidador esta técnica outros meios como o porta fio podem ser usados para complementar a escovagem. Semestralmente deverá ser avaliada a necessidade de se efetuar Flúor tópico, como por exemplo vernizes de flúor ou o ácido ortofosfórico.
Exige-se também a estes pacientes o acompanhamento por parte do profissional de saúde dentária. Em vista da maior susceptibilidade os períodos deverão ser um pouco menores que o convencional.


HIGIENE ORAL NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

Com qualquer criança, uma boa saúde oral depende de alguns cuidados diários a ter, tais como: a higiene oral(escovagem dos dentes).
No entanto, na criança com paralisia cerebral, pelas alterações inerentes à patologia de base, estas apresentam muitas vezes difucldades no comer e no beber e são estas mesmas que requerem maior atenção no que se trata à saúde oral, porque:

- apresentam um padrão respiratório predominantemente oral, o que leva as gengivas a ficarem muito secas, provocando irritação e possiveis hemorragias;

- têm dificuldades de alimentação e a necessidade de usar uma dieta pastosa, que por sua vez reduz a estimulação dos dentes e gengivas;

- necessitam de ingerir, em alguns casos, medicamentos anti-convulsivos que podem causar o crescimento anormal das gengivas por cima dos dentes;

- as alterações sensoriais e as alterações do tónus muscular caracteristicos de um quadro de paralisia cerebral, pode tornar a atividade de lavar os dentes muito dificil;

- a utilização de dietas ricas em açúcar, contribui para o aparecimento de cáries precoces nestas crianças.

- a ausência do controlo da saliva irá resultar num pobre fornecimento de saliva dentro da boca, não a mantendo limpa e humedecida,

Por isso, é fundamental incentivar precocemente a lavagem das gengivas e dos dentes a estas crianças, ajudando os pais a cumprirem este objetivo, tendo sempre em conta que para além do aspeto da saúde oral a higiene oral traduz-se também numa abordagem terapêutica. Pois estimula, normalizando a sensibilidade e tonus intra-oral e facilitando posturas das estruturas orais mais adequadas a alimentação. ajudando a criança a tolerar alimentos com diferentes texturas e consistências dentro da boca.

O procedimento para a higiene oral deverá ser o seguinte:
• para as crianças sem dentição, deve-se limpar as gengivas e retirar os resíduos alimentares com uma compressa. Esta pode ser embebida em tantum verde ou apenas em água. Os movimentos na gengiva com a compressa devem ser rotativos, no sentido do relógio, do meio para trás, nas gengivas internas e externas. Não nos podemos esquecer que os dentes necessitam de gengivas sãs para os suportar;
• nas crianças com dentição, os movimentos executados com a escova nos dentes, interior e exteriormente, são basicamente os mesmos que se fazem com a compressa;
•a pressão é variável conforme a criança (+ sensibilidade + pressão / – sensibilidade – pressão) e com rapidez.
Outros aspetos a ter em conta são:

- Utilizar uma escova com um tamanho adequado à sua boca e de pelos mais macios, para não provocar dor;

- procurar a ajuda de especialistas sempre que necessário e surgirem dúvidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !