OBJETIVO GERAL: Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.


OBJETIVO DO PROJETO: Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua auto-confiança ao lidar com conceitos matemáticos.



JUSTIFICATIVA: A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.


Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas. 


OBJETIVO CONCEITUAL


Conhecer a história do circo;


Conhecer o circo e suas atribuições;


Identificar personagens do circo e suas atrações;


Conhecer a função de cada personagem do circo;


Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;


Conhecer a linguagem usada no circo;


Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;


Saber como vivem as crianças que moram no circo;


Analisar as cenas de circo.



OBJETIVO PROCEDIMENTAL


Representar papéis referentes aos personagens do circo;


Dramatizar movimentos dos personagens do circo;


Imitar animais circenses;


Realizar exercícios do módulo sobre o circo;


Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;


Participar de brincadeiras relativas ao circo;


Cantar músicas de circo;


Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;


Fazer desenhos que representem o circo;


Analisar e apreciar cenas de circo;


Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;


Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.


OBJETIVO ATITUDINAL


Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;


Respeitar o trabalho dos personagens do circo;


Respeitar os animais que fazem parte do circo;


Saber trabalhar em grupo;


Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;


Respeitar a construção e hipóteses do outro; 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS


Apresentação do projeto;


Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;


Relatar experiências que vivenciaram no circo;


Leitura da história “Um dia no circo”;


Fazer a pseudoleitura do texto “O circo chegou” 


Criar desenhos para o livro coletivo;


Listar os personagens que podemos encontrar no circo;


Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas


Pintar as cadeiras do circo 


Descrever o papel do Mestre de Cerimônias 


Pseudoleitura do texto e análise de como o equilibrista anda na corda bamba


Resolver problemas envolvendo o malabarista e suas garrafinhas


Acompanhar com o dedinho o texto “O Elefante” e “O Leão de Circo”, analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;


Assistir ao filme “Dumbo”;


Participar de brincadeiras de palhaço 


Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;


Pseudoleitura do texto “O Circo Partiu”


Jogo da memória com figuras circenses;


Produção de quadro pro Vernissage;


Desenhar e apreciar cenas de circo.

CULMINÂNCIA : Apresentação realizada para a comunidade escolar. 

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG