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PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, na infância, procuraremosvalorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre criançasbrancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção daidentidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquantocaracterísticas e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para adesvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar oindivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho,busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importânciadisso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.
OBJETIVOS GERAIS
  Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das trêsraças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo.
  Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária emuma sociedade democrática.
  Valorizar a cor da pele de cada um, levando-os a perceber que tem a ver com a cor da peledas pessoas da família de cada um.
  Proporcionar meios para que a criança desenvolva a linguagem, a escrita e a coordenaçãode maneira contextualizada.
  Estimular o pensamento rápido, a concentração e atenção.
  Despertar para a seqüência lógica dos fatos.
  Desenvolver atividades que envolvam noções matemáticas.
  Levar a criança a perceber que na indústria acontece a transformação dos produtos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Demonstrar ações de irmandade, fraternidade.
  Reconhecer o número de letras das palavras
  Pesquisar gravuras/fotos
  Expressar situações vivenciadas ligadas à religiosidade
  Identificar palavras que representem o nome de alimentos de origem Africana.
  Resolver pequenos problemas.
  Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som dasmúsicas.
  Reconhecer som afro.
  Entender que parentas são pessoas que pertencem a mesma família.
  Conhecer a história de vida dos escravos.
  Entender que o povo brasileiro é formado por mistura de raças.
  Perceber a diferença entre produto natural e produto industrializado.
  Reconhecer algumas formas geométricas.
  Perceber linhas retas e curvas.
  Diferenciar curvas abertas de curvas fechadas (4 e 5 anos).
  Desenvolver noções de temperatura, espessura, posição, formas, quantidade, conjuntos.
  Formar conjuntos com quantidades diferentes de elementos.
  Resolver situações problemas.
  Contar objetos.
  Reconhecer as letras vogais (4 e 5 anos).
  Ler e formar sílaba a partir da palavra estudada (5 anos).

Identificar fichas com seu nome.
  Reconhecer letras do seu nome e do nome de alguns colegas (5 anos).
RECURSOS:MATERIAL
  Histórias
  Musicas
  Brincadeiras
  Imitação e mímica
  Dramatização
  Dobradura
  Pesquisas
  Gravuras
  Jogos diversos
  Cartazes e murais
  Objetos manipulativos
  Caixa de contagem
  Ilustrações
  Caixas de leitura
  Livros de literatura infantil
  Revistas para recortes
  Jornais e revistas
  Rótulos
  Montagem de álbuns
  Quebra-cabeça
  Vestes
  Observações
  Palitos de picolé
  Sucatas
  Tarefas mimeografadas
  Uso de papel metro, tinta guache, fitas adesivas, régua, cartolinas, TNT, lápis de cor, papeloficio, álcool, matriz, hidrocores, pilotos, quadro, giz, papel crepom, barbante, papel laminado,lápis, giz de cera, pincel, televisão, radio, CD, tesoura, cadernos, etc.
  Conversas informais
  Questionamentos
HUMANOS
  Professores
  Crianças
  Demais funcionários
CONTEÚDOS
  Leitura, identificação e escrita de letras (4 e 5 anos), e famílias silábicas (5 anos) daspalavras-chave:

MAE – COELHO – MENINA – ESCRAVO – FITA – CAFÉ
  Vogais (4 e 5 anos)
  Família silábica e consoante das sílabas estudadas nas palavras-chave
  Cores: Preto, branco, vermelho e marrom.
  Cor secundária: Cor-de-rosa
Meios de comunicação: Bilhetes, recados, telefone, televisão livros, revistas.
 Quem são nossos parentes.
  Cor dos povos que vinham da África.- Quem eram os escravos.- Como os escravos eram tratados.- Povo brasileiro, mistura de raças.

Branca, negra, indígena.- A cor da pele de cada um:Valorização e respeito- NumeroContagem até 5 (creche)Contagem até 10 (4 anos)Contagem acima de 10 (5 anos)- NumeralFormação de conjuntos até 3 (creche)Formação de conjuntos, identificação e escrita até 3 (4 anos)Formação de conjuntos, identificação e escrita até 5 (5 anos)- Situações problemas envolvendo adição e subtração- Noção de aumentar ou diminuir
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
O projeto será desenvolvido dentro da história “Menina bonita do laço de fita” que será contadapor partes, intercalando os conteúdos curriculares e atividades relacionadas aos conteúdos,observando as habilidades e competências.As variações que se fizeram necessárias serão contextualizadas dentro das áreas ligadas a:
LINGUAGEM
  Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
  Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras
  Leitura, identificação e escrita das letras vogais (4 e 5 anos) e famílias silábicas estudadasnas Palavras-chave (5 anos). São elas:
  MAE – COELHO – MENINA – TELEFONE – ESCRAVO – FITA – CAFÉ.
  Leitura de fichas dos nomes.
  Vogais (4 e 5 anos)
  Leitura de figuras e objetos (3, 4 e 5 anos).
  Leitura de figura de fundo (3, 4 e 5 anos).
  Leitura de caixa de objetos e fichas (3 e 4 anos).
  Dramatização de histórias
  Leitura, identificação e escrita das letras vogais e famílias silábicas estudadas
  Leitura de fichas dos nomes.
  Vogais
  Leitura de figuras e objetos
  Leitura de figura de fundo
  Leitura de caixa de objetos e fichas
  Interpretação de histórias
  Reconto de histórias
  Conto de casos diversos (individual).
  Interpretação de histórias
  Reconto de histórias
  Conto de casos diversos (individual).

PSICOMOTRICIDADE:
  Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas em suas brincadeiras.
  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,pendurar-se, movimentar-se, dançar, agachar, levantar, saltitar, etc., para ampliar gradativamenteo controle sobre o seu corpo e o movimento.
  Manipulação de materiais moles e duros, objetos e brinquedos diversos.
  Desenvolvimento do equilíbrio andando sobre linhas retas e curvas.
MÚSICAS
  Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
  Ginástica musical.
  Parlenda com palmas.
  Audição da música “O conto das três Raças” (Clara Nunes)
  Acompanhar o ritmo de um trecho musical cantando ou tocando com ajuda de instrumentode percussão.
  Trabalhar diferentes ritmos utilizando os instrumento construídos nos projetos anteriores.Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau.
  Canto de músicas para desenvolvimento da memória musical.
  Textos de musicas.
ARTES
  Confecção de fantoches com perfil afro;
  Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzemas características étnicas e culturais das crianças;
  Formação de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;
  Confecção de chocalhos, atabaque e berimbau.
  Criação de desenhos, pintura, calagem, modelagens do seu próprio repertório. Para 03anos, devem lembrar que a criança ainda se encontra na fase de rabiscação.
  Estimular o uso de cores.
  Uso e exploração de materiais como: caixinhas, latinhas, diferentes papeis, papelões, coposdescartáveis, pedaços de panos, etc., para as mais variadas construções (ilustrar os temastrabalhados).
  Confecção com sucatas.
  Uso de tintas, palitos, sementes...
  Dramatização/imitação.
FUNÇÃO SEMIÓTICA
  Histórias;
  Desenhos;
  Imitação;
  Dramatização;
  Leitura de objetos, figuras, etc.;
  Jogos (com mímica);
  Jogos com palavra que comecem ou terminem com o mesmo som.
  Dar um final para história.
  Interpretar a história.

Reconhecimento do próprio nome no conjunto de nomes (3 e 4 anos).
Reconhecimento do próprio nome e dos nomes de alguns colegas (5 anos).

Observação e manuseio de livros e revistas.
MATEMÁTICA

Registrar numerais, reconhecendo as quantidades

Identificar o calendário mensal como parte integrante do calendário anual

Manipulação em jogos de madeira ou encaixe para representar o espaço em outrasdimensões.

Manipulação exploração de objetos e brinquedos.

Uso da caixa de contagem.- Quantidade (conjuntos, numero, numeral).

Uso de quebra-cabeça.

Uso de jogos para contagem e seqüência lógica, cores, etc.

Situação problema- Noção de aumentar ou diminuir.
NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS E ESTUDOS SOCIAIS)

Reconhecimento das diferentes datas comemorativas do mês de novembro, como:
o
Dia 01/11 - Dia de Todos os Santos
o
Dia 02/11 – Dia de Finados
o
Dia 05/11 – Dia Nacional da Cultura e Ciências
o
Dia 08/11 - Dia do Cinema Brasileiro
o
Dia 09/11 – Aniversário da Cidade
o
Dia 10/11 - Dia do trigo
o
Dia 14/10 – Dia da Alfabetização
o
Dia 15/10 – Proclamação da República
o
Dia 19/11 – Dia Bandeira Nacional
o
Dia 20/11 – Dia da Declaração dos Direitos da Criança
o
Dia 21/11 – Dia da Consciência Negra
o
Dia 22/11 – Dia da Música
o
Ultima 5ª feira do mês – Dia Nacional de Ação de Graças
Observação
: As datas comemorativas poderão ser utilizadas em atividades como: projetos,pesquisas em jornais, revistas, cartazes, murais, painéis, álbuns, exposições de trabalhos sobre oassunto etc.

Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro

Fazer o mapa do Brasil e colar gravuras de jornais e revistas das raças que compõemnosso povo.

Valorização e respeito pela cor da pele de cada um;

Percepção de que, em cada família, existem pessoas com a cor da pele diferentes, devido àmistura de raças;

Entendimento de que a cor da pele de cada um tem relação com a cor da pele dos pais;

Percepção de que todas as raças são interessantes e bonitas independentemente da cor dapele;

Exploração por meio de gravuras e histórias dramatizada, de quem eram e como viviam osescravos;

Percepção de que hoje negros brancos e índios têm os mesmos valores e os mesmosdireitos (são iguais);

Tentativa de escrita de palavras



Exploração do calendário mensal

Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a história de negro

Trabalho de forma lúdica e interessante sobre a história de nossa cidade.

Leva-los a identificar a bandeira como um dos símbolos nacionais, descobrindo o querepresenta cada cor e as estrelas.

Conhecer o que a bandeira representa.

Trabalhar o Dia da Consciência Negra em todos os aspectos culturais herdados por nós dopovo africano, a importância dos negros na nossa formação e desenvolvimento do Brasil.

Trabalhar os diversos estilos de músicas identificando com eles músicas e cantores que orepresentam.
(Dia 22 de Novembro Dia da Música).

Levantamento de hipóteses, partindo sempre de pergunta interessantes, observações,experimentações, pesquisas, em lugar de apresentar explicações;

Todas as atividades deverão partir sempre do próximo para o distante, do conhecido para odesconhecido;

Aplicação do conteúdo a partir das partes para o todo.
CULMINÂNCIA:

Dramatização “Menina bonita do laço de fita”, pelas tias.

Brincadeiras e músicas diversas.

Exposição de materiais confeccionados durante o projeto.
AVALIAÇÃO:
Processual e contínua, observando a participação da criança durante as atividades propostas ena culminância.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Menina bonita do laço de fita.
ALGUMAS REFLEXÕES PARA O PROFESSOR, ANTES DE INICIAR O PROJETO.
A postura do professor é crucial na questão do preconceito.Geralmente, somos pegos emarmadilhas sem perceber, e acabamos reforçando estereótipos e atitudes racistas em nossosalunos.Antes de trabalhar o preconceito com eles, precisamos detectá-lo em nós e avaliar o quantoestamos contribuindo para reforçá-lo, mesmo que inconscientemente, em nosso alunado.Ao ouvir uma piada racista ou preconceituosa, o professor deve tomar uma atitude. Sepensarmos que não há mal algum em ouvir uma piadinha e reproduzi-la, estaremos sendoconiventes com o que deveríamos combater.
PARA PENSAR E REFLETIR:

Elogio e valorizo alunos negros e de outras etnias da mesma forma que elogio e valorizo osalunos brancos?

Dou as mesmas oportunidades para meus alunos, não importa a cor, o sexo e aprocedência?

Estou atento/atenta ao fato de que muitos alunos e alunas têm uma imagem negativa de si,de sua aparência e de suas capacidades, e preparo atividades para tentar ajudá-los a melhorar sua auto-imagem?

Chamo algum aluno por seu apelido (mesmo que este seja ofensivo)?

Escolho na maioria das vezes alunos brancos para atividades de destaque?

Distribuo atividades igualmente entre alunos e alunas?

Acredito que as mulheres são mais direcionadas para disciplinas da área de humanas e oshomens para as da área de exatas?

Trato o aluno portador de alguma deficiência de maneira diferenciada, exigindo menos deleque dos demais alunos, por considerá-lo frágil?

Incentivar atitudes de competição entre alunos e alunas?

Quando algum aluno é alvo de uma piada ou de um comentário maldoso por parte doscolegas aproveito a chance para discutir essa atitude?

Questiono estereótipos e papéis definidos para homens e mulheres?

Atribuo tarefas "femininas" para alunas e tarefas "masculinas" para alunos?Observação: Todos nós pertencemos à raça humana, que apresenta seres com diferentescaracterísticas (cor de pele, de cabelo, de olhos, altura, quantidade de gordura, tamanho de nariz,orelhas, etc.)As antigas idéias de raça (divididas com base nos fenótipos) ocasionaram gravesproblemas sociais e alimentaram ideologias como o nazismo e a apartheid, que pregavam (epossuem seguidores até hoje!) a existência de uma raça superior ou pura.As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com osadultos.Aproveite essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, e valorizesentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.
VOCÊ PODE COMEÇAR A TRABALHAR O TEMA FAZENDO UMA DINÂMICA.DINÂMICA DAS FLORES:
Leve flores de diferentes cores e formas para a classe e deixe que cada aluno escolhauma. Depois, pergunte o que chamou a atenção deles para escolher aquela flor. Peça-lhes quepercebam as diferentes cores, o perfume, a textura, as diferentes formas... Chame sua atençãopara o fato de as flores serem diferentes e nem por isso menos bela e apreciada. Depois, peçaque olhem uns para os outros. Assim como as flores, cada um é diferente, mas não menosimportante. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz,altura, cor da pele, tamanho do pé, etc.
DINÂMICA DAS CORES:
Leve um aparelho de som para a classe e coloque uma música suave. Espalhe vários lápisou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para as crianças escolherem a cor que maislhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Converse com elas sobre como seria omundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho?Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza?Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por que? Depois, peça que olhemuns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo decabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... Pergunte que cor de lápisou giz é mais parecido com a cor da pele de cada um. (Caso algum aluno diga que sua cor é"feia", procure fazê-lo se sentir valorizado, por meio das atividades sugeridas a seguir. Essemomento será propício para melhorar a auto-estima dessa criança.)
DISCUTINDO AS DIFERENÇAS (PORTE DE DEFICIÊNCIAS, OBESIDADE, ETC.)
Alunos portadores de deficiência (física ou mental), alunos obesos, ou de baixa estatura,que usam óculos, enfim, que possuem características físicas que chamam a atenção também

costumam sofrer algum tipo de discriminação e, comumente, são alvo de piadas e comentáriosgeralmente ofensivos por parte dos colegas e de alguns adultos.Montar um mural com personalidades que apresentam características físicas que fogemaos padrões e questionar o conceito de feio e bonito.A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.
Música: Você é Especial
(Aline Barros)Você é especial, não existe outro igualDeus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé, altura, peso, medidas, braço, perna e barriga.Bem assim como é...Você foi criado, foi separado pra servir a Deus do jeito que você é...Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma gozação,Mas será atendido se for um carinho do seu coraçãoVocê é especial, não existe outro igual Deus criou você assim,diferente de mim (2 vezes)O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e orelha, a cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudofez de primeira.
Música:
é Tão Lindo
Artista:
ElianaSe tem bigodes de focaNariz de tamanduáParece meio estranho,hein?!Também, um bico de patoE um jeito de sabiá .Mas se é amigoNão precisa mudar É tão lindoDeixa assim como estáE eu adoro, adoroDifícil é a gente explicar Que é tão lindo.Se tem bigodes de focaNariz de tamanduáE orelhas de camelo,né?!Mas se é amigo de fatoA gente deixa como ele está.É tão lindoNão precisa mudar É tão lindoÉ tão bom se gostar E eu adoro, é claroBom mesmo é a gente encontrar Um bom amigo.

São os verdadeirosQuando existe amor Somos grandes companheirosOs três mosqueteirosComo eu vi no filme. É tão lindoNão precisa mudar É tão lindoDeixa assim como estáE eu adoro e agoraEu quero poder lhe falar Dessa amizade que nasceuVocê e euNós e vocêVocês e euE é tão lindo!- Tia é tão legal ter um amigo!- É maravilhoso! Mesmo que tenha bigodes de foca e até nariz de tamanduáE orelhas de camelo,lembra?- Orelhas de camelo!- É mesmo, orelhas de camelo, mas é amigo, né?Se for amigo não precisa mudar.


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