PROJETO MUSICALIZAÇÃO






Projeto : Cante e encante...
OBJETIVOS ANUAIS
 Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
 Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

CONTEÚDOS ANUAIS
O FAZER MUSICAL
 Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
 Interpretação de músicas e canções diversas.
 Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

APRECIAÇÃO MUSICAL
 Escuta de obras musicais variadas.
 Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
O FAZER MUSICAL
 Utilizar canções de ninar tradicionais, brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimento, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais.
 É importante brincar, dançar e cantar com as crianças, levando em conta suas necessidades de contato corporal e vínculos afetivos.
 Quando canta, integra-se melodia, ritmo e freqüentemente harmonia.
 Cuidado em associar músicas ao gesto, pois as crianças param de cantar para realizá-los, inibindo sua tendência natural de integrar a expressão musical e corporal.

APRECIAÇÃO MUSICAL
 Integração com as atividades cotidianas das crianças
 Organizar um pequeno repertório durante algum tempo, para que se estabeleçam relações com o que escutam, com obras de música erudita, popular, do cancioneiro infantil, da música regional, etc. e que despertem o desejo de ouvir e interagir, através do movimento.
 Não utilizar a música como pano de fundo para o desenvolvimento de outras atividades, impedindo que o silêncio seja valorizado.

ATIVIDADES – MARÇO
Atividade: Colocar alguns instrumentos musicais da bandinha dentro de uma caixa grande e explorá-la como se fosse uma caixa tátil, pegando um instrumento de cada vez e explorar o som que emite, parece com que som?. Distribuir os objetos entre os alunos para que possam produzir sons, seja tocando com as mãos, com os dedos, com baquetas, raspando os dedos, etc. Permitir que troquem os objetos entre si e deixar que explorem livremente. Sugerir que brinquem de sinal vermelho e verde,perguntar se já observaram quando anda de carro e tem um sinal colorido, como a mamãe dirige? Ela segue em frente ou para o carro? Que cor estava o sinal? Propor que brinquem de pare e siga com os instrumentos musicais, quando apresentar o sinal verde ( tocar um triângulo), todos poderão tocar seus instrumentos, quando for sinal vermelho ( tambor), deverão parar e observar o silêncio. Alternar os períodos em curtos e longos para os dois sinais. Depois, pode designar dois alunos que ficarão responsáveis pelos comandos. Deve-se gravar a vivência e deixar que escutem os sons produzidos para a troca de idéias, questionando a duração dos períodos de sons e silêncio.
Registro: Deve-se gravar a vivência , depois realizar troca de idéias, que deve ser digitada e anexada a foto.

Atividade: Apresentar uma folha de jornal, explorar movimentos com a folha, brincar que é uma capa de super herói, um tapete para voar, que sacudida faz o barulho da chuva, que amassada faz um barulho engraçado, o que parece? Depois , dar ½ folha de jornal e ensinar como se faz um chapéu de soldado. Ensinar a música Marcha soldado, cantar na roda, todos de chapéu de soldado, na segunda vez, procurar marcar , com palmas, o tempo forte da música, como MARcha solDAdo, caBEça de paPEL( sílaba forte são as em letras maiúsculas). Pedir para que marchem, batendo palmas no tempo forte. È importante observar o ritmo das crianças , se conseguem bater as palmas no momento correto, etc.Depois deixar que brinquem livremente de soldadinhos e levem o chapéu para casa. 
Registro: Música digitada, com tempo forte em destaque e deixar que ilustrem o soldadinho. 
PARA APRENDERMOS O QUE É O TEMPO FORTE DA MÚSICA, FIZEMOS UM CHAPÉU DE JORNAL, BRINCAMOS COM A MÚSICA MARCHA SOLDADO E BATEMOS PALMAS NAS PARTES EM NEGRITO. REGISTRE O SEU SOLDADINHO.
MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
SE NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO NO QUARTEL

O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLÍCIA DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE
A BANDEIRA NACIONAL.
ATIVIDADES - ABRIL
Atividade: Brincar de gato Mia, quem já brincou? Como é a brincadeira? Como sabemos quem nós pegamos? Realizar a brincadeira, fechar a janela da sala e colocar a venda nos olhos do aluno que quiser ser o gato. Alguns alunos não gostarão de vendar os olhos, deixar aqueles que não demonstrarem medo. Deixar a sala com as mesas e cadeirinhas recuadas. O importante é a identificação, discriminação da voz do amigo. Troca de idéias ao final da brincadeira.
Registro: NA BRINCADEIRA DE GATO MIA QUE FIZEMOS NA AULA DE MÚSICA, DESCOBRIMOS NOSSOS AMIGOS PELA VOZ. REGISTRE ABAIXO, QUAL AMIGO VOCÊ DESCOBRIU.

Atividade: Apresentar a música O batuque mais bonito, do cd Canções do Brasil, deixar que cantem, que explorem os movimentos, que som é o mais forte? Conhecem alguma música parecida? Quem será que está cantando? Contar sobre o Maracatu, que é ( VER ENCARTE DO CD ). Propor aos alunos que todos brinquem com o maracatu, que seja escolhido um rei, uma rainha, príncipes e princesas que deverão colocar fantasias, se enfeitar e sair dançando, seguindo o rei e sua rainha. Fotografar e realizar troca de idéias.
Registro: CONHECEMOS O MARACATU, ESCUTANDO A MÚSICA O BATUQUE MAIS BONITO DO CD CANÇÕES DO BRASIL . VAMOS BRINCAR E FAZER NOSSO REI E RAINHA DO MARACATU. ( FAZER COM SUCATA, COM CONTORNO DE UMA CRIANÇA, EM PAINEL COLETIVO) 

ATIVIDADES - MAIO
Atividade: Escutar a música Velha canção francesa de Tchaikovsky, do cd clássicos para crianças, e imaginar que somos uma esponja e a música é a chuva e nós vamos absorver cada gota da chuva. Explorar os movimentos do corpo, e realizar exercícios de respiração, dançar e depois relaxar .Observar os batimentos do coração, como ficam após dançar e depois que relaxaram. Colocar a música novamente e pedir para que façam uma pintura livre. Proporcionar várias nuances de tintas, ex: azul, azul claro, escuro, amarelo, laranja, verde em 2 tons, rosas, etc.
Registro: ESCUTANDO A MÚSICA VELHA CANÇÃO FRANCESA, DE PIOTR ILYTCH TCHAIKOVSKY, FAÇA UMA PINTURA COM GUACHE.

Atividade: Apresentar o reco-reco, que tipo de instrumento é? Qual som faz? Cantar com as crianças a música Pulguinha do cd canções de brincar do palavra cantada, tocar o reco-reco no ritmo da música, deixar que cada criança toque um pedaço da música. Propor que façam um reco-reco para cada um. Confecção de um reco-reco de sucata ( ver antecipadamente se vai ser necessário solicitar a garrafa pet, que possua ranhaduras ou lata de molho de tomate com ondulações).
Registro: CONFECÇÃO DO RECO-RECO.

ATIVIDADES - JUNHO
Atividade: Em roda, perguntar aos alunos que sons nosso corpo produz, mostrar que fazemos sons com as mão e pés, em diferentes maneiras de batê-los, sons com a boca, assoviando, batendo a mão na boca, enfim, de várias maneiras. Proponha a brincadeira “Siga o mestre”: as crianças são dispostas em círculo. Uma criança executa um movimento com o seu corpo, produzindo um som que é repetido por todas, uma de cada vez. Após completar a primeira rodada, a segunda criança repete o som inicial e cria o seu. Os dois sons são repetidos em sequência por todas as crianças. A terceira criança repete os dois primeiros sons e cria um terceiro. Na quarta rodada, a brincadeira recomeça.
Registro: EXPLORAMOS TODOS OS SONS QUE PODEMOS FAZER COM NOSSO CORPO,BATENDO PALMAS DE DIVERSAS MANEIRAS, PÉS, EMITINDO SONS COM A BOCA. RECORTE E COLE AS PARTES DO CORPO QUE UTILIZAMOS PARA PRODUZIR SONS. 

Atividade: Ouvir a música As Quatro estações- Outono, de Vivaldi. Pedir para que fechem os olhos e imaginem uma história, o que será que está acontecendo? Vamos imaginar um personagem, como ele se chama, como ele é? Onde está? O que está fazendo? O que aconteceu? Cada aluno contará uma parte da história, deve-se orientar para que, quando muda-se o ritmo da música, deve-se mudar algo na história.Registrar a história ouvindo a música bem baixinho, digitar e anexar ao desenho que será feito após a criação.
Registro: OUVINDO A MÚSICA AS QUATRO ESTAÇÕES –OUTONO DE ANTONIO VIVALDI, PUDEMOS PERCEBER AS MUDANÇAS DE RITMO E OUVINDO-A COM ATENÇÃO, CRIAMOS UMA HISTÓRIA EM CONJUNTO. REGISTRE ABAIXO O PERSONAGEM PRINCIPAL DA NOSSA HISTÓRIA.

ATIVIDADES - AGOSTO
Atividade: : Colocar a música trenzinho caipira de Heitor Villa Lobos, deitar todas as crianças no chão, pedir para que fechem os olhos e imaginem o trenzinho andando, apitando. Brincar de trenzinho, todos andando com a mão na cintura do amigo, fazendo curvas, etc. 
Registro: APÓS ESCUTARMOS A MÚSICA TRENZINHO CAIPIRA DE HEITOR VILLA LOBOS E BRINCARMOS DE TREM, REGISTRE O SEU TREM.

Atividade: Todos no pátio, brincar com a música Mazu, fazer os gestos referentes à música. Depois , deixar que cada um escolha um instrumento da bandinha para acompanhar a música. Cantar todos juntos e , no tempo forte, tocar todos os instrumentos. Observar qual aluno consegue marcar a sílaba forte das palavras, seguindo o ritmo da música. Para facilitar, primeiro somente a professora toca, e os alunos batem palma, depois os alunos acompanham com outros instrumentos.
Registro: BRINCANDO COM A MÚSICA SAMBA MAZU, PUDEMOS FAZER A MARCAÇÃO UTILIZANDO ALGUNS INSTRUMENTOS DA BANDINHA. REGISTRE QUAL INSTRUMENTO VOCÊ TOCOU NESTA ATIVIDADE.
MAZU

PARA DENTRO E PARA FORA
MAZU! MAZU!
PARA DENTRO E PARA FORA!
MAZU! MAZU! MAZU!

EU LAVO ESTAS JANELAS
MAZU!MAZU!
EU LAVO ESTAS JANELAS
MAZU! MAZU! MAZU!

EU DANÇO ENGRAÇADINHO....
EU A TIRO DA RODA....
EU A DEIXO NA RODA....
ATIVIDADES - SETEMBRO
Atividade: Colocar diferentes ritmos, uma música clássica Clair de lune de Claude Debussy, o samba Tiro ao alvo de Adoniran Barbosa e o rock Twist and shout dos Beatles .Perguntar o que acham de cada música, explicando um pouco de cada artista. Propor que escutem diversas vezes as músicas enquanto realizam um desenho com giz de cera em uma folha. Dar folha A3 para que possa ser explorado todo os espaço e colar a consigna atrás. Explicar que podem fazer , para cada música, um desenho em espaço diferenciado ou tudo junto. Colocar uma musica de cada vez e observar como se comportam na força do giz, nas impressões no papel e cores escolhidas.
Registro: HOJE CONHECEMOS VÁRIOS GÊNEROS MUSICAIS COM DIFERENTES RITMOS, A MÚSICA CLÁSSICA CLAIR DE LUNE DE CLAUDE DEBUSSY, O SAMBA TIRO AO ALVO DE ADONIRAN BARBOSA E O ROCK TWIST AND SHOUT DOS BEATLES . OUVINDO-AS ATENTAMENTE, FAÇA UM DESENHO COM GIZ DE CERA.

Atividade:Cantar várias músicas apreciadas pelos alunos. Mostrar os instrumentos da bandinha e pegar o chocalho. Propor que cantem uma das músicas marcando o ritmo com o chocalho. Quando o chocalho for tocado rápido, todos devem cantar e dançar rápido, quando for tocado devagar devem dançar e cantar devagar e quando parar, todos devem ficar em silêncio. Obsevarem os ritmos e o silêncio e som. Propor que façam um chocalho utilizando sucatas. Qual será o melhor material para usarmos na confecção? O que podemos colocar dentro para fazer o barulho?
Registro: Confecção do chocalho. 

ATIVIDADES – OUTUBRO
Atividade: Em roda, cantar a música Pombinha branca, fazer os gestos referentes à letra da música, etc. Propor que brinquem de uma outra maneira com a música, que quando cantarmos alto, todos cantam e batem o pé no chão, quando cantarmos baixo, todos cantam e andam na ponta dos pés. Cantar outras músicas, explorando a altura do som, alto e baixo.(Fotografar)
Registro: Troca de idéias, o que perceberam na brincadeira? Como é mais gostoso cantar? Alto ou baixo? Como ficou nossa garganta quando cantamos mais alto? (Anexar a foto à troca de idéias)

Atividade Apresentar a música Leãozinho , de Caetano Veloso. Cantar com as crianças. Questionar, do que fala a música? Contar sobre o artista e contar que ele fez a música para o filho. 
Registro: NA AULA DE MÚSICA, CONHECEMOS A OBRA LEÃOZINHO DE CAETANO VELOSO E APRENDEMOS QUE ELE FEZ ESTA MÚSICA PARA SEU FILHO. AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ VAI CRIAR UMA MÚSICA PARA ALGUÉM MUITO QUERIDO, PARA QUEM SERÁ? COMO SE CHAMARÁ A MÚSICA? (o aluno deve desenhar para quem é a música e escrever o nome da música, a professora poderá fazer as anotações à lápis ao lado)

ATIVIDADES – NOVEMBRO
Em Novembro faremos o livro de música com as ilustrações das músicas trabalhadas nas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !