SE ELA BRINCA EU BRINCO

SE ELA BRINCA EU BRINCO


Se ela brinca ...eu brinco................

E O TÃO IMPORTANTE ...............BRINCAR.........
O que uma criança faz em uma escola de educação infantil?
 
Brinca, faz amigos e passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares.  Mas não é só isso que acontece.

Até os 6 anos, a criança vive uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor por isso as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam devem ser muito ricas e qualificadas.

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca.

Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com pessoas realmente preparadas para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e de crescimento com uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança.

Para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender,e pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, deve-se propor atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.

O brincar se constitui na interação de vários fatores que são transformados pela ação dos indivíduos e por suas produções.

Os jogos e as brincadeiras são, assim transformados continuamente.

A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações, para aprender as normas sociais de comportamento, para desenvolver a linguagem e a narrativa, para trabalhar com o imaginário e para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta.
 
A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, pois através dele a criança se coloca no meio, interagindo com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo e o espaço físico.

Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.

O movimento tem uma importância muito grande na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço e situar-se nele, bem como os objetos e o próprio corpo.

No processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas usaram em relação a ela.

Isto acontece porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio de comportamento.

A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real.

Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real.

Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa. Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados.

A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real.

Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real. Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento,processos estes intimamente interligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !