LIVROS INFANTIS COM PROTAGONISTAS NEGROS

 LIVROS INFANTIS COM PROTAGONISTAS NEGROS
Dia desses Beatriz me perguntou o que era ser negra.
Só então percebi como existem pouquíssimas referências na vida dela sobre o que é ser negra, e o pior, não é só na vida dela. Não notamos porque, o racismo está tão enraizado na nossa sociedade, que passa despercebido.
Então começou a saga para apresentar personagens negros.
Começamos pelos filmes, mas falarei sobre isso em outro texto.
O que quero contar é sobre a saga de encontrar livros infantis com protagonistas negros.
Procurei em três livrarias. A primeira eu notei que, talvez por não serem tão populares, os livros tinham valores acima da média. Na segunda não havia livros infantis sem ser de princesas. E a terceira.. ah, a terceira.

Eu: – Moço, eu quero um livro que o protagonista seja negro.
Atendente 1: – Ahn, err… é.. fulana vem cá!
Atendente 2: – O livro e´pra menino ou menina?
Eu: – É pra uma criança. Sem distinção de gênero.
Atendente 1: – Pode ser sobre um menino cego?
Eu: – Moço, mas ele é branco…
Atendente 2: – mas ele é diferente…. é cego!
Qual a parte que não entenderam?

Coloquei isso na fanpage do blog  e além da indignação, postaram muitas dicas de livros bacanas com protagonistas negros. Disseram também sobre a editora Pallas*, que é especializada na questão racial. Então, resolvi compartilhar aqui com vocês, porque sei que muitas pessoas procuram dicas bacanas de leitura para os pequenos e nem sempre conseguem sair do “mais do mesmo”.
Mosaico 1
1 – A Bonequinha Preta –  Alaide Lisboa de Oliveira
Editora LER$35,00+ Informações
2 – As tranças de Bintou – Sylviane Anna Diouf
Cosac Naify
R$39,00
+Informações
3 – Maria Borralheira – Silvio Romero
Scipione
R$31,90
+Informações
4 – Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
Atica
R$27,50
+Informações
Mosaico 2

1 – O Menino Marrom – Ziraldo
MelhoramentosR$38,00
+Informações
2 – One Love – Cedella Marley
Martins EditoraR$36,40
+Informações
3 – Escola de Chuva – James Rumford
Brinque BookR$32,30
+Informações
4 – Obax – Andre Neves
Brinque BookR$36,30
+Informações

Mosaico 3
1 – Bruna e a Galinha D’Angola – Gercilga Almeida
Pallas
R$29,00
+Informações

2 – Chuva de Manga – James Rumford
Brinque Book
R$30,50
+Informações

Mosaico 4
1 – Nó na Garganta – Mirna Pinsky
Atual Editora
R$41,00
+Informações
2 – O menino Nito – Sonia Rosa
Pallas
R$25,00
+Informações.
Tanto Tanto
1 – Tanto Tanto –  Trish Cooke
Atica
R$90,90
+Informações

Gostaria de ressaltar que esse assunto ao meu ver, deveria ser algo natural e não deveria ter necessidade de explicar para minha filha, o que é uma pessoa negra. Deveria ser algo natural. Mas não na nossa sociedade desigual e racista. Também acredito que devemos aprofundar no assunto, porém, não me sinto apta para falar sobre isso por uma questão básica: sou branca. Eu posso ser empática, mas eu jamais vou conseguir dizer como uma mulher negra, como uma criança negra, se sente em uma sociedade onde não há referência alguma em desenhos, filmes, livros, sobre como é ser negra.
Então em breve terá um guest post a respeito disso, com alguém que saberá muito melhor do que eu, falar sobre o assunto! <3

E há quem diga que nossa sociedade não é racista, que racismo está na cabeça das pessoas, se não fosse não haveria tanta dificuldade em encontrar um livro com um protagonista negro, para uma criança de 4 anos.


E você, já reparou ai na sua estante se tem livros infantis com protagonistas negros?Tem algum livro para indicar e acrescentar na nossa lista? <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !