PROJETO ADAPTAÇÃO INFANTIL


PROJETO ADAPTAÇÃO ED.INFANTIL



Propiciar momentos de leitura e escrita por meio de materiais diversificados, contribuindo para o letramento, e para que os educandos convivam harmoniosamente estabelecendo um bom relacionamento com os colegas, professora e todos os funcionários da escola. Para que cada criança se perceba como sujeito participante na escola.


5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
              
·        Conhecer diferentes representações de comunicação
·        Ler imagens em filmes, livros, revistas entre outros.
·        Diferenciar diferentes gêneros textuais.
·        Construir o desenvolvimento da linguagem oral e escrita
·        Utilizar as regras de boas maneiras no seu dia-a-dia e em seu convívio social
·        Produzir e interpretar por meio de desenho, escrita, movimento corporal.
·        Diferenciar e identificar números, formas, cores e tamanhos variados por meio de seqüência (maior ao menor e vice versa)
·        Expressar seus desejos e necessidades por meio da interação, para que a criança se sinta acolhida, observando as regras de convivência

6 – SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

*      Apresentação da estagiária para os educandos do Jardim II, e diálogo sobre como acontecerão às atividades e as aulas, já iniciando algumas combinações para o bom andamento de todas as atividades e aulas;
*      Dinâmica: Amigo oculto do crachá: Em círculo será entregue a cada um o crachá com o nome, o educando será apresentado à turma, e posteriormente será o educando que recebeu o crachá que fará a entrega do próximo crachá para o colega.
*      Ilustração com fundo musical: Cada um irá se ilustrar no crachá, neste momento será dialogado sobre as características físicas de cada pessoa, os membros superiores e inferiores: cabeça, olhos, nariz, boca, orelhas, pescoço, braços, mãos, pernas, pés para que construam sua imagem tendo conhecimento das partes do corpo;
*       Chamada por meio do crachá: Todos os dias após pegarem os crachás, serão observados quem está presente na sala de aula e colocado a figura de uma carinha expressando alegria, para identificar, valorizar e incentivar quem está presente na escola.
*      Contagem oralmente do número meninas e meninos presentes na sala, para identificarem números e quem faltou à aula
*       Mural do Tempo: Identificar como está o dia: chovendo, nublado, ensolarado, sol entre nuvens;
*      Construção do alfabeto da caixa surpresa: Em meia folha de cartolina A4 colocar impresso as letras do alfabeto em letra de forma maiúscula, na outra parte da folha será colado figuras que iniciam com as letras do alfabeto, que estarão na caixa surpresa, cada educando irá retirar uma figura e colar na letra correspondente, abaixo das figuras também será colado o nome de cada aluno de acordo com a inicial de cada nome.
*     Caixa surpresa com espelho: para identificar-se a si mesmo
*     Atividades orais em roda de conversa (dar oportunidade a criança de contar sobre o final de semana, descrever ações seqüenciais).
*     Reconhecer que cada lugar tem suas regras; (casa, escola)
*     Oportunizar as crianças a fazer escolhas na rotina diária e nas brincadeiras, exercitando responsabilidades;
*     Jogos da memória com números, bingo com nomes
*     Trabalhos manuais (colorir desenhos, identificando as imagens)
*     Dramatizar história que envolva movimento com o corpo
*     Ouvir cantigas trabalhando os movimentos do corpo
*     Assistir a filme reconhecendo imagem e sons
*     Brincadeiras no pátio, roda, estatua e outras
*     Observar o dia e desenvolver o vocabulário do tempo (ensolarado, chuvoso, nublado)
*     Utilizar os termos em cima, na frente, atrás, direita, esquerda, ao lado


7 – AVALIAÇÃO

Avaliação acontecerá no dia-a dia, através da observação e registros dos acontecimentos, avanços, dificuldades e desenvolvimento das crianças.  Como a turma tem 28 alunos, observaremos por dia individualmente 5 alunos.   O projeto será flexível a mudanças para acompanhar o interesse da turma.

8 – RECURSOS

·        Lápis de cor, tesoura, cola, folhas (tamanho A4, para atividades xerocadas)
·        Áudio:  aparelho para CD e DVD; televisão
·        Espelho (pequeno)
·        Blocos lógicos
·        Crácha ( Será utilizado como chamada, e diariamente as crianças farão um desenho sobre o assunto trabalhado naquele dia)

9 – REFERÊNCIAS

BARRETO, Marisa. A Nova Pré –Escola. Jardim II. Bolsa Nacional do Livro: 2004, Volume: I, II.

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG