MATRIZES E HABILIDADES

MATRIZES DE HABILIDADES
.1 Uma reflexão sobre competências e habilidades
Atualmente a educação precisa responder aos
grandes desafios, abrir
suas portas a todas as crianças, proporcionando um
ensino que possibilite a
formação de um indivíduo autônomo. A educação
deixou de ser seletiva e
excludente, para tornar-se um espaço inclusivo e
atento às diversidades.
É necessário avançar em direção a uma prática
educativa pautada na
aprendizagem das crianças e considerar que o
processo de ensino e
aprendizagem se constrói através do
desenvolvimento de habilidades e
competências.
“Ao direcionar o foco do processo ensinoaprendizagem
para o desenvolvimento de habilidades e
competências,
devemos ressaltar, que estas necessitam ser vistas,
em si, com objetivos de ensino. Ou seja, é preciso que a
escola inclua entre as suas responsabilidades a de
ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir,
descrever, opinar, julgar, fazer generalizações,
analogias,diagnósticos. Independentemente do que se esteja
comparando, classificando ou assim por diante.
Caso contrário, o foco permanecerá no conteúdo e as
competências e habilidades serão vistas de modo
minimalista.” Garcia (2005,p.03)
Sendo assim, competências e habilidades são
inseparáveis, mas exigem
domínios de conhecimentos. As competências
pressupõem operações mentais,
capacidades para usar as habilidades, que se
constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades
e aptidões,um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas.
Poderíamos dizer que uma competência permite
mobilizarconhecimentos a fim de se enfrentar uma
determinada situação, não é o uso
estático de regras aprendidas, mas uma capacidade
de lançar mão dos mais
variados recursos, de forma criativa e inovadora, no
momento e do modo
necessário, articulando conhecimentos, habilidades,
valores e atitudes.
Nessa perspectiva, habilidade é considerada como
algo menos amplo do
que competência ou que várias habilidades
constituem uma competência, as
habilidades estão associadas ao saber fazer e
devem ser desenvolvidas na
busca das competências.
Fundamentado nos autores Bondiolli (2003),
Bondiolli & Becchi (2003),
Biasetto (1995) e Bassedas, Huguet e Solé ( ), e nos
documentos, Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) e
Diretrizes Curriculares para
a Rede Municipal de Educação Infantil de Itajaí
(2004), elaborou-se as matrizes
de habilidades, baseadas no desenvolvimento
infantil para que o professor
possa lançar desafios na construção de
competências. Cabe ressaltar, que as
Matrizes de habilidades será um ponto de partida
para as atividades
desenvolvidas e não para padronizar as faixas
etárias.
HABILIDADES DE O A 1 ANO HABILIDADES DE 1 A 2
ANOS HABILIDADES DE 2 A 3 ANOS

Reconhecer o ambiente

Responder a estímulos.
(Visual, psicomotor, sonoros,
gestuais, sentimentais)

Demonstrar o
desenvolvimento na
percepção visual. (Troca de
fraldas, brincar, alimentação).

Vocalizar em resposta aos
estímulos. (Emitir sons quer
estímulos do adulto ou do
ambiente)

Segurar, examinar e explorar
objetos de diferentes formas.

Sacudir ou apertar objetos.
(Colocado na mão fazendo
ruídos intencionais ou não)

Reconhecer pessoas do seu
convívio. (Quando ela se
aproxima, corre, expressa)

Reconhecer som do próprio
nome.

Reconhecer imagens
refletidas no espelho.

Imitar sons, ações e gestos.
(Brincadeiras de escondeesconde,
acenos, palmas)

Explorar as diversidades
sonoras. (Musical, vocal,
ruídos, entonação de
diferentes sons)

Estabelecer relação entre
palavra e seu sentido.

Direcionar os utensílios de
alimentação, utilizando-os de
forma autônoma.

Seguir visualmente um objeto
em movimento.

Demonstrar percepção das
partes do corpo.

Flexionar as pernas em
decúbito dorsal e ventral.
(Engatinhar, sentar, ficar de
pé)

Movimentar a cabeça em
decúbito dorsal e ventral.

Transferir objetos de uma
mão para outra. (De joelho,
sentado, de lado, em pé)

Deslocar com destreza
progressiva no espaço.
(Engatinhar, andar, rolar)

Explorar diferentes posturas
corporais.

Observar e relacionar
imagens.

Rabiscar.

Executar pequenas tarefas.

Brincar com outras crianças.

Demonstrar coordenação
motora fina e ampla. (Escavar,
chutar, puxar fio, encaixe de
pinos)

Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens.

Estabelecer relação entre
palavra e sentido.

Respeitar regras simples de
convívio social. (Regras de
grupo, cumprimentos)

Compartilhar objetos ou
alimentos com outras crianças.

Nomear e identificar partes do
corpo.

Nomear e identificar objetos.

Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras. (ampliar
vocabulário)

Comer com autonomia.

Atender uma ou mais ordem
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.

Relacionar figuras objetos.

Rabiscar.

Explorar as diversidades
sonoras. (sons animais,
instrumentos)

Explorar diferentes posturas.
(Sentado, em pé)

Folhear páginas. (livros,
revistas)

Demonstrar equilíbrio nos
movimentos.

Participar de momentos de
musicalização. (Cantar, ouvir)

Empilhar objetos.

Realizar combinações de
objetos.

Organizar objetos de diferentes
tamanhos, cor e forma.

Controlar os esfíncteres.

Identificar e nomear partes do seu
corpo.

Brincar e imitar ações.

Controlar os esfíncteres.

Explorar o ambiente a sua volta.

Deslocar com destreza
progressiva no espaço;

Demonstrar coordenação motora
fina e ampla;

Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos;

Apresentar coordenação visomotora;
(coordenação entre olhos
e mãos)

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (explorar formas, cores
e texturas)

Avançar no processo de
rabiscação (formas e construção
corporal)

Comunicar idéias e sentimentos
através das diferentes
linguagens;

Participar de brincadeiras, jogos
cantados e ritmicos;

Participar de momentos de
musicalização;

Reconhecer e localizar os tipos
de som;

Apresentar percepção auditiva;

Estabelecer relação entre causa e
efeito;

Descrever ações de figuras e
desenhos;

Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos
(quantidade, cor, forma,
espessura, textura)

Realizar a contagem oral;

Realizar ações com progressiva
autonomia (a criança mostra
segurança nas tarefas que
realiza)

Demonstrar compreensão do uso
de novas palavras;

Demonstrar criatividade em
diversas situações;

Dramatizar situações vividas.

Relatar experiências.

Respeitar regras simples de
convívio social.

Atender uma ou mais ordens
simples relacionadas de uma
etapa sem gestos.

Estabelecer relação entre uma
situação atual e anterior.

Memorizar canções e histórias
reproduzindo parte delas.

Observar e questionar situações,
pessoas e fenômenos.

Estabelecer relação entre objeto
e sua função.

Demonstrar noções de
compreensão de alguns
fenômenos atmosféricos. (Chuva,
sol, vento)

Estabelecer relação entre palavra
e sentido.

Comer com autonomia.

Nomear e reconhecer alguns
animais, plantas.

Reconhecer situações habituais
de perigo.

Reconhecer seu nome.

Realizar pequenas tarefas.
HABILIDADES DE 3 A 4 ANO HABILIDADES DE 4 A 5
ANOS HABILIDADES DE 5 A 6 ANOS

Identificar e nomear partes do
corpo.

Brincar e imitar ações.

Explorar o ambiente a sua
volta.

Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos.

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação
dos materiais.

Desenhar.

Comunicar idéias e
sentimentos através das
diferentes linguagens.

Participar de brincadeiras de
jogos cantados e rítmicos.

Participar de momentos de
musicalização.

Apresentar percepção auditiva.
(Diferentes tipos de sons,
reconhecer e localizar sons,
intensidade, volume)

Descrever ações de figuras e
desenhos.

Demonstrar motricidade fina.
(Rasgar, modelar, picar,
amassar, colar, dobrar)

Demonstrar motricidade ampla
(virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir, descer,
rolar)

Demonstrar noções de
classificação, seriação e
ordenação de objetos.

Realizar contagem oral.

Realizar ações com

Comunicar idéias e sentimentos
em diferentes linguagem.

Recontar histórias descrevendo
personagens, cenários e objetos.

Reproduzir oralmente jogos
verbais (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas, travalínguas,
quadrinhas)

Interpretar histórias, gravuras oral,
conversas, explicações.

Narrar fatos em seqüência causal
e temporal

Respeitar as regras do convívio
social (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com licença,
obrigado)

Diferenciar letras, números e
desenhos

Reconhecer e escrever seu nome

Produzir textos orais individuais
ou coletivos

Escolher os livros para apreciar
ou ler.

Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.

Participar de jogos e brincadeiras
e outras atividades propostas.

Apresentar hábitos de higiene.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso

Expressar corporalmente por
meio da dança, brincadeiras e
movimentos.

Demonstrar coordenação
motora fina e ampla.

Demonstrar equilíbrio e ritmo
nos movimentos corporais.

Utilizar de forma adequada os
talheres.

Demonstrar conhecimento do
esquema corporal.

Demonstrar curiosidade pelo
mundo social e natural.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas.

Estabelecer relações entre o
modo de vida característico de
seu grupo social e de outros
grupos.

Estabelecer relações entre o
meio ambiente e as formas de
vida presentes.

Perceber mudanças ocorridas
nas paisagens ao longo do
tempo.

Pesquisar.

Dramatizar situações.

Reconhecer e escrever letras,
números e palavras.

Relatar experiências.

Estabelecer relação entre objeto
e sua função.

Nomear e reconhecer animais e
plantas.

Antecipar efeitos da sua ação.
autonomia. (Resolução de
conflitos, escolha de objetos,
vestir, comer e higiene
pessoal)

Demonstrar compreensão do
uso de novas palavras.

Demonstrar criatividade em
diversas situações.

Dramatizar situações.

Relatar experiências.

Respeitar regras de convívio
social.

Estabelecer relação entre uma
situação atual e uma anterior.

Reproduzir canções e
histórias.

Observar e questionar
situações.

Demonstrar noções de
compreensão de fenômenos
da natureza. (chuva, sol,
vento)

Estabelecer relação entre
palavra e sentido.

Demonstrar noções de
compreensão da fauna e flora.

Reconhecer situações
habituais de perigo.

Reconhecer a escrita do seu
nome.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.

Apresentar hábitos de higiene.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, gibis)

Reconhecer a leitura como
fonte de prazer e
entretenimento

Comunicar idéias e
sentimentos em diferentes
linguagens.

Recontar histórias
descrevendo cenários,
personagens e objetos.

Reproduzir oralmente jogos
verbais. (Parlendas, jogos
cantados, poesias, rimas,
trava-línguas, quadrinhas)

Interpretar histórias. (Oral,
gravuras, conversas,
explicações)

Narrar fatos em seqüência.
(Causal e temporal)

Respeitar regras de convívio
comum.

Demonstrar noções de
classificação, seriação, ordenação
e conservação de objetos.

Realizar contagem oral.

Utilizar diferentes unidades de
medidas. (Metro, peso, volume)

Fazer comparações. (Leve,
pesado, alto, baixo,mais, menos,
quente, frio)

Reconhecer e nomear formas
geométricas (Objetos, figuras,
formas, contornos,
faces,tridimensionalidades)

Apresentar noções de lateralidade
(Direita, esquerda, frente, atrás)

Demonstrar motricidade fina
(Rasgar, modelar, picar,amassar,
colar, dobrar, encaixar, empilhar)

Demonstrar motricidade ampla
(Virar cambalhota, arrastar,
correr, saltar, subir,descer, rolar,
engatinhar)

Desenhar (Dar formas)

Movimento.

Identificar e nomear partes do
corpo.

Demonstrar equilíbrio e ritmo nos
movimentos corporais.

Utilizar de forma adequada os
talheres.

Participar de momentos de
musicalização (Cantar, ouvir,
altura, timbre,)

Estabelecer relação entre tempoespaço.

Descobrir as possibilidades de
transformação e manipulação dos
materiais (Explorar formas, cores,
texturas)

Demonstrar curiosidade e
interesse por aquilo que o
envolve.

Reconhecer os diferentes tipos de
gêneros musicais.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas

Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e longos)
intensidade (fracos e fortes) e
timbre.

Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais, menos,
quente, frio, diferente, igual)

Reconhecer situações habituais
de perigo.

Escrever seu nome e algumas
palavras com ou sem
intencionalidade.

Respeitar regras de convívio
social.

Expressar seus desejos,
necessidades e sentimentos
comunicando suas idéias,
opiniões e preferências.

Ouvir atentamente a fala do
outro.

Relatar suas vivencias nas
diversas situações de interação
presentes no cotidiano.

Narrar fatos, acontecimentos e
experiências vividas. (Temporal,
espacial e causal).

Recontar histórias conhecidas
com aproximação às
características da história
original.

Descrever personagens,
cenários e objetos com riquezas
de detalhes.

Elaborar questionamentos e
respostas para as diversas
situações vividas.

Argumentar explicando suas
idéias e pontos de vista.

Participar de situações de leitura
dos diferentes gêneros ainda
que não seja de forma
convencional.

Observar e manusear os
diversos materiais impressos.
(Livros, revistas, histórias em
quadrinhos)

Compreender a função social da
leitura e da escrita.

Inferir uma afirmação a partir do
texto lido (historias, informações,
avisos)

Reconhecer a leitura como fonte
de informação, prazer e
entretenimento.

Participar de situações que
envolvam o uso da escrita.

Reconhecer letras do alfabeto
dentre outros símbolos gráficos.

Localizar o próprio nome em
textos apresentados.

Produzir oral e coletivamente,
pequenos textos.

Explorar e utilizar procedimentos
necessários para desenhar,
pintar, modelar.

Respeitar e valorizar as
produções realizadas
social. (Utilizar as palavras:
desculpa, por favor, com
licença, obrigado)

Compartilhar brinquedos e
materiais.

Respeitar a individualidade do
outro.

Reconhecer e escrever seu
próprio nome.

Produzir textos orais.
(individuais e coletivos)

Escolher os livros para ler e
apreciar.

Participar de jogos e
brincadeiras.

Participar de atividades
propostas.

Executar tarefas.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e material de uso
comum.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar criatividade.

Apresentar concentração nas
atividades.

Levantar hipóteses sobre
situações problemas.
individualmente e em grupo.

Identificar a diversidade de
produções artísticas. (desenhos,
pinturas, esculturas,
construções)

Identificar elementos
constituintes da linguagem
visual. (ponto, linha, forma, cor,
volume, contrastes, luz,
texturas)

Realizar leitura de produções
artísticas.

Comunicar idéias e sentimentos
através de diferentes
linguagens.

Descobrir as possibilidades de
transformações e manipulações
dos materiais (formas, cores,
texturas)

Demonstrar criatividade em
diferentes situações.

Reconhecer os diferentes
gêneros e estilos musicais.

Interpretar músicas e canções
diversas.

Participar de brincadeiras e
jogos cantados e rítmicos.

Utilizar instrumentos musicais.

Reconhecer diferentes
características do contexto
musical geradas pelo silencio e
pelos sons: altura (graves e
agudos) duração (curtos e
longos) intensidade (fracos e
fortes) e timbre.

Reconhecer e utilizar variações
de velocidade e densidade na
organização e realização de
algumas produções musicais.

Classificar, seriar, ordenar e
conservar objetos.

Realizar contagem oral.

Reconhecer escritas numéricas.

Utilizar diferentes unidades de
medida. (metro, peso, volume)

Fazer comparações. (leve,
pesado, alto, baixo, mais,
menos, quente, frio, diferente,
igual)

Reconhecer e nomear formas
geométricas (objetos, figuras,
formas, contornos, faces,
tridimensionalidade)

Relacionar número / numeral.

Apresentar noções de
lateralidade. (direita, esquerda,
frente, atrás)

Interpretar gráficos.

Resolver problemas que
envolvam a aplicação de

operações matemáticas.

Valorizar atitudes de
manutenção e preservação dos
espaços e do meio ambiente.
(patrimônio cultural, da
natureza)

Demonstrar noções da função
social atribuída às
representações gráficas. (mapa)

Perceber a importância dos
cuidados básicos de pequenos
animais e vegetais por meio de
sua criação e cultivo.

Ter autonomia nos hábitos de
higiene.

Perceber os cuidados
necessários a preservação da
vida. (prevenção de acidentes e
a saúde)

Demonstrar atitudes de
compreensão.

Resolver situações problemas
com autonomia.

Demonstrar organização e
responsabilidade com seus
pertences e materiais de uso
comum.

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