PROJETO AMIZADE





PROJETO AMIZADE


Disciplinas

            Linguagem Matemática, Movimento, Artes Visuais e Plásticas, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.


Público Alvo

            Alunos do MINI-MATERNAL, MATERNAL I E II

Introdução
O projeto amizade é uma estratégia desenvolvida para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças. Funciona da seguinte maneira, a turma fica responsável por cuidar da companheira, cada dia um aluno leva para casa a “boneca Lulu” e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos no cuidado da “mascote”.Quando levam para casa, elas começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinha e não deixar que ela seja maltratada por ninguém, já que terão que devolver ao colega, criando assim a noção de responsabilidade.
A “mascote” é um recurso para desenvolver boas maneiras e virtudes, como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, amizade, ou seja, assuntos sérios, mais que ainda são abstratos para a criança.
A turma fica com um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote.
Através da criação da boneca podemos contribuir na valorização do bem e de qualidades tão importantes na formação do ser humano, que vai além da escola e chega até as famílias, com outra posição: não ser apenas um amiguinho de pelúcia.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazerem coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas se propõem” (Jean Piaget).

Justificativa
 Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização um projeto que resgatasse alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser humano. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando- lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. O envolvimento da família no ambiente escolar e social da criança é fundamental e é um componente importantíssimo para a aquisição de valores eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a problemática aqui apresentada. Portanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

Objetivo Geral
 Desenvolver um trabalho coletivo na sala de aula com as crianças, propondo união e respeito entre eles, como parceiros, estimulando o crescimento de todos, resgatando valores e o fortalecimento da auto-estima.

Objetivos
- Trabalhar a afetividade;
- Fortalecer a autoestima;
- Estimular o otimismo;
- Controlar os impulsos;
- Ter empatia e compreensão do outro;
- Ser prestativo e solidário;
- Ser sincero;
- Saber ouvir,
- Administrar as emoções;
- Desenvolver a comunicação interpessoal;
- Trabalhar o autoconhecimento.

Metodologia
-Cantar músicas relacionadas a amizade;
-Contar histórias relacionadas ao tema;
-Roda da conversa sobre a amizade, fazendo uma dinâmica do abraço;
-Dvds sobre amigos;
-Confecção da boneca mascote da sala chamada Lulu, feita com jornal;
-Proporcionar brincadeiras e atividades em grupo;
-Confecção de cartaz com gravuras de amigos;
-Atividades em folha como:
  • Carimbo da mão do aluno e do amigo;
  • Colagem de figuras de revistas de crianças;
  • Pintura com giz de três amigas diferentes(inclusão);
  • Pintura com cola colorida na cena de amigos.

Estratégia
Durante o Projeto, cada aluno irá levar pra casa a Boneca Mascote Lulu, com o objetivo de cuidar e apresentar a nova amiga da turma para a família.

Avaliação
 A avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta, no intuito de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?” (Rubem Alves).

3 comentários:

  1. Olá!

    Gostei da proposta do projeto amizade. Vai ao encontro do que estamos precisando na nossa turma de Berçário II. Observando o seu blog tive a inspiração que eu precisava para a criação do nosso projeto, adaptando algumas ideias às necessidades da nossa turma.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia....vou fazer um projeto inspirando em você....vc tirou fotos das atividades????? Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Procurei um projeto como aujuda para nosso trabalho na escola José Alberto Schütt de TF, que pretendemos trabalhar com nosso q é o Resgate de nossa Cultura Histórica e seu valor, onde já trabalhamos sobre gratidão e agora AMIZADE; valeu curtir esse belo trabalho. Obrigado! Prof. João Ricardo

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !