CIÊNCIA E OS OITO MOTIVOS PARA ESTUDAR ASTRONOMIA


A admiração e curiosidade que o homem sente pelo céu são bem antigas - remontam a cerca de 3000 AC entre os sumérios da Mesopotâmia (onde é o atual Curdistão). E s fenômenos celestes sempre ditaram o ritmo da vida aqui embaixo. Literalmente. De acordo com o professor Marcelo Souza, do Observatório Astronômico Luis Cruls, foram os astros que nos ensinaram a contar os dias e as horas: "A astronomia é importante para entendermos os dias e as noites, as estações do ano, o calendário e as marés - está presente no nosso cotidiano", afirma. 

1808Especial Cursos Extracurriculares 
Confira outras reportagens sobre os benefícios dessas atividades no desenvolvimento do seu filho!

Além disso, o estudo do Universo mudou completamente a forma como vemos e pensamos o mundo hoje. Renato Las Casas, professor e astrônomo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), considera o telescópio o instrumento mais importante da história humana: "Seu uso nos permitiu saber que a Terra não é o centro do Universo". Ele lembra que o italiano Galileu Galilei, ao observar as crateras e os relevos da Lua, as manchas solares e os anéis de Saturno, mostrou ao mundo que o céu, assim como o nosso planeta, também vive em um rebuliço constante. "Considero estas descobertas como a maior revolução de todos os tempos no pensamento da humanidade. Não fosse pelo telescópio, provavelmente ainda acreditaríamos na teoria geocêntrica aristotélica de cerca de três séculos antes de Cristo", conclui. 

O Educar para Crescer entrevistou 8 astrônomos para responder por que a Astronomia continua mais interessante do que nunca. Veja você 8 motivos para olhar para o céu:
Traz avanços ao conhecimento   
Instiga a perpetuar a sobrevivência humana    
Investiga a origem da vida    
Estreita a nossa relação com o Universo    
Inspira respeito à natureza e aos nossos limites    
Faz com que a tecnologia e o progresso avancem    
Permite um exercício mais pleno da cidadania    
Desperta a sensibilidade entre as pessoas
 
 
Fonte: Educar para crescer

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG