Livro: O Educador e a Moralidade Infantil



O Educador e a Moralidade Infantil
Telma Pillegi Vinha
• Telma Pileggi Vinha
Resultado de uma pesquisa realizada diretamente com professores, esta obra relata o conteúdo de um curso ministrado sobre o desenvolvimento da moralidade, apresenta as implicações pedagógicas decorrentes desses estudos e analisa as situações vivenciadas pelos educadores no cotidiano da escola, narrando as dificuldades comumente encontradas por eles ao trabalhar com essa questão. Sua proposta é auxiliar o educador não somente a compreender a criança com a qual está trabalhando, mas também a reformular sua atuação de modo a favorecer a conquista da autonomia infantil.

Os educadores são elementos fundamentais no desenvolvimento moral, pois as questões éticas estão presentes no cotidiano escolar e podem ser trabalhadas em cada ação, regra ou atividade. Por isso, é necessário planejar a educação moral tão cuidadosamente como as outras áreas do currículo.

O livro traz ainda sugestões concretas de procedimentos pedagógicos, coerentes com os princípios de uma educação construtivista, que auxiliam o educador a construir um ambiente sociomoral cooperativo em sala de aula.

Sobre a autora

Telma Pileggi Vinha, pedagoga, mestre em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp e doutoranda da mesma instituição. Professora de cursos de extensão universitária, pós-graduação e especialização nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Realiza pesquisas na área do desenvolvimento da moralidade infantil e o papel do educador neste processo, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da FE-Unicamp.

Atua na formação e no aperfeiçoamento de professores, ministrando cursos, seminários e palestras embasadas no cons-trutivismo de Jean Piaget. Nestes cursos, são enfocadas, principalmente, as áreas de educação infantil e moralidade, visando a reflexão, capacitação e mudança de postura por parte do professor no relacionamento com seus alunos, auxiliando-o na resolução dos inúmeros conflitos que enfrenta no seu dia-a-dia e na construção, pela escola, de um ambiente cooperativo favorável ao desenvolvimento da autonomia.

APOIO : FAPESP
(capa: Vande Rotta Gomide)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !