PENSADORES CONSTRUTIVISTAS

PENSADORES CONSTRUTIVISTAS

Compreender a natureza do conhecimento e o processo de construção do mesmo tem sido um desafio para muitos filósofos, cientistas e pesquisadores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de teorias construtivistas. Dentre esses estudiosos destacamos: Jean Piaget, Ernst von Glassersfeld, Jerome Bruner, G. A. Kelly, David Ausubel e Lev Vygostsky.

Para cada um deles vamos analisar algumas de suas contribuições, enfatizando especialmente os trabalhos de Piaget, Vygotsky e Glasersfeld.

Na nossa opinião, a questão raiz que intriga esses estudiosos foi citada por Chomsky como tendo sido formulada por Bertrand Russel em uma de suas últimas obras:
“Como foi possível que os seres humanos cujos contatos com o mundo são tão efêmeros, particularizados, limitados fossem, contudo, capazes de ter tantos conhecimentos?” 

Uma possível explicação para o sucesso do ser humano na sua tarefa sem fim de adquirir conhecimento, reside no fato de não sermos simples espectadores passivos do meio ambiente.

Nós estabe­lecermos nesse meio uma atividade cognitiva que implica em construções que podem ser com­partilhadas com os outros e nós somos, em essência, construtores de conhecimento.

Sérgio Lins (Sergio Lins). Ver detalhes em Tácito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !