PROJETO PROFISSÕES




Duração: 1 mês
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
  
Objetivos

·        Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
·        Desenvolver a criatividade;
·        Desenvolver a linguagem oral e escrita

Justificativa

Diante da complexidade de trabalhar o tema profissões na Educação Infantil,  foi pensado duas alternativas para desenvolve-lo de forma significativa. Alternativas estas que estão descritas a seguir.

1ª alternativa

Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.

O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos,  jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.

Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

2ª alternativa

Serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

Professor
Medico
Carteiro
Pintor
Motorista
Padeiro
Dentista
Bombeiro
Soldado
Costureira
Cozinheiro
Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um álbum de figurinhas com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração do aluno. A figurinha poderá ser feita pelo professor e numerada para que o aluno a cole no lugar correto. Seria interessante não colar todas as figurinha no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !