PROJETO AS ABELHAS


PROJETO ABELHAS

 PROJETO ABELHAS 

1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TEMA:  Abelhas                                        
TURMA: Maternal 
ÁREA:  Natureza e Sociedade


2 – JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi sugerido pela professora, por ser um assunto interessante e curioso, sendo possível explorar a área de ciências e o interesse que os alunos tem pelos animais, podendo assim, sanar dúvidas, levantar questionamentos e construir o aprendizado.



   3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:

A partir da caixa surpresa, fazer suspense, balançar, perguntar o que será que tem dentro? Questionar quanto: ao peso, a forma, o cheiro (essência de mel), ao som..., Deixando a curiosidade dos alunos aguçada. Então, mostrar aos pouquinhos o conteúdo da caixa e perguntar: Já sabe o que é?
Apresentar a abelhinha, perguntando: quem sabe o nome dela?
Então contar a História da “A abelha abelhuda.” Da editora FTD.

4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

  • Como as abelhinhas se locomovem?
  • Onde as abelhas vivem?
  • As abelhas têm patas? Quantas?
  • Para que servem suas asinhas?
  • Que cores as abelhas tem?
  • As abelhas mordem?
  • Do que as abelhas se alimentam?
  • O que produzem?
  • Será que o mel é gostoso?
  • Para que serve o mel?
  • As abelhas são todas iguais?




5 – OBJETIVOS:


  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·        Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, assuntos relacionados com os projetos;
·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;


·        Expressar-se;
·        Identificar os personagens das leituras realizadas (interpretação de texto);
·        Realizar interpretações orais, observando a seqüência lógica dos fatos;


 MATEMÁTICA:
·        Identificar as cores primárias e algumas secundárias; (preto e amarelo)
·        Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
·        Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
·        Seqüenciar fatos;
·        Classificar objetos por um atributo (cor, forma ou tamanho);
·        Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;


 NATUREZA E SOCIEDADE:
·        Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
·        Caracterizar as abelhas conforme interesse do grupo;
·        Reconhecer a importância das abelhas para a preservação do meio ambiente;
·        Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
·        Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre as abelhas;


 ARTES VISUAIS:
·        Utilizar o dedo para realizar as colagens;
·        Utilizar carimbos para explorar as tintas;
·        Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
·        Pequenas dramatizações com fantoches;
·        Participar de mímicas das músicas;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·        Estimular o cuidado com os materiais;


 SÓCIO AFETIVO:
·        Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
·        Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
·        Ouvir os que os colegas têm para falar;
·        Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
·        Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
·        Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;

 MOVIMENTO:

         Grandes Movimentos:
·        Participar de brincadeiras com pequenas regras;
·        Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
·        Locomover-se pela escola com mobilidade;
·        Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.

Pequenos Movimentos:
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
·        Encaixar objetos por tamanho;
·        Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
·        Modelar livremente com massinhas e argila;
·        Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;

 MÚSICA:
·        Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
·        Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
·        Conversas na rodinha;
·        Levantar questionamentos;
·        Observar  revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
·        Solicitar pesquisa;
·        Jogos lógicos matemáticos;
·        Atividades, brincadeiras e jogos;
·        Pinturas diversas;
·        Amassar, rasgar e colar;
·        Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
·        Desenho livre;
·        Confecção com sucata;
·        Histórias contadas;
·        Confecção de máscaras;
·        Confecção da coroa da abelha rainha;
·        Pinturas de flores para montar um jardim;

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG