INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG

PROJETO AMIZADE





PROJETO AMIZADE


Disciplinas

            Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.


Público Alvo

            Alunos do MINI-MATERNAL, MATERNAL I E II

Introdução
O projeto amizade é uma estratégia desenvolvida para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças. Funciona da seguinte maneira, a turma fica responsável por cuidar da companheira, cada dia um aluno leva para casa a “boneca Lulu” e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos no cuidado da “mascote”.Quando levam para casa, elas começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que terão que devolver ao colega, criando assim a noção de responsabilidade.
A “mascote” é um recurso para desenvolver boas maneiras e virtudes, como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, amizade, ou seja, assuntos sérios, mais que ainda são abstratos para a criança.
A turma fica com um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote.
Através da criação da boneca podemos contribuir na valorização do bem e de qualidades tão importantes na formação do ser humano, que vai além da escola e chega até as famílias, com outra posição: não ser apenas um amiguinho de pelúcia.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazerem coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas se propõem” (Jean Piaget).

Justificativa
 Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização um projeto que resgatasse alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser humano. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. O envolvimento da família no ambiente escolar e social da criança é fundamental e é um componente importantíssimo para a aquisição de valores eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a problemática aqui apresentada. Portanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

Objetivo Geral
 Desenvolver um trabalho coletivo na sala de aula com as crianças, propondo união e respeito entre eles, como parceiros, estimulando o crescimento de todos, resgatando valores e o fortalecimento da auto-estima.

Objetivos
- Trabalhar a afetividade;
- Fortalecer a autoestima;
- Estimular o otimismo;
- Controlar os impulsos;
- Ter empatia e compreensão do outro;
- Ser prestativo e solidário;
- Ser sincero;
- Saber ouvir,
- Administrar as emoções;
- Desenvolver a comunicação interpessoal;
- Trabalhar o autoconhecimento.

Metodologia
-Cantar músicas relacionadas a amizade;
-Contar histórias relacionadas ao tema;
-Roda da conversa sobre a amizade, fazendo uma dinâmica do abraço;
-Dvds sobre amigos;
-Confecção da boneca mascote da sala chamada Lulu, feita com jornal;
-Proporcionar brincadeiras e atividades em grupo;
-Confecção de cartaz com gravuras de amigos;
-Atividades em folha como:
  • Carimbo da mão do aluno e do amigo;
  • Colagem de figuras de revistas de crianças;
  • Pintura com giz de três amigas diferentes(inclusão);
  • Pintura com cola colorida na cena de amigos.

Estratégia
Durante o Projeto, cada aluno irá levar pra casa a Boneca Mascote Lulu, com o objetivo de cuidar e apresentar a nova amiga da turma para a família.

Avaliação
 A avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta, no intuito de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?” (Rubem Alves).

2 comentários:

  1. Olá!

    Gostei da proposta do projeto amizade. Vai ao encontro do que estamos precisando na nossa turma de Berçário II. Observando o seu blog tive a inspiração que eu precisava para a criação do nosso projeto, adaptando algumas ideias às necessidades da nossa turma.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia....vou fazer um projeto inspirando em você....vc tirou fotos das atividades????? Parabéns.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

Videos mais exibidos no Youtube

Loading...

REGISTRE-SE NO BLOG !