PROJETO ÁGUA 2


Projeto Água

PÚBLICO ALVO ensino fundamental



DURAÇÃO

O projeto terá a duração de duas semanas.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Português, Matemática, Ciências, Educação Artística, História e Geografia.


JUSTIFICATIVA

A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. 
Os cientistas afirmam que se continuar o desperdício da água doce, a poluição das águas e se a atmosfera poluída contaminar as águas das chuvas, é bem provável que a água potável se torne mercadoria cara e escassa daqui a alguns anos. A situação está agravando pelo aumento da população humana. Mas infelizmente, os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 
Queremos com este projeto despertar nos alunos o valor que a água tem para todos seres vivos, e que somos nós que necessitamos dela. 
Pretendemos também resgatar a conscientização para a preservação desse recurso ambiental tendo a convicção de que esse ato trará muitos benefícios para a comunidade escolar e para a nossa sociedade. 


OBJETIVOS

• Sensibilizar os alunos para que reconheçam a importância da água em nossa vida e adotem posturas na escola, em casa e na comunidade que levem a ações transformadoras criteriosas, compreendendo a necessidade de se por em pratica procedimentos de conservação e manejo desse recurso esgotável;
• Reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde;
• Identificar os Direitos Universais da Água;
• Reconhecer as mudanças de estados físicos da água;
• Compreender a importância do Ciclo da água;
• Conscientizar-se e divulgar importância do tratamento da água;
• Reconhecer a utilidade da água nas usinas hidrelétricas;

CONTEÚDOS
Temas geradores:
• Terra um planeta com muita água;
• Água um liquido precioso;
• Utilidades da água;
• Propriedades da água (água potável);
• Distribuição da água no planeta;
• Os estados físicos da água;
• Tratamento da água;
• O ciclo da água;
• Como economizar a água.



COMPETÊNCIAS
• Conscientização;
• Saber ouvir com atenção;
• Observação e identificação;
• Investigação;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir, avaliar e transmitir informações;
• Respeito e cuidado;
• Cooperação e trabalho em equipe;
• Expressar-se oralmente;
• Solidariedade. 

DESENVOLVIMENTO

Este projeto será desenvolvido através de:
• Leitura de diferentes textos informativos, literários, recreativos, noticiários, etc;
• Levantamento e registro de dados e hipóteses;
• Caça-palavras;
• Cruzadinhas;
• Produções escritas;
• Organização de um mural;
• Confecção de cartazes;
• Dicionário;
• Musicas relacionada com o tema;
• Gráficos e tabelas;
• Realização de experiências; (confecção de um filtro de água/os alimentos contém água/as plantas também necessitam de água);
• Recortes de revistas;
• Dobradura de copo.
• Jogo da memória (utilidade da água e os estados físicos).



FECHAMENTO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A apresentação terá como objetivo alertar a comunidade escolar para a necessidade e importância de se preservar os recursos naturais adotando posturas criticas, construtivas e ambientalmente sustentáveis.
AVALIAÇÃO

A avaliação será feita durante toda a execução do projeto de forma continua.Serão levados em conta: o envolvimento do aluno, o domínio e ampliação dos conhecimentos trabalhados no processo, os registros realizados, a iniciativa e a criatividade, o espírito de colaboração, a solidariedade, etc.



Terra, um planeta com muita água.

Durante muitos séculos, o homem observou e aprendeu a reconhecer diversos corpos celestes, como estrelas, planetas, cometas e asteróides. Mas ele nunca tinha visto seu próprio planeta de fora.
Em 1961, finalmente, os soviéticos lançaram ao espaço a primeira nave tripulada por um cosmonauta. O pioneiro do espaço foi Iuri Gagarin, um coronel da Força Aérea.
Ao fazer seu primeiro contato pelo rádio com base na Terra, Gagarin exclamou:
A terra é azul!
Nosso Planeta é lindo!
Utilidades da água
A água é um importante elemento para a vida na Terra. Ela é um dos nutrientes necessários aos seres vivos. É usada também para:
• Beber;
• Limpar;
• Lavar;
• Cozinhar;
• Na higiene pessoal;
• Combater fogos;
• Irrigar lavouras;
• Transportar mercadorias e pessoas;
• Produzir energia elétrica;
Muitas pessoas, ainda utilizam a água na pratica de esportes e em atividades de lazer.

Construindo um filtro
MATERIAL: 
1. Uma garrafa de plástico de dois litros 
2. Algodão 
3. Areia 
4. Pedras pequenas ou cascalho
5. Tesoura sem ponta 
6. Um copo com água suja.
COMO FAZER: 
1. Corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio. 
2. Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras. 
3. Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil. 
4. Jogue a água suja. 
O QUE ACONTECE:
A água fica menos suja.
POR QUE ACONTECE? 
Quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e, por último, pelo algodão, ela é filtrada, fica menos suja.


Origem da água

Há 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra era uma bola de fogo cravejada de vulcões. Durante um lento e longo processo, os gases, carregados de vapor d’água contidos no magma, foram gradativamente sendo lançados ao espaço, formando gigantescas nuvens. Na etapa seguinte, as nuvens caíram na forma de chuvas, originando o “CICLO DA ÁGUA”.
Esse contínuo processo de evaporação perdurou por milênios, até que a Terra esfriou o suficiente para conseguir reter a água que hoje cobre 3/4 de sua superfície, dando origem aos oceanos, mares e rios. Por causa dessa profusão, os primeiros astronautas, ao avistarem a Terra, comentaram que ela deveria ser chamada PLANETA ÁGUA. 

Origem da vida

As primeiras formas de vida na Terra surgiram há 3,5 bilhões de anos.
Eram seres microscópicos, formados a partir de moléculas orgânicas acumuladas na água. Há 800 milhões de anos apareceram os primeiros protozoários. Há 220 milhões de anos surgiram os dinossauros. Foi somente há 4 milhões de anos que surgiram os primeiros homens.

A água está presente em muitos momentos 
da nossa vida:

Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc;


Em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos;


Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc;



Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão;


Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.



Ciclo da água na natureza

A água é a única substância que pode ser encontrada na natureza nos estados líquidos, sólido ou gasoso, de acordo com a temperatura.
Na natureza, o sol aquece todas as águas superficiais do planeta, mudando seu estado de líquido para vapor, que por ser mais leve sobe até as camadas mais frias da atmosfera onde se condensa, formando nuvens. E essas, finalmente, acabam se precipitando, na forma de chuva, neve ou granizo.
Ao voltar à superfície, a água escorre de volta para os cursos de água, ou infiltra-se até os lençóis freáticos (rios subterrâneos), alimentando os oceanos ou dando origem às nascentes.
Desse ciclo fazem parte as plantas, que absorvem água pelas raízes e a devolvem ao meio pela evapora-transpiração. E inclui-se, é claro, o homem, que utiliza a água para uma enorme diversidade de atividades, como higiene, agricultura, pecuária, indústria, lazer e produção de energia. O problema é que a água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo para a construção de ruas e habitações, que pode inclusive provocar enchentes.

Água disponível na atualidade

A água no mundo

No Planeta Terra existe 1,6 bilhões de Km3 de água, sendo dividido em :

Forma que se encontra Quantidade de água em Km3
Água salgada 1,35 bilhões
Água doce congelada nas geleiras e calotas 29 milhões
Água doce nos continentes e sob eles 8,6 milhões
Água na forma de vapor na atmosfera 13 mil


Divisão da água no mundo

 97,0% da água do mundo é salgada e está nos mares e oceanos;
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 3,0% da água do mundo é doce e está dividida em:
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• 75% congelada nas calotas polares e geleiras;
• 13,785% no subsolo acima de 750 m (lençóis superficiais);
• 0,3% em lagos e lagoas
• 0,03% nos rios
• 0,06% na umidade do solo
• 0,035% na atmosfera


A água no corpo humano


Cerca de 70% do corpo humano é formado por água.
Nós perdemos por dia, em condições normais, aproximadamente 2,5 litros de água divididos em:




Esses 2,5 litros devem ser repostos diariamente bebendo 1,5 litro de água e ingerindo alimentos. 
Se uma pessoa pesa 50 Kg, ela possui 35Kg de água em seu corpo!

Água potável

A qualidade da água vem sendo alterada de maneira cada vez mais drástica pela ação do homem, comprometendo a disponibilidade de água potável, principalmente nas grandes cidades.
Ações como desmatamento indiscriminado (provocando erosão e assoreamento), poluição pelo uso de agrotóxicos, pelos efluentes industriais e principalmente pelo esgoto doméstico, tudo isso vem comprometendo a qualidade da água e a oferta de água potável.
Nos últimos 30 anos, o uso de água potável aumentou de 60 para 91% nos centros urbanos, mas ainda há um déficit grande na questão de saneamento, uma vez que no Brasil somente 15,6% do esgoto gerado é tratado. Nossa cidade se destaca neste cenário nacional, pois podemos contar com uma estação de Tratamento de Esgoto com eficiência média de 90% de remoção de carga orgânica. 
Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), a maior causa de doenças no primeiro ano de vida infantil se deve a patologias que podem ser transmitidas por água contaminada.
Por isso é necessário mudar urgentemente nossos hábitos de desperdício, antes que a demanda seja maior que a oferta, de forma irreversível.


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

A presente Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente presente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações nela anunciados e assim, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e sua aplicação efetiva. 
Artigo 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente cada povo, cada nação, cada região, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos;
Artigo 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou agricultura. O direto à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direto à vida, tal qual é estipulado no Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem; 
Artigo 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia;
Artigo 4º - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos oceanos e mares, por onde os ciclos começam;
Artigo 5º - A água não somente uma herança dos nossos predecessores: ela é, sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras;
Artigo 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem valor econômico; precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
Artigo 7º - A água não deve ser desperdiçada nem poluída nem envenenada. De maneira geral, sua utilização dever ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis;
Artigo 8º - A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Essa questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado;
Artigo 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
Artigo 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta solidariedade e o consenso em razão da sua distribuição desigual sobre a Terra.

CURIOSIDADES
FIQUE ATENTO!

• Quando perdemos 1 litro de água – sentimos sede;
• Quando perdemos 2 litros de água – sentimos sede, cansaço e fadiga;
• Quando perdemos acima de 3 litros de água – temos a formação de um processo de desidratação e risco de vida. 

VOCÊ SABIA QUE...

 35% da população mundial não contam com abastecimento de água potável;
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 43% da população mundial não contam com serviços adequados de saneamento básico;
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 10 milhões de pessoas morrem todos os anos no planeta por doenças intestinais transmitidas pela água.
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Doenças transmitidas diretamente pela água


• Cólera
• Febre Tifóide
• Febre Paratifóide
• Disenteria Bacilar
• Amebíase
• Hepatite Infecciosa
• Poliomielite

Doenças transmitidas indiretamente pela água


• Esquistossomose
• Fluorose
• Malária
• Febre Amarela
• Bócio
• Dengue
• Tracoma
• Leptospirose



SAIBA COMO NOS AJUDAR!

Evite o desperdício

• Não esqueça torneiras abertas ou pingando;
• Evite lavar carro com freqüência e não mantenha a torneira aberta sem necessidade;
• Não regue jardins excessivamente;
• Não encha piscinas constantemente;
• Não permaneça tempo desnecessário com o chuveiro aberto;
• Não lave ruas e calçadas todos os dias;
• Não faça da mangueira uma vassoura hidráulica;
• Observe se há vazamentos em suas instalações e conserte-os;

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