PROJETO TRÂNSITO



INTRODUÇÃO:

O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha um vazio que nem ele sabe o que é. Esse ser humano está perdido neste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo , que desfaz valores e aposta no seu descontentamento.

No trânsito ele não é diferente. Competitivo, cada vez mais egoísta, mais agressivo, com uma pressa para chegar que o faz cometer abusos, passar por cima de tudo e de todos .Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...

O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.

Para compensar de um modo geral, essa discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados físicos quanto de prejuízos materiais .

É preciso fazer algo!

As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas.

A Escola de Educação Infantil tendo uma comunidade com faixa etária tão indefesa e participando direta e indiretamente no trânsito, torna-se necessário ser o canal de informações para estas crianças !

JUSTIFICATIVA:

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares de seus pais, dos transportes escolares, e , outros muitas vezes, utilizam-se de vias públicas para se locomover até à escola.

Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais"a ser trabalhado na Educação Infantil..

As informações serão dadas através de atividades esclarecedoras, jogos, informativos textuais para a família, filmes, atividades participativas com as crianças, palestras com profissional responsável pelo trânsito, onde os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao mesmo.

OBJETIVOS:

* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;

* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;

* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;

* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;

* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;

* Identificar o significado da sinalização;

* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;

* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;

* Desenvolver a atenção e a percepção;

* Identificar os principais sinais de trânsito;

* Ensinar obediência à sinalização;

* Trabalhar as virtudes: Paciência, Temperança( disciplina); Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:

- Debates em rodinhas;

- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações ( faixas ), placas e semáforos;

- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;

- Entrevista com guarda de trânsito;

- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;

-Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;

- Dramatizações ;

- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;

- Criação da Patrulha do Trânsito Escolar;

- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola / casa;

- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

RECURSOS HUMANOS:

. Alunos, professores, pais , guarda de trânsito.

RECURSOS MATERIAIS:

. Espaço físico externo e interno da escola, gravuras, vídeos, recortes, testos informativos e ilustrativos, materiais recicláveis, atividades xerocadas, fichas avaliativas, cartazes, dobraduras,colagens,pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.

INTERDISCIPLINARIEDADE:

PORTUGUÊS

- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos

MATEMÁTICA

Desenhos geométricos ( confecção de placas)

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes ( materiais recicláveis), cartazes

HISTÓRIA

O trânsito urbano, rural e grandes cidades

GEOGRAFIA

Noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias

CIÊNCIAS

Primeiros socorros

AVALIAÇÃO

SERÁ FEITA DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

- Observando a participação, interesse e entusiasmo;

- Resolução de dúvidas;

- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de maquetes e cartazes;

- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;

- Observando as mudanças comportamentais;

Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG