PROJETO TARSILA PARA AS CRIANÇAS


Projeto Tarsila para crianças

Área do conhecimento: Artes
Turma: 2ºano (ens. Fund de nove anos)
Duração: 7 aulas

Justificativa: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de aprendizagem. A área da Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (...) A educação voltada às manifestações artísticas e culturais, caracteriza um modo próprio de dar sentido à experiência humana – o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no ato de expressar-se quanto na ação de apreciar, reconhecer e valorizar as formas produzidas por ele e pelos colegas, por diferentes culturas e pela própria natureza”.

Objetivos: Ampliação do universo cultural; apreciação e contato com obras da pintora Tarsila do Amaral; valorização da cultura brasileira; realização de atividades de alfabetização, leitura e interpretação de textos e imagens relacionados à obra da artista;

Etapas:

1ª aula: Apresentação do projeto e da artista Tarsila do Amaral

- Motivação Inicial: Perguntar aos alunos se eles já viram alguma obra de arte, onde viram, se sabem o nome de algum pintor, se já visitaram uma exposição, etc.
- Apresentação da artista (mostrando fotos, contando alguns fatos da vida de Tarsila, localizar a pintora no tempo e no espaço, mostrar no mapa seu local de nascimento e comparar com o local de nascimento dos alunos).
- Apreciação da obra “cartão postal”. A apreciação será feita em uma roda de conversa, na qual cada grupo irá sortear uma pergunta sobre a obra (as perguntas formuladas previamente pela professora terão como objetivo despertar nos alunos um olhar crítico sobre a obra, observando seus detalhes e imprimindo sua opinião pessoal) e responde-la para os colegas.
- Releitura da obra “cartão postal” utilizando folha sulfite e lápis de cor;

2ª aula: Apreciação da obra “Vendedor de frutas” e registro das informações sobre Tarsila do Amaral.

- Retomar as informações sobre a vida da artista Tarsila do Amaral (o professor será escriba de um texto contendo as informações resgatadas pelos alunos). Após, o professor irá digitar o texto e entregar para que os alunos colem o registro no caderno.
- Apreciação da obra “Vendedor de Frutas” – mostrar a obra aos alunos e questiona-los, direcionando o olhar aos detalhes da obra.
- Releitura da obra utilizando dobradura (barco) e retalhos de papel dobradura
- Caça-palavras contendo os elementos do quadro (pássaro, abacaxi, chapéu, igreja, etc)

3ª aula: Apreciação da obra “Operários”

- Interpretação da obra, chamando atenção para os rostos que são mostrados. Perguntar aos alunos quais rostos da obra parecem tristes, felizes, cansados, com medo, etc.
- Chamar os alunos à frente, pedir para que escolham um rosto do quadro e imitem as expressões faciais (registrar com fotos).
- Releitura da obra em grupos, utilizando cartolina e rostos recortados em revistas.
- Atividade de escrita: fazer uma lista das profissões que conhecemos


4ª aula: Apreciação da obra “Abaporu”

- Apresentar a obra e questionar o que os alunos acharam diferente, engraçado. Refletir com os alunos sobre o que a artista quis dizer quando pintou o Abaporu com grandes pés e cabeça pequena (levantar hipóteses).
- Releitura da obra utilizando papel cartão e massa de modelar
- Cruzadinha com elementos da obra “Abaporu"

5ª Aula: Apreciação da obra “Segunda classe”

- Utilizando como base a experiência de ter apreciado outras obras anteriormente, os alunos formularão perguntas uns para os outros para produzir um roteiro de apreciação da obra.
- Após formular as questões, cada aluno responderá a questão dos colegas, realizando assim a socialização das informações
- Releitura – os alunos serão divididos em pequenos grupos e, após realizar observação, farão uma “obra viva” do quadro que será registrada por meio de fotos


6ª Aula: Apreciação da obra “Manacá”

- Sugestões para motivação inicial: questionar os alunos sobre as sensações que o quadro transmite, se gostam das cores do quadro, que cores teriam usado se fossem a artista, falar os nomes das flores que conhecem.
- Relembrar os títulos das pinturas que estudamos e realizar atividade de escrita / adivinha dos nomes das obras.
- Releitura da obra utilizando cartolina tamanho A4 e tinta guache


7ª Aula: Impressões sobre o projeto

- Roda de socialização: Os alunos irão fazer uma análise sobre o trabalho realizado: o que mais gostaram, o que não gostaram, se gostaram ou não da pintura de Tarsila, o que foi mais fácil/difícil, etc.
- Escrita espontânea dos alunos contendo sua opinião sobre o projeto
- Produto final: exposição das releituras feitas pelos alunos

Fonte: Grupo Professores Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !