FOLCLORE E POESIA

Projeto FOLCLORE e POESIA
DIA DOS PAIS

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Folclore e Poesia TURMA: Maternal I 
Período: 04 de agosto a 29 de agosto

JUSTIFICATIVA: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece. 
Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo.
Acreditando na necessidade das crianças estarem em contato desde muito cedo com o texto literário, com a produção cultural de nossa sociedade é que pensamos em desenvolver um trabalho, tendo como eixo a linguagem poética contida nos poemas, poesias, parlendas, canções de ninar e quadrinhas.
Quando uma criança escreve poesia e desenha figuras, não é exatamente porque um futuro poeta ou artista plástico está lutando para desabrochar. A criação é necessária para um desenvolvimento sadio. Existem potencialidades criativas que dizem respeito a cada um de nós, em qualquer fase da vida. Segundo Vygotsky, vivenciar a leitura de um poema ganha outra dimensão quando se sabe que a criação artística auxilia a criança a superar a estreita e difícil passagem para o amplo funcionamento de sua imaginação criadora, o que vai direcionar a fantasia para uma nova etapa do desenvolvimento intelectual harmônico. O poema desperta o ritmo, o som e a possibilidade de brincar com todos os sentidos. As parlendas são formas poéticas muito antigas que cumprem essa função. Consistem no desenrolar prazeroso de um jogo de palavras rimadas, um tesouro da cultura popular. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.

QUESTÃO DESENCADEADORA:
Painel poético ilustrado;
Livros de história, de parlendas e poesias;
CD músicas folclóricas;


CONTEÚDOS NORTEADORES:
Parlendas; Poesias; 
Dia dos Pais;
Personagens do folclore;

OBJETIVOS:
Desenvolver a oralidade; 
Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora; 
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente; 
Valorizar a leitura como fonte de prazer; 
Valorizar o folclore;
Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore;
Resgatar brincadeiras populares;
Estimular e desenvolver o gosto pela musica e dança da cultura popular;
Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Interpretar parlendas, músicas e canções diversas.



DESENVOLVIMENTO
 Conversas na rodinha;
 Observar o painel poético ilustrado;
 Leitura das poesias do painel ilustrado;
 Músicas; 
 Histórias e Parlendas; 
 Artes; 
 Linguagem Oral;
 Natureza e Sociedade;
 Brincadeiras e jogos; 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
Estimular a pronúncia correta das palavras;

NATUREZA E SOCIEDADE:
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

Atividades de Linguagem e Natureza e Sociedade

Dia dos Pais 
Conversa informal na rodinha com os dedoches da família sobre o Dia dos Pais.
Apresentação da música dos pais;


 MÚSICA DO PAPAI
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos pra escutar

Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro papai eu abraçar 


 PARLENDA
Pisca, pisca estrelinha,
Pisca, pisca me chamando.
Quando eu crescer e,
Papai me comprar um avião,
Vou te buscar estrelinha,
Na palma da minha mão. 

Folclore 
Leitura feita pela professora do cartaz poético; (a leitura será feita durante todo o projeto para ajudar a memorização das palavras novas e dos versinhos).

Histórias
* Dona Baratinha – Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram: o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Ela acabou desistindo do casamento. O noivo? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Dona Baratinha resolveu pegar o dinheiro e se divertir.
* Boto Cor de Rosa – O pescador aprisionou a cor Rosa em sua rede e no final liberta o boto e todos festejam.
* A Festa no Céu – O assunto em alta era a festa no céu, na qual só entrariam os animais que voassem. Os outros bichos ficaram revoltados, especialmente o jabuti. Ele não desistiu: foi de carona com a garça. Não tendo como voltar, entrou escondido na viola do urubu que, em pleno vôo, se livrou do peso do intruso. O jabuti se esborrachou nas pedras. Cada pedaço do casco foi colado pelos anjos. E não houve mais festa no céu.

 MÚSICAS 
POMBINHA 
Pombinha voou, voou
Caiu no laço, se embaraçou.
Oh! Dá-me um abraço, que eu desembaraço
A minha pombinha, que caiu no laço.

O MEU BOI MORREU 
O meu boi morreu. O que será de mim? 
Manda buscar outro, Morena, lá no Piauí.

SAPO CURURU

Sapo cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta maninha
Diz que está com frio!

A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha
Pro seu casamento

MARCHA SOLDADO

Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marcha direito
Vai preso no quartel

O quartel pegou fogo
Maria deu sinal
Acode, acode ,acode
A bandeira nacional.

 PARLENDAS

Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Menininha quando dorme,
Põe a mão no coração.

Uni duni te, 
Salame mingúe,
Um sorvete colore,
O escolhido foi você.

ARTES:
Pequenas dramatizações com fantoches;
Participar de mímicas das músicas;
Colagem e carimbo na folha A3 para enfeitar a sala Dia dos Pais (escrever a parlenda na folha e colar estrelas, figuras masculinas e carimbo da mão).
Pintura da folha com giz de cera para a confecção do convite da festa dos pais.
Carimbo dos pés para a lembrança do dia dos pais.
Desenho livre no caderno para acompanhamento; 
Desenho surpresa no caderno do coração (ilustração da parlenda Batatinha...)
Pintura e colagem na folha A3 (com guache e rolinho fazer a água e colar o boto cor de rosa).

MOVIMENTO
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação
Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda;
Atividades:
Encher vários balões e brincar livremente jogando para cima;
Puxar carrinhos feitos de garrafa PET com barbante;
Brincar de passar por cima e por baixo com corda;
Correr ao comando até um ponto determinado (pátio);
Modelar livremente com massinha;
As brincadeiras de roda ajudam a desenvolver a oralidade, a socialização, o contato físico e a orientação espacial.
Músicas – Atirei o pau no gato e Não atire o pau no gato.

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !